« Tirar a cabeça da areia | Entrada | NEM CARCAVELOS, NEM CASCAIS »

julho 24, 2004

A BLOGOSFERA ENQUANTO TERRITÓRIO PROPÍCIO À AUTO-DESCOBERTA

Às primeiras horas do dia de hoje, descobri, numa humilde janela de comentários de um osbcuro blogue mais ou menos "político", muita coisa que ainda desconhecia acerca de mim mesmo. Fiquei a saber que "sou do Bloco de Esquerda"; que escrevo num blogue que também "é" do BE; que vejo "impecilhos" nos "factos"; que sou "desonesto", "bronco" e que, pior ainda, tenho no prof. Boaventura Sousa Santos o meu "guru".
Estas revelações nocturnas tiveram outras facetas nigérrimas: descobri que consigo perder a calma sozinho à frente de um computador; que sou capaz de insultar uma senhora que nem sequer conheço. E, last but not least, descobri que confundo a feira de Carcavelos com a de Cascais.
Agora, nem sei por onde começar a indispensável penitência.

Publicado por Luis Rainha às julho 24, 2004 01:16 PM

Comentários

se calhar é por ser tudo verdade. e as feiras são todas iguais. os vaidosos também.

Publicado por: fernando esteves pinto em julho 24, 2004 02:04 PM

Por ser tudo verdade é que me estou a preparar para a penitência. Quanto a isso das feiras serem todas iguais... nem mesmo as das vaidades.

Publicado por: Luis Rainha em julho 24, 2004 02:10 PM

aproveita, que a penitência está em saldos.

Publicado por: fernando esteves pinto em julho 24, 2004 02:15 PM

Luís, mas aquele blog é a gozar não é?

Publicado por: tchernignobyl em julho 24, 2004 02:41 PM

Fernando,
Já está. Administrei a mim mesmo, com mão de ferro insensível aos queixumes mais plangentes, pesada expiação: estive a ler umas coisas que encontrei por aí, sobre "essa mutilação de ler os meus restos humanos", "palavras cortadas em fragmentos de ilusões" e "a tua mão a rastejar nesse silêncio urgente de ser lido pela memória".
Doeu. Mas sempre foi mais rápido e higiénico que as 20 chicotadas que tinha em mente.

tcher,
Sei que custa a crer, mas a senhora leva-se a sério e até é bastante lida.

Publicado por: Luis Rainha em julho 24, 2004 02:49 PM

vês? não custa nada e não pagaste consulta. eu sempre desconfiei que escrevia para os mais necessitados.

Publicado por: fernando esteves pinto em julho 24, 2004 03:25 PM

Cambada de idiotas, estes. E tu ainda argumentas com eles, Luis? Nunca mais te livras desta bicharada!

Publicado por: Rogério da Costa Pereira em julho 24, 2004 04:12 PM

lol. bom fim de semana

Publicado por: Francisco Curate em julho 24, 2004 04:25 PM

Não conhecia esse blog. Também penso que não voltarei lá, a dita interveniente revelou-se demasiado azeda e eriçada para ser levada a sério. Mas até é fácil de compreender, possivelmente a senhora andará tão atarefada a mudar os tarecos da CML para um qualquer ministério no Algarve que se irrita facilmente.

Quanto à bicharada... não gosto nada de dar palpites, mas sinto que esta sobrecarga de comentários todos iguais aqui pela blogosfera não fazem sentido nenhum, são apenas expressões inconsequentes da frustração de alguém, têm esse conteúdo humano que até comove um bocadinho... mas além disso não têm interesse nenhum. O que sugiro é que talvez fosse boa ideia criar um espaço próprio apenas para aqueles interessados despejarem aquilo que consideram importante, e deixar as caixas de comentários limpas para quem tiver algo a dizer sobre o tema concreto em debate.
Assim seria mais fácil ler as caixas de comentários sem ter que estar constantemente a passar por cima dos aborrecidos copy-pastes.

