« PRÉMIO AUTOBIOGRAFIA INQUESTIONÁVEL | Entrada | PRÉMIO CHAMAMENTO AFÓNICO »

maio 02, 2005

PRÉMIO MINISTÉRIO DO TURISMO DA ALBÂNIA

"Não sei como explicar, mas Portugal é um local especial. É o primeiro país da Europa, o país mais ocidental. E é um pouco secreto, as pessoas não vêm aqui tanto como vão a outros países."
Paul Auster, num ataque de americanocentrismo

Publicado por Jorge Palinhos às maio 2, 2005 12:08 PM

Comentários

Que ponto de referência queria que usasse, o Uzbequistão? Agora, tudo o que passe pela cabeça de alguém e que possa ser ligado à américa é americanocentrismo...

Publicado por: zangalamanga em maio 2, 2005 12:34 PM

É claro que os Americanos usam como centro a América, tal como os Europeus usam a Europa ( Os Mapa-Mundi que usamos nas nossas escolas tem a Europa como centro). Portanto parece-nos que se trata mais uma vez de um Anti-americanismo primário!

Publicado por: CM em maio 3, 2005 02:07 PM

Eu acho que o Paul Auster numa noite escura de Nova Yorque se encontrou com o Philip Glass e decidiram um plano estratégico: "Eu não tenho muita coisa interessante para contar tu tão pouco tens para tocar, que fazemos?" Philip Glass em tom gélico-doce: "Minimizamos. Tudo assim como não quer a coisa, mas querendo não quere-la. Coisas simples, que vêm e que vão." Auster, austero: "Achas que vai dar certo?" Philip: "Dar certo? Se o Warhol fez isto e o admitiu e mesmo assim gostaram dele. Imagina nós que não o admitiremos. Vamos ser ricos e famosos, e dirão que somos geniais." Paul: "Isso me faz lembrar de uma frase..." Glass: "Qual?"
"It takes one to know one", respondeu o austero ao gélido. Laurie Andreson que passava perto disse: "This will be a song one day." Um brasileiro ainda não conhecido por aquelas bandas sózinho na mesa ao lado escreveu no guardanapo: "Se vocè tem uma idéia incrível é melhor fazer uma canção está provado que só é possível filosofar em alemão."
Auster repetiu: "Coisas simples e curtas, que por isso soem de forma ambígua e suspeitosamente geniais." Glass acenou afirmativamente com a cabeça em sinal de aprovação.

Publicado por: RF em maio 4, 2005 10:57 AM