« O CÚMULO DA FALTA DE VERGONHA | Entrada | ACHO QUE ESTOU ALGURES ENTRE A ALÍNEA 2) E A ALÍNEA 3) »

abril 29, 2005

SPORTING - 2; AZ ALKMAAR - 1

Os prenúncios, afinal, são bons.
Se não vejamos:

- o Sporting começou por sofrer um golo em casa antes de dar a volta ao resultado (como contra o Feyenoord e o Newcastle)
- o Polga ofereceu novamente um golo aos adversários, depois de uma fífia monumental (como contra o Sochaux e o Newcastle), embora desta vez o Ricardo tenha salvo in extremis
- o jogo voltou a ser ganho nos minutos finais, com ganas e alguma sorte à mistura

Há aqui um certo padrão, uma certa regularidade.

Ou seja:

- se na próxima semana a equipa jogar como jogou em Roterdão, controlando o jogo, circulando a bola e saindo para contra-ataques mortíferos, acredito que podemos chegar tranquilamente à final (quiçá com mais uma vitória)

Ainda sobre o jogo de hoje:

- A equipa do Az Alkmaar é daquelas tão exemplares tacticamente que até chateia. Defende bem, anula os espaços, sabe o que fazer em cada momento, destrói a criatividade dos adversários e, quando menos se espera, vem por aí fora em contra-ataques de precisão (quase) cirúrgica. É uma espécie de Grécia da Taça UEFA, irritante mas eficaz. Contra o Villareal, por exemplo, foi completamente dominada nos dois jogos mas acabou por aproveitar as poucas oportunidades que criou e está onde está.

- Desta vez, nada a apontar ao trabalho de Peseiro. Soube gerir o esforço dos principais jogadores (Barbosa, Moutinho, Rochembach), teve paciência e arriscou no momento certo (a entrada de Pinilla para o lugar de Rogério).

- O que mais gostei de ver: o Sporting a manter o seu estilo de jogo. Apesar das dificuldades tácticas e da inteligência dos holandeses, não alterámos os esquemas, as rotinas, as dinâmicas, etc. E demonstrámos que o plantel é suficientemente elástico para chegar a esta altura da época ainda com força e ânimo para manter a consistência do 4-4-2 que tantas alegrias nos tem dado este ano.

- E depois houve o golo do Pinilla. Aquele míssil teleguiado. Ao contrário de outros, sempre me pareceu que o rapaz tem talento (muito mais do que esse eternamente adiado Rodrigo Tello). Espero que ainda vá a tempo de ser o nosso próximo Liedson.

Publicado por José Mário Silva às abril 29, 2005 09:21 AM

Comentários

Não reparaste como o Sporting está completamente rebentado? O Peseiro esteve bem? Enfim, opiniões..."Soube gerir o esforço dos principais jogadores (Barbosa, Moutinho, Rochembach)"? Mas que raio de jogo é que tu viste? O Barbosa andou 45 minutos a arrastar-se pelo campo e já não podia com uma gata pelo rabo, O Rochembach, mutatis mutandis, idem, o Moutinho é o único jogador que aguenta os 90 minutos e por ele passa todo o futebol do Sporting. Das duas uma, ou temos equipa para aguentar jogos de 4 em 4 dias, ou então o Peseiro que não faça o papel triste de coitadinho que fez ontem na conferência de imprensa. Não prognostico nada de bom...

Publicado por: Monty em abril 29, 2005 11:11 AM

Calma, Monty. É claro que a equipa está "rebentada". Justamente por isso é que não podemos esperar o mesmo nível de jogo a que assistimos quando os jogadores estavam "frescos".
Se há altura em que temos de ser pragmáticos, é esta. Para não perdermos hipóteses na SuperLiga, tínhamos que jogar ontem como jogámos.
Continuo a achar que os prenúncios são bons.

Publicado por: José Mário Silva em abril 29, 2005 12:14 PM

O Sporting, essa equipa de cracks, viu-se e desejou-se para ganhar ao Maritimo da Holanda. Numa meia final, em casa e no estádio onde se jogará a final. Não a merece.

Eu, que desde pequenino, sou do CSKA de Moscovo, aposto que será mesmo o CSKA a ganhar a taça UEFA.

Publicado por: Kafka em abril 29, 2005 12:40 PM

Esperemos que na Holanda o melhor jogador do AZ Alkmaar fique no banco. Em vez dele, espero que jogue o Beto.

