« O TRAJO DA FESTA | Entrada | A MÃO INVISÍVEL »

março 18, 2005

AS MÁS NOTÍCIAS (QUE CHEGAM TARDE, PARA VARIAR)

Já vai tardíssimo, mas antes tarde do que nunca e o que vale é a intenção. Não quero deixar de evocar aqui dois falecimentos recentes que me entristecem e nos deixam mais pobres, principalmente as pessoas da minha idade. Refiro-me ao treinador de futebol holandês Rinus Michels, que comandou a melhor equipa de futebol que eu alguma vez vi actuar, a Laranja Mecânica de 1988, pois (nunca vi a dos anos 70 - a equipa; o filme, vi -, que era capaz de ser melhor mas infelizmente nunca ganhou nada). Michels inventou (e pôs em prática enquanto treinador) o conceito de futebol total (terá a ver com o homem total de Marx?). O futebol com ele era um espectáculo.
O outro falecimento é o da actriz brasileira Zilka Salaberry, que interpretava a Dona Benta na adaptação televisiva dos anos 70/80 do Sítio do Picapau Amarelo. Se o Tom Sawyer era o colega de escola da minha geração, a Dona Benta era a nossa avó.

Publicado por Filipe Moura às março 18, 2005 09:01 AM

Comentários

Aviva-me a memória Filipe..., foi este o treinador do futebol do Van Basten, Rijkard e Gulit, certo?

Publicado por: Marco em março 18, 2005 10:34 AM

Concordo com o que dizes sobre o Tom Saywer e o Sítio do Picapau Amarelo. Agora, relativamente ao futebol, desculpa mas discordo. Para mim, a equipa do futebol total foi a do Brasil no Mundial de 1982. Zico, Sócrates e Eder. Isso sim era jogar à bola.

Um abraço

Publicado por: André em março 18, 2005 12:14 PM

Marco, era mesmo esse... Que equipa!
Andre, e falha minha mas eu, em 82, so me lembro (vagamente) do Oliveira, Manuel Fernandes e Jordao. So comecei a prestar atencao ao futebol internacional com o Euro 84 (seleccao de todos nos, etc). No Mundial 82 andava eu na 2 classe.

Publicado por: Filipe Moura em março 18, 2005 01:28 PM

E eu na 3.ª. E depois? lembro-me como se fosse hoje.

Maravilha...

Publicado por: André em março 18, 2005 01:53 PM