« QUINO - 50 ANOS DE CARREIRA | Entrada | AGENTE TRIPLO »

julho 31, 2004

MICHAEL MOORE E OS HOMENS DE SAIAS

No "Expresso" de hoje, António Cabrita escreve sobre "Fahrenheit 9/11". A dado passo, inventaria alguns dos problemas já detectados na peculiar concepção de cinema de Moore, mormente o escasso cuidado colocado na demarcação entre "a verdade e o cinema".
Mas, avisa-nos Cabrita, "esta forma de distorcer a realidade não é nova" (...) "Que diria o leitor se soubesse que os .kilts. escoceses apresentados em .Rob Roy. estão desenquadrados e que o kilt é uma invenção do século XIX?"
Quanto a vós, não sei. Mas o que este leitor diz é que a lenda relativa à suposta juventude histórica do kilt já tem barbas. E não se tornou muito mais convincente por isso. Segundo o mito, a famosa peça de vestuário dataria de 1725 (bem no séc. XVIII, portanto), sendo obra de um tal Thomas Rawlinson, que se teria dedicado a simplificar o tradicional plaid escocês - na realidade um vestido, decentemente mantido no lugar por um cinto - cortando-lhe a parte superior.
Acontece é que existem imagens oriundas do século XVII que já nos mostram escoceses de kilt, desmentindo categoricamente a teoria da invenção tardia. (Se vos despertei o interesse por homens de saias, podem dar um salto ao site da Scottish Historical Clothing Research e confirmar tal informação. )
Este despreocupado embarque no comboio do engano consensual pode parecer um pecadilho menor. Mas tenham em atenção o contexto em que decorreu: dava-se um exemplo de evidente atropelo à veracidade histórica! Usar um "facto" bastante discutido e discutível para o fazer é mais um pequeno contributo para que em breve não exista mesmo uma "realidade (social) não distorcida"...

Publicado por Luis Rainha às julho 31, 2004 11:51 PM

Comentários

A questão do kilt é semelhante a tantas outras questões que dizem respeito às tradições ditas remotas de cada povo. Neste caso concreto, o que se pode assegurar é que o tipo de padrões utilizados nos kilts só podem ser produzidos em teares mecânicos, ou seja, não podem ser, na melhor das hipóteses, anteriores aos finais do século XVIII.
Contudo há que ter em conta que a peça de vestuário, sem padrões ou até com padrões mais simples, poderá ser bem mais antiga.

E já agora, a propósito de Moore. É ou não é verdade que muitas das vozes nacionais que tanto criticam o "Fahrenheit" são as mesmas que justificavam, há dois ou três meses, as críticas feitas a "A Paixão de Cristo"? É que a lógica argumentativa dessas pessoas era a mesma... só que invertida.

Publicado por: MBP em agosto 1, 2004 05:23 AM

Mas não dá para ir limpando estes comentários e banindo os IP's?. Mesmo que vão mudando há-de haver limites.

Publicado por: João André em agosto 1, 2004 11:05 AM

João André,
Eu limpo, limpo, limpo. Nem sempre se nota, mas limpo. E volto a limpar. E a verdade é que dos malucos, daqui a uns tempos, quase nenhum indício sobrará.

Publicado por: José Mário Silva em agosto 1, 2004 11:50 AM

Quanto a ti, Tulipa, as melhoras. Sinceramente.

Publicado por: José Mário Silva em agosto 1, 2004 11:51 AM

Como é que é possível, dizerem-se barbaridades destas.
Há pouco estava aqui um comentário que dizia e com razão, que o Kilt tem mais de 1.000 anos.
E a cada padrão corresponde um clã.São feitos a partir de lã Shetland,e tingidas por um processo milenar daquelas ovelhas muito lanzudas, que há em todo o Reino Unido,principalmente nas Highlands.
Informem-se melhor.

Publicado por: carllos ponttas em agosto 1, 2004 12:10 PM

Já percebi tudo: está a decorrer um concurso de imbecilidade entre estes cromos. É difícil ver quem vai à frente neste momento; se o "Tulipa", acusando-nos de termos escrito o texto do A. Cabrita, se o débil mental do comentário acima, que julga que sabe de História mas confunde o "kilt" com o "plaid"...

Publicado por: Luis Rainha em agosto 1, 2004 01:17 PM

Bom diaaaaaaaaaaaaaaaa,

palhaços de esquerda ou agentes smithsssssssssssssss.

Estão prontos para levar mais porrada ????

Oba ! que fixe !!!!!!!

Quando acordei liguei a TV para ver as noticias do oleoduto de leixões e a seguir mudei para o canal história.

falava-se sobre socialismo !!!!! Nacional socialismo , buackkk,

Como é que vocês ainda continuam agarrados a esse nome , a essa ideologia ou negócio escuro ou lá que porra é...

Veio outro dia o fóssil do alegrete dizer não devem ter vergonha de usar o nome socialismo.

