« ERA UMA VEZ UM HOMEM RESPEITADOR DA VIDA MAS QUE NUNCA PERDOAVA CONDENADOS À MORTE | Entrada | O NOME DA ROSA »

abril 01, 2005

ÚLTIMA HORA: PHILIP ROTH OFERECE TEXTO INÉDITO AO BLOGUE DE ESQUERDA!

É mesmo verdade, amigos e leitores fiéis. Eu próprio não queria acreditar, quando abri o e-mail: o grande Philip Roth, um dos maiores escritores vivos (talvez mesmo o maior), enviou-nos um ensaio para publicação no BdE, enquanto itálico. Garanto-vos que a vossa surpresa, por muito grande que seja, não supera a nossa diante desta verdadeira dádiva caída do céu, por ínvios caminhos que nunca seremos capazes de descortinar com um mínimo de clareza.
O texto, que apresentamos na versão original, era para ser publicado na edição de Maio da New York Review of Books mas o autor de «Portnoy's Complaint», num dos seus habituais acessos de mau génio, incompatibilizou-se com dois dos editores da prestigiada revista e decidiu oferecer, sem qualquer tipo de retribuição financeira, a sua soberba análise da sociedade americana a este vosso «obscure but charming portuguese leftist blog» (sic).
Pois é, ainda não conseguimos descer à terra. Ainda estamos a levitar. Mas, se outros bloggers aproveitariam decerto a fabulosa cacha para se auto-promoverem, nós preferimos a discrição de quem não se julga merecedor de tamanha benesse.
Limitamo-nos por isso a abrir alas para Mr. Philip Roth.
Deleitem-se, caros leitores, com os 53.729 caracteres de «How sex (or the lack of it) will kill America»:

Era bom, não era?

«Hi, my name is Philip Roth and today is April 1st. April 1st, remember? I just want to say that the smart guys that run this lousy blog tried to fool you, but I'm not responsible for the obvious (so goddamn obvious) trick. See you in my books, which at least are honest fictions, not cheap scams like these one.»

Publicado por José Mário Silva às abril 1, 2005 07:02 PM

Comentários

Claro... 1 de Abril... Acho que sou eu que tenho o bde mesmo em muito boa conta! Ou então o entusiasmo do post pareceu-me tão genuíno que quase caí! Quase.

Publicado por: Vera em abril 1, 2005 07:28 PM

bom... realmente sou muito estúpido

Publicado por: tchernignobyl em abril 1, 2005 07:43 PM

..mas para mim a melhor mentira mesmo é a de que Roth seja um dos maiores escritores vivos (o que na minha opinião está muito longe de ser).

Publicado por: grim em abril 1, 2005 08:42 PM

"Pato" passou a ser o meu nome do meio. Isso não se faz...

Publicado por: ASENSIO em abril 1, 2005 11:15 PM

Porquê, Grim? Já morreu?

Publicado por: Bruno Vieira em abril 1, 2005 11:37 PM

Hi, mes amis, e eu folgo com a deferência de Roth. Parabéns.
Porque bem me parecia que ainda havia algum adversário à altura do império, que dizem uns que não é como os outros (se não pior) e, logo, a História jamais se repetiria, a exemplo de Roma, da Pérsia, Síria, Babilónia, Suméria ou do Napoleão...

Mas do Sexo... quem diria! Que visto agora nem me admira nada. É isso. E ainda bem.

Muitos parabéns!

Publicado por: antimaricano em abril 1, 2005 11:46 PM

Isto é injusto. Eu só vi o post dia DOIS de abril.. :(

Publicado por: Irreligious em abril 2, 2005 12:09 PM

ganda aldras ó Zé Mário! ;-)

Publicado por: Francisco em abril 2, 2005 08:02 PM