« A VÍTIMA DA METONÍMIA | Entrada | ESPERANÇA ESCREVE-SE COM K »

fevereiro 17, 2005

A GRANDE INCÓGNITA

O meu amigo Nelson tem o hábito de colocar no seu blogue umas sondagens aos internautas sobre temas logicamente indiscutíveis, com uma resposta "óbvia". Vejamos dois exemplos recentes. Aquando da vaga de frio na Europa, perguntava o Nelson: "Está frio? a) Sim b) Não". Depois de Sporting e FC Porto terem sido eliminados da Taça de Portugal, a pergunta era "Qual dos três grandes tem mais hipóteses de ganhar a Taça este ano? a) Benfica b) FC Porto c) Sporting".
Por que fará o Nelson estas sondagens? Talvez para testar o bom senso dos seus leitores. Ou talvez para testar a liberdade de opinião (e disparate). Ou talvez ainda, creio eu, para gozar um bocadinho com a malta. E vice-versa (na segunda sondagem, ganhou o Sporting.)
Lembrei-me das sondagens do Nelson ao entrar na página oficial do PSD e dar com a sondagem "O PSD vencerá as eleições com: a) maioria absoluta b) maioria relativa."
Por qual dos três motivos que eu referi fará o PSD esta sondagem aos internautas? Ou haverá outro?

Publicado por Filipe Moura às fevereiro 17, 2005 06:40 PM

Comentários

ponto prévio: a sondagem é estúpida. Ninguém de bom senso acredita que o psd possa ganhar estas eleições, nem sequer aqueles doentinhos que escrevem para o abrupto (ler o correio do odio)

Alguns filosofos de alcova pregam que admitir a derrota é meio caminho andado para a dita e a meu têm a sua razao. Um partido politico como o psd precisa de mobilizar os seus militantes e eleitores e julgo que o será dificil de fazer dizendo aos portugueses que se corre para nao perder por muitos. E isto de ser a portugueses é importante, mobilizamo-nos quando a equipa vence e joga bem (olha o lingo da bola) mas quando a selecção perde atiramos as culpas para o lider e voltamos as costas... no nosso sistema politico, com esta mentalidade, ps e psd só podem perder e ganhar.

Publicado por: homem_neves em fevereiro 18, 2005 11:15 AM

Mais uma sondagem que encontrei no site do PSD:
O que acha de José Socrates relativamente a António Guterres? a)melhor b)pior c)igual, não é preciso ser sábio para chegar à conclusão que a resposta b) obteve 75% do votos, oh meus amigozzzzz, vamos lá a ter tino...

Publicado por: Ruiadam em fevereiro 18, 2005 06:45 PM

Só um reparo: em geral as minhas sondagens têm mais de uma resposta possível. No caso da sondagem do frio só havia uma resposta possível. A pergunta era "Achas que tá frio?" e a resposta possível era "Sim". Não havia outra. Porra, tava mesmo frio! ;)

Eu acho imensa piada às sondagens publicadas em sites web. Para já, o único controlo que se consegue é impedir que o mesmo IP vote duas vezes. Mas não há garantias que cada pessoa vote uma vez. Além disso, todas as sondagens permitem a manipulação dos resultados. A primeira sondagem que pus no blog perguntava a opinião dos leitores sobre o dito. E as opções mais "votadas" foram "És o meu Deus. Quero ser como tu! (para eles)" e "És o meu Deus. Quero ter filhos teus! (para elas)". Cada uma destas opções tinha mais de 20 votos. Acho que sondagens sérias na net devem ser ridicularizadas e sondagens a gozar são para ser levadas a sério. :)

Publicado por: Nelson em fevereiro 19, 2005 04:03 PM