Ora se ele diz isto é porque nas hostes dos maltrapilhos lá da comandita dele já se estão a aperceber que a marca está gasta , faz lembrar outras ferras ( merdas) e não se assumem.

A mim o que me espanta ( por um lado ) é como é
que o vosso partido (nacional ? ) socialista conseguiu ganhar as eleições europeias !!!
Dizia há uns tempos atras o prof marcelo lança fumaça ( por mor da pátria, será ? ) o ps se não mudar de líder chega as europeias num farrapo...

Como te enganas-te marcelinho , afinal sabes tanto !! de tanta porra , e falhas-te redondamente. Será que a maior parte da população portuguesa também é pedófila ?

Sinceramentenão me admirava nada , depois de 40 anos de fascismo vieram 30 anos de socialismo moderno !!! muito moderno, de tal maneira moderno que até os ministros socialistas são pedófilos.

O agente smith que faz o comentário anterior a dizer que estamos cheios de corrupção vem comprovar isso mesmo.

Então alguem se pode acreditar que o porta voz do partido pedofilo socialista vai preso tanto tempo , uma BRONCA internacional , depois mudam o juiz e depois nem a julgamento vai ??????

Podes crer smith raramente numa vida inteira se vê semelhante demonstração de corrupção.

Mas o tempo corre inexoravelmente contra vocês.
Ides acabar , desaparecer , mirrar.puf.....

Publicado por: Afonso Henriques em agosto 1, 2004 01:23 PM

Mas eis que, de súbito, o "Afonso Henriques" sai do pelotão e inicia uma brilhante fuga, destacado no comando do Grande Prémio da Imbecilidade Analfabeta!

Publicado por: Luis Rainha em agosto 1, 2004 02:51 PM

Mas este gajo é um verdadeiro "sprinter" da asneira! Num só comentário, contam-se 7 erros de Português...

Publicado por: Luis Rainha em agosto 1, 2004 02:59 PM

Assim é cada vez mais difícil discutir o que quer que seja.
Afonso Henrique, o cavalheiro lê aquilo que escreve? Para de se envergonhar e vá ler um livro.

Publicado por: MBP em agosto 1, 2004 04:31 PM

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,

I'm backkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

de facto não leio segunda vez o que escrevo , vai directo, porquê ? deveria ler ??
pensei que vocês ( da esquerda )só entendiam portugues arrevezado.

Publicado por: Afonso Henriques em agosto 1, 2004 08:16 PM

Acho que devia ler, Afonso. Não só pelo Português "arrevezado", mas porque a maioria dos leitores não percebe a relação entre o que escreveu e o post que serve de sustento a esta caixa de comentários.

Além de reler, também deveria reflectir sobre esse discurso sectário, do "nós" e do "vocês", esse tipo de conversa é o primeiro passo para o autismo.

Publicado por: MBP em agosto 1, 2004 09:57 PM

ó mbp também és cde ?

Havia um partido politico chamado mbp cde , não havia ? ehehehe ou era mfp cde ? ahahaha
ou era mvp cde ,ou uma porra qualquer. eu sei que era duma maluca duma prima minha uma tal gigi que foi candidata a deputada e mais de um gajo que andava a ocupar casas á louco furioso, um tal de s.paio.

Quanto ao que escrevo não entenderes a relação é porque os vossos assuntos são uma tal seca , que eu prefiro escrever sobre o que me vem á cabeça,

e depois, não gostas ?? põe na borad do prato.

caga ( ferra ) e anda.

Publicado por: Afonso Henriques em agosto 1, 2004 10:12 PM

Desculpe qualquer coisa, Afonso. Não me tinha apercebido que você e os outros são o mesmo.

Publicado por: MBP em agosto 1, 2004 10:26 PM

Caro Tulipa, se você for o exemplo da direita então mal vai a mesma. É que parece que não sabe ler. Ou então não percebe o que lê (analfabetismo funcional) ou, isso já seria caso clínico, tem aquele problema de não reter as memórias recentes, ou seja, não se lembra do que leu há coisa de 10 segundos.

Zé Mário, eu sei que limpas, só indaguei da possibilidade de ser ou não possível bani-los de vez. É que há-de haver um limite para os computadores que eles possam usar. Já vi que baniste nomes de utilizadores, por isso andam a usá-los alterados. Aliás, se eles tivessem visão, poderiam era ir ganhar uns cobres nas empresas de spam. Imaginação não lhes falta (deve ser para compensar as outras faculdades mentais que parecem estar ausentes).

Publicado por: João André em agosto 1, 2004 11:25 PM

Olhem lá...
Conhecem o " 605 forte ? " É veneno para os parasitas, carraças, pulgas, piolho, mata tudo.
Seria uma desinfestação radical, mas...

Publicado por: anafadinho em agosto 2, 2004 01:35 AM

Para grandes males...

Publicado por: anafadinho em agosto 2, 2004 01:36 AM