« A CASA DA NOSTALGIA (4) | Entrada | A CASA DA NOSTALGIA (5) »

julho 29, 2004

ITINERÁRIO

R. Carlos da Maia, R. Correia Teles, R. Ferreira Borges, R. de Campo de Ourique, R. do Sol ao Rato, Largo do Rato, R. Alexandre Herculano, R. Braancamp, Marquês de Pombal.
São aproximadamente 2,5 quilómetros. Cerca de meia hora, a pé. Entre fachadas antigas, reflexos de luz nas janelas e todos aqueles ruídos de uma cidade que arregaça as mangas, lá vou. Caminhando devagar, caminhando apressado, caminhando sempre. Não é bem uma deambulação de flâneur (apesar de ter lido o que sobre ele escreveram Baudelaire e Walter Benjamin), não é um passeio propício a devaneios do espírito (como os de Rousseau à beira do lago), nem é muito menos uma caminhada higiénica e com uma rigidez de metrónomo (como as que Imannuel Kant fazia nas tardes de Konigsberg). É só uma descida ritual ao coração de Lisboa, com a cabeça em roda livre, para lá das nuvens.
Ao fim do dia, o sentido inverte-se: Marquês de Pombal, R. Braancamp, R. Alexandre Herculano, Largo do Rato, R. do Sol ao Rato, R. de Campo de Ourique, R. Ferreira Borges, R. Correia Teles, R. Carlos da Maia, casa.
E entretanto, algures na subida, nascem mentalmente alguns posts. Como este.

Publicado por José Mário Silva às julho 29, 2004 12:25 PM

Comentários

Infelizmente tenho pouco tempo para ler Blogs. Mas, ultimamente, este tem chamado a minha atenção. Quando posso dou um pulinho aqui. Aqui estou.
Muito Boa-Noite a todos!
Reparei que o tema "Censura" continua muito vivo por aqui. É bom sinal! É na prática que se avaliam bem as pessoas. Um dado adquirido: os senhores deste Blog cultivam a "CENSURA". Podem dar as desculpas que quiserem, mas a "Censura" é útil a todos os regimes. Arranjam sempre justificações para todos os actos! Já se aperceberam que se aplicássemos o mesmo critério que usam para os senhores da RIAPA, todos estes comentários deveriam ser apagados, inclusive o meu, porque a maior parte nem liga ao Assunto tratado. Mas vocês fazem opções, ou seja, cortam o que não lhes interessa, ou seja, CENSURAM. Meus caros amigos, a Liberdade custa, e os que estão no Poder, neste caso os senhores deste Blog, que o Dominam, só deixam ficar o que não vos incomoda. Manipulam assim a Informação. Mas não se coibiram de escrever no topo do Blog "Política,Cultura,Ideias,Opiniões,Manifestos e etc."

Se os comentários da RIAPA na se enquadram na Política, Cultura, Ideias, Opiniões, Manifestos", de certeza que estão no "etc.", ou seja, devem ficar. Foram vocês que escreveram! Penso que deveriam escrever que "neste Blog censura-se a informação". Tinha sido mais honesto e ninguém poderia levar a mal.

Mais uma vez peço-vos Desculpas pela sinceridade, mas penso que será tomada em conta e útil para vocês. São debates destes que tornam o vosso Blog muito atractivo. Que me Desculpe o autor do Texto onde está inserido o Comentário.

Um Grande Abraço para todos,

Manuel de Vasconcelos

Publicado por: Manuel de Vasconcelos em julho 29, 2004 10:28 PM

E parar no quiosque do Largo do Rato, quase no início da Braancamp (quarta-feira, pouco antes das 10h). Sempre a pensar nos posts... Abençoadas descidas rituais, abençoados regressos a casa.

Publicado por: Inês em julho 31, 2004 01:34 PM

e o jardim da parada lá pelas 5 da tarde...

Publicado por: antonietapaulo em agosto 2, 2004 10:05 AM