Publicado por: AC em abril 29, 2005 01:00 PM

Chamem um médico!Pinilla o próximo Liedson!?Já agora Peseiro o próximo Mourinho!!

Publicado por: Tio Sam em abril 29, 2005 03:11 PM

AFINAL!!
Pinilla também resolve!...

Publicado por: zMp em abril 29, 2005 03:37 PM

O jogo valeu só pelo golo do Pinilla, que é a essência mesma da paixão pelo futebol, um golo de timbre heróico. Mérito da substituição, arrojada pela situação em que é feita e tendo em conta o jogo anterior, onde o rapaz voltou a desperdiçar amadoristicamente. Quem sabe, pode até iniciar um ciclo de confiança e eficácia do chileno (ou não passar de mero fogacho, mais um).

É assim o futebol, uma matemática do caos.

Publicado por: Valupi em abril 29, 2005 03:57 PM

uma boa arbitragem!! :-)))

Publicado por: triciclo em abril 29, 2005 06:51 PM

A imprensa portuguesa gosta muito de "dar" no Pinilla e esquece-se desses "maradonas" que dão pelo nome de Azar Karadas e Luis Fabiano... Dois medíocres que nunca são atacados pelos jornais desportivos, sempre ciosos de chatear o pobre chileno do SCP. e a taça fica em Lx, concerteza!

Publicado por: Francisco Curate em abril 29, 2005 08:19 PM

Não concordo nada que o Peseiro tenha estado bem. Insistiu em três avançados que foram presa facilíssima para aquela defesa e meio campo em vez de apostar no meio campo de rendilhados que já deu cabo da cabeça a não sei quantos esta época. O Moutinho deveria ter entrado de início e não a meio, se houvesse substituição ali teria sido com a entrada mais tarde do Barbosa, que entra bem quando os outros estão cansados, ou seja, ao nível físico dele.

Já o Pinilla, deve-se ter passado. Não sei de onde saiu aquele míssil. Para bem do Sporting espero que tenha outro preparado para Alkmaar.

Alguém sabe onde anda o Carlos Martins? Tinha dado jeito por ali.

PS - curiosidade: no local onde vi a primeira parte, o bar do centro de desportos do campus universitário, estava uma multidão a ver o jogo e a puxar pelo AZ. Se um equivalente português, por exemplo o União de Leiria ou o Beira-Mar, estivessem na mesma situação, queria ver quantos portugueses fariam o mesmo.

Publicado por: João André em abril 29, 2005 08:22 PM

Pois quinta-feira cá vos esperamos, ó cambada leoa. Preparem o Alka-Zeltser.

Publicado por: fernando venâncio em abril 30, 2005 09:08 AM

Fui ao estádio da Celeste, giroflé, flé, flá.
O que foste lá fazer .. (I have no fucking idea)!

Publicado por: Madalena em abril 30, 2005 09:24 AM

WE ARE GREEN AND WHITE
PORTUGUESE DYNAMITE!!!!

Vá lá lampiões invejosos...Queriam?!!!...mas não é para todos...ESTE ANO OS CANECOS SÃO NOSSOS...o V/. joguinho é com o PENAFIEL...Vá lá..., ganhem para dar mais gozo derrotar-VOS no >...A àguia "vitória" já passou à história...Vós sabeis bem que o V/. papel é o de cabeçudos...nem com àrbitros amigos lá chegam...é uma tristeza, mas, o que Vos falta é treinador(es) e equipa, e mesmo assim este ano ainda vão ter que vender alguns...não são um clube, SÃO UMA BARRACA

Sempre fui do PENAFIEL desde pequenino...queriam mais um joguinho no Algarve ?

Quanto ao AZ vejam como uma equipe humilde, mas muito melhor que a V/ª. chega à final que Vocêsw foram incapazes de chegar

Adeus "escarlatinas" daqui a 15 dias la estaremos para mais un joguito no >

Publicado por: occidentalstar em maio 5, 2005 05:55 PM

Oh occidentalstar, deves estar com uma cabeça maior que a dos "zé pereiras".
Tudo aquilo que nos desejaste caiu-te em cima, dói não dói?... não se deseja mal aos outros, gostaste do galináceo Ricardo a dar a vitória?
Mama!!!!

Publicado por: LC em maio 17, 2005 05:29 AM