Publicado por: MBP em julho 24, 2004 05:15 PM

Ao ler alguns posts desse blog fiquei com pena da senhora, coitadinha. Acho que ela nem competência para insultar deve ter.

Publicado por: Penelope em julho 24, 2004 05:23 PM

Tubarito,
Não percebeste ainda a diferença entre um acontecimento e uma fotografia da paisagem que lhe serviu de cenário, pois não?

Fernando,
Custar, enfim... custou-me um bocado. E não duvido que escrevas para os mais necessitados; gente que aquilo lê só pode estar necessitada de... bem, esquece.

Publicado por: Luis Rainha em julho 24, 2004 05:32 PM

Rogério,
É a minha faceta de benevolente senhor feudal; até gosto da bicharada, por muito daninha que possa por vezes ser.

Publicado por: Luis Rainha em julho 24, 2004 05:43 PM

quase que se compreende o recurso destas fanecas ao estilo "copy paste", são tão básicos que metem dó.
coitados deixa-os andar para aí... pelo menos enquanto "comentam" qualquer coisa ainda puxam pela cabeça.

Publicado por: tchernignobyl em julho 24, 2004 05:44 PM

luis rainha:
isto da escrita é como trabalhar nas obras. e tu és um esforçado servente. quando falas de santana lopes, lá vai tijolo; se é ferro rodrigues: sai um balde de massa. durão barroso: umas tábuas para segurar o tecto. e por aí fora, que o serviço é muito e variado. a outra escrita, essa que não te entra na cabeça, pertence aos mestres. esses especialistas da perfeição. esses que ensinam a pensar.mas as chicotadas fazem mais o teu género.

Publicado por: fernando esteves pinto em julho 24, 2004 06:11 PM

Li outro dia um texto sobre o assassinato de Júlio César. O autor acompanhava o seu texto com uma fotografia das ruínas do fórum imperial, isto é, o autor era um grande aldrabão...

Publicado por: MBP em julho 24, 2004 07:38 PM

Oh, mestre; oh especialista da perfeição; ensina, por caridade, este pobre trolha a pensar!
:-)

Publicado por: Luis Rainha em julho 24, 2004 07:42 PM

Eu não sou de cá, só vim ver o futebol e fiquei como as bandeiras, pendurada na janela. Daí a dar uma vasculhada, foi um mimo. Fartei-me de ler e acho que volto para a aldeia com mais uns quilos de cultura da capital!
É evidente o intuito daquilo, nem vale a pena a polémica. Quem escreve um, já escreveu muitos do mesmo teor e muitos terá ainda para escrever.
Tudo se paga nesta vida!
Só que há uns que se podem ler com gosto e outros que são intragáveis. Mas o fim é o mesmo: não tem polémica, não tem mistério, não tem novidade.
Não se irrite Luís Rainha que não vale mesmo a pena.

Publicado por: Xica Benta em julho 24, 2004 08:18 PM

Comprendo que a blogoesfera seja um espaço comunitário, de partilha e troca de ideias... mas, publicitar estes pseudo-blogs de direita, que precisamente, ostentam gritantemente a sua total e absoluta ausência de ideias, que nos pretendem passar atestados de profunda estupidez...não será contraproducente?
É que eu vivia feliz sem conhecer a senhora, sem lhe visitar aquela nódoa verborraica pseudo-intelectual e gratuitamente ofensiva e agora dou comigo profundamente irritada porque cliquei nos teus links e já não consigo deixar de lá ir explicar à "tia bácora" em que princípios se fundamentam as suas teses.Por outras palavras, qual a verdadeira extensão da sua sacanice.

E isso às vezes não me faz falta. Mas irrita-me sempre.

Esta direita orgulhosa corresponde cada vez mais mais à metáfora dos porcos, feios e maus. E o pior é que se esforçam imenso por transformar todo o país numa imensa pocilga.

O uno e o multiplo

Publicado por: O uno e o multiplo em julho 24, 2004 09:10 PM

Mas ninguém percebeu ainda que aquele é o "blog" da Maya, a vidente???

