« BEETHOVEN NA GULBENKIAN | Entrada | APOIADO (1) »

fevereiro 09, 2005

ALERTA AMARELO

Vale a pena passar por aqui. E, já agora, por aqui (apreciai as magníficas fotos de Marrocos).

Publicado por José Mário Silva às fevereiro 9, 2005 11:57 AM

Comentários

Sim, magníficas, as fotografias de Marrocos. A Mesquita de Hassan II é de visita obrigatória, portugueses. Está-nos à mão, pouco mais longe do que Madrid.

Vai aqui um pequeno testemunho, de um livrinho meu que o nosso ZM comentou com imensa generosidade no DN. Se vos fizer alguma água na boca... já fico desculpado.

Segunda, 18 de Maio de 1998. [...] Acerquei-me finalmente da imponente mesquita de Casablanca, que Sua Majestade fez construir, assim perpetuando o seu já grado nome. Era pelas dezassete horas, tarde de mais para um não-muçulmano ser admitido no templo. Pudera eu ter avançado, o que é verdade, que eu próprio fui admitido a uma religião (ímpia, mas religião) no que era, outrora, uma mesquita. Algo de islamita não me podia ser, portanto, estranho. Mas seria especioso, e os guardiães não me pareceram caídos para estas seduções. Cá de fora, fotografei como um doido aquela maravilha do mundo, ouvi o Atlântico marulhando sob o imenso adro (o termo servirá?), senti que foi para aquilo que vim a Marrocos, e o certo é que a promessa de vertigem se cumpriu inteira. «Há alguma igreja católica assim?», perguntavam-me. Lembrei-me de São Pedro, em Roma. Não tive coragem de dizer que, entre duas perfeições, a escolha é insensata.

Publicado por: fernando venâncio em fevereiro 9, 2005 03:32 PM

Marrocos é muito mais do que Casablanca e Rabat, aliás o Verdadeiro "Al-Maghreb al-Aqsa" passa por aqui.

Publicado por: bin_tex em fevereiro 9, 2005 05:44 PM

Parabéns, bin_tex! Parabéns, Alex!

Fabuloso, esse vosso blog de «imagens», e de textos, de Marrocos. Será abuso pedir mais, de umas e de outros?

Publicado por: fernando venâncio em fevereiro 9, 2005 06:35 PM

Obrigado Fernando. Se quiseres passa lá, há novidades..

Abraço,

Bin_tex

Publicado por: bin_tex em fevereiro 9, 2005 10:07 PM

Quem agradece, bin_tex, sou eu. E a propósito: de quem - algum de vocês? de um e de outro? - são as preciosas fotografias?

Já agora: se puder ter um endereço postal (a enviar por email), será um prazer mandar o livrito.

Publicado por: fernando venâncio em fevereiro 9, 2005 11:16 PM

Fernando, o teu livro anda por aí à venda? Qual o título? Tens aqui mais um potencial leitor.

Publicado por: Valupi em fevereiro 10, 2005 12:25 AM

Valupi, a coisa chama-se «Quem Inventou Marrocos», e vi-o recentemente, em Lisboa (onde te imagino, mas pode ser ilusão minha), tanto na Fnac, na secção de Livros de Viagem, que é a dele, como na Livraria Portugal, que pode - e deve - ser apoiada, e portanto é bom ir lá primeiro. O objecto é fino, é barato, é legível.

Só uma coisa. A capa, que não é da minha responsabilidade, mas é mesmo assim engraçada (e Marrocos é imensamente fotogénico, como verás, ou viste, em imagensdemarrocos.blogspot.com), a capa, dizia eu, é desmentida mais do que uma vez no livro. É que Marrocos não é um deserto, nem a parte desértica é o maior chamativo do país, embora a genérica «desolação» contribua, e bem, para esse chamativo.

Enfim, só vendo. E, em alternativa, só lendo.

Publicado por: fernando venâncio em fevereiro 10, 2005 07:58 AM

Fernando, mais logo mando mail e falamos melhor.
Já fiz uns bons milhares de kms em Marrocos, desde estadas de uma semana a meses. Apesar de conhecer bem o litoral, a minha grande paixão em Marrocos é de facto o Sul. Onde as gentes são bem diferentes, onde encontramos os berbéres, os tuaregues..
Marrakech tem um encanto mágico, agora para mim Rabat e Casablanca são um pouco já a Europa e não é isso que eu procuro em Marrocos.Aliás sinto-me bem mais em casa em África do que na Europa, mas, isso é outra questão..
Abraço,

Bin_Tex

Publicado por: bin_tex em fevereiro 10, 2005 11:46 AM

Valupi, és desde já meu convidado no imagens de marrocos, aparece.

Abraço,

Bin_Tex

Publicado por: bin_tex em fevereiro 10, 2005 11:48 AM

Fernando, muito obrigado. Confirmo Olissipo e defenderei Portugal.

Bin, muito obrigado. Até Marrocos, então.

Publicado por: Valupi em fevereiro 10, 2005 03:41 PM