« RAZÕES PARA SER REPUBLICANO | Entrada | VERSOS QUE NOS SALVAM »

fevereiro 10, 2005

A NATUREZA DO MAL

É esta.
Não é o caso da incompetência, instabilidade ou demagogia. É o facto de haver esta convicção arreigada que todas as pessoas são lorpas e todas podem ser usadas, indiferentemente, para atingir os próprios objectivos.
Todos os políticos podem ser incompetentes, todos podem ser emotivos e todos podem recorrer à generalizaçãozinha conveniente, mas este tipo de instrumentalização, este sacrifício cego do outro em proveito próprio, entra já no reino da patologia narcísica.
E já se sabe que tipo de políticos dão os narcísicos.

Publicado por Jorge Palinhos às fevereiro 10, 2005 11:10 AM

Comentários

Um acha mais para a fogueira onde lentamente arde esta personagem que se auto-intitula primeiro-ministro. Honra a ele e à turba que o rodeia e adula.

Publicado por: Sérgio em fevereiro 10, 2005 12:01 PM

Deixemo-nos de brincadeiras, afinal o que é que a D. Simone esperava de um jantar organizado por um partido político, em tempo de campanha eleitoral. Não estará ela a contrinuír para as "chatiçes" e "tricas". Note-se que estou muito longe de apoiar o PSD, ou a direita.

Publicado por: JC Vieira em fevereiro 10, 2005 12:10 PM

O Jorge, eu estou mais com o JC Vieira. O comportamento da Simone e mais o nao querer perder uma ocasiao para aparecer, para "prestigiar". De resto, com todo o respeito pela Simone, por quem tenho grande simpatia, ela ja esta a ficar com uma certa idade.

Publicado por: Filipe Moura em fevereiro 10, 2005 12:46 PM

(Uma adenda ao comentario anterior.)
Ou entao, e mesmo ingenua.

Publicado por: Filipe Moura em fevereiro 10, 2005 12:50 PM

Estás mais é a ficar parvo, filipe. Se a senhora afirma não ter sabido que era coisa do PSD, quem és tu para duvidar, só porque ela já tem a tal "certa idade"? A isso é que chamas "respeito"? Ora porra.
Uma outra adenda: quando é que arranjas algo de jeito para dizer?

Publicado por: ai ai em fevereiro 10, 2005 01:25 PM

bom eu não quereria entrar em polémicas sobre o que a Dona Simone faz ou não mas não me custa nada a crer que tentaram manipulá-la e não estou a ver bem como é que ela estaria a querer um "caso".
Se ela aceitasse a rábula, seria provavelmente tão ou mais "mostrada".
Se se recusasse a priori a participar em algo só porque lá estava o Lopes, seria acusada de "clubite rasteira".
Como teve personalidade e partiu a loiça agora acusam-na de "procurar protagonismo".
Assim se cria um "sistema" corrupto de avaliação das pessoas. Não entras no jogo? comes por ter cão e comes por não ter.

Publicado por: Tchernignobyl em fevereiro 10, 2005 01:30 PM

A Simone foi um exemplo que me pareceu demonstrativo. E que dizer do Vasco Pulido Valente (http://jornal.publico.pt/publico/2005/02/05/UltimaPagina/U04.html), do David Justino (http://quartarepublica.blogspot.com/2005/02/o-que-tem-de-ser-dito.html), do Henrique Chaves e de muitos outros?
Não me parece que seja um simples caso de idade...

Publicado por: Jorge P. em fevereiro 10, 2005 02:09 PM

O argumento da idade, neste caso, parece-me desrespeitoso. Ingenuidade, talvez ingenuidade política. Nos eventos dos partidos políticos há dois tipos de participantes, os apoiantes e os observadores. Os observadores são normalmente claramente identificados como tal.
Quem de vós, neste momento, participaria numa reunião (ainda que com o objectivo de discutir a vossa classe profissional), que fosse organizada por um partido com o qual não simpatizasse?

Publicado por: JC Vieira em fevereiro 10, 2005 02:21 PM

Pronto, o argumento da idade e um nao-argumento, tipico de uma conversa de cafe. (E eu tenho tendencia as vezes para comentar como se fosse uma conversa de cafe. Mas que culpa tenho eu de escrever os comentarios enquanto bebo cafe?) Retiro-o. Mas mantenho o da ingenuidade. Parece-me legitimo suspeitar da ingenuidade da Simone. Nao a afirmo, mas tambem nao a posso desmentir. Nem eu nem ninguem. E bem diferente, por exemplo, do caso do Vasco Pulido Valente (entre outros), onde ha uma ma-fe evidente do Santana. A meu ver e melhor pegar nessa caso do que no da Simone. Mas e so uma opiniao.

Publicado por: Filipe Moura em fevereiro 10, 2005 02:44 PM