Publicado por: curioso em julho 24, 2004 10:41 PM

A minha solidariedade para com o Luis Rainha pois que já em estranha hora degladiei com a deusa dos assirios ou lá o que é... Felizmente não chegámos ao insulto - mas também eu "não sou do BE" - mas fiquei vacinado.
Quanto "à matéria de facto" - as declarações do Prof. Boaventura Sousa Santos confesso que gostava de ouvir integralmente de novo aquilo que ouvi na TV. Com tantas vozes a acusar a jornalista já duvido do que julgo ter ouvido...

Publicado por: Rui MCB em julho 25, 2004 01:10 AM

O diabo medita no seguinte: se o blogue "é obscuro" e "mais ou menos político", como Rainha diz, porque é que ele se desfez em posts na janela de comentários do dito? Para mais cheio de insultos gratuitos à sua autora... tss... tss... E agora coloca aqui um post todo ressabiado...

O diabo diz que o tal blogue é um bom blogue "embora" não seja de esquerda. Teria de ser?
Vão vê-lo em http://semiramis.weblog.com.pt/
É uma coisa inteligente.
O LR deu lá triste espectáculo e quanto mais cedo se contiver menos perde.

LR: nada tenho contra si de pessoal, é claro. Acho só que você não tem razão. Saudações!

Publicado por: diabolus in musica em julho 25, 2004 06:17 AM

obrigado diabolus mas o luis já tinha deixado os convenientes links para o tal blog.
como sabes se acompanhas este blog com alguma regularidade, não costumamos estabelecer como fronteira de separação entre blogs com e sem interesse o facto de serem de "esquerda" ou de "direita" embora a nossa simpatia vá tendencialmente para os primeiros.
De resto estas coisas têm sempre a conotação que se lhes queira dar.
Por exemplo, "ressaibiado" é uma adjectivação "disponivel" e logo possível de ser ser aplicada com generosidade a quem critica as manipulações factuais de um blog que para ti é "interessante" e "verdadeiro" por ser de direita.
dizes que o post é ressaibiado e assim "vingas" a semiramis e ficas contente não é?

Publicado por: tchernignobyl em julho 25, 2004 10:24 AM

Diabo,
Não é por um blogue ser mais ou menos conhecido que vou, ou não, comentar o que me apetece; não me tomo por um jet-setter que apenas entra em casas de grandes famílias.
E não me custa mesmo nada admitir a qualidade de muitos blogues de direita; simplesmente, julgo que está longe de ser o caso.

Publicado por: Luis Rainha em julho 25, 2004 01:02 PM

Tchern, não é interessante para mim, "por ser" de direita, é porque lhe achei interesse. Não o conhecia antes. Escrevi o link para facilitar a vida a possíveis distraídos. e só.
Quanto a ficar contente, ficava contente agora era com uma cervejinha... a sério. está um calor do caraças, superior ao que suporta um diabo normal, como eu.

Luis, achei que você se excedeu e tratou o dito blogue com sobranceria e desnecessária irritação e o meu post reagiu a isso.
Pequeno fait-divers...

a questão original é que tem algum interesse: o que é que o sociólogo Boaventura realmente lançou ao mundo desta vez. Interessante por razões de antropologia cultural aplicada... ao BSS.

Publicado por: diabolus in musica em julho 25, 2004 02:16 PM

ó aristocrata:
Vira-lhes as costas e manda-os ....
Se estás com problemas de identidade eu posso tratar do teu internamento.
Mas o melhor é deixares os charros. Os delírios passam-te logo.

Publicado por: fazdeconta em julho 25, 2004 05:35 PM

Mas vocês andam malucos?
Então agora que estamos no verão, em tempo de não ter chatices, apenas coçar a micose enquanto se toma uns banhinhos no mar, vocês chateiam-se?
Deixem lá os conflitos para os tempos frios e chuvosos pá. Animem-se :)

Publicado por: cachucho em julho 25, 2004 10:27 PM