« Nó górdio | Entrada | Darfur, entre o 8 e o 80 »

julho 24, 2004

O TONTO-MOR JÁ TEM RESIDÊNCIA DE FÉRIAS

Para lá da trasladação de algumas secretarias de Estado para locais escolhidos mais ou menos ao calhas (Braga tem estudantes, leva com a Juventude; Évora tem uns monumentos, fica com os Bens Culturais; e por aí fora...) o nosso Desgoverno vai reservar, no Porto, "instalações, nas quais o primeiro-ministro e os diferentes membros do Governo, por períodos regulares, desempenharão a sua normal actividade".
Não bastavam as despesas disparatadas que se adivinham ao virar da esquina, associadas às iminentes migrações de notáveis e seus séquitos. Agora, o próprio Santana vai poder, quando o ennui da capital o aborrecer de morte, passar uns diazitos por ano na Invicta; o palácio de férias estará lá, quentinho e sempre limpo, pronto para receber Sua Excelência.
Esta ideia de descentralização lembra-me um faraó que, incapaz de colocar pirâmides em todas as províncias, se limita a transportar as pedras cimeiras de algumas já existentes. Depois, anuncia umas excursões aos seus domínios mais longínquos. E aguarda sorridente os aplausos da populaça periférica, que só tem mesmo é de ficar agradecida por tanta preocupação do atencioso suserano.
Confirma-se o que já parecia óbvio: estamos entregues à bicharada.

Publicado por Luis Rainha às julho 24, 2004 01:37 AM

Comentários

A culpa não é de Santana Lopes, mas do frouxo de Belém que diz que é preciso rigor, contenção nas despesas, bla, bla, e deu o cargo de PM a este sanguessuga. A culpa é TODA do Sampaio. Ele deve ser a unica pessoa no pais inteiro que acga que PSL tem obra feita e é poupado com os .... do erário público. E já que ele defende isto tudo, adorava saber quanto é que vão custar a todos nós estas "instalações, nas quais o primeiro-ministro e os diferentes membros do Governo, por períodos regulares, desempenharão a sua normal actividade".

Publicado por: frouxo@palacio_belem.pt em julho 24, 2004 02:34 AM

Esta "medida" é nitidamente inspirada no Abramovitch.
Reserva de vários espaços alternativos para qualquer inspiração de última hora já temos.
Uma questão a ser rapidamente colmatada é a dos iates carrregados de helicópteros, carros e outros barcos indispensáveis ao exercício da actividade do ministério dos assuntos do mar. Atendendo à época balnear em que nos encontramos exige-se uma tomada rápida e desburocratizada de decisões.

Publicado por: tchernignobyl em julho 24, 2004 06:27 AM

Boa, Luís! Gostei em especial essa do faraó. Temos mesmo de rir, por um lado porque tem graça, e por outro é se for de levar a sério dá direito a uma fúria louca!
Mas vá lá que só levam as pedras de cima ( e vai ser bem interessante vê-las a trabalhar sem o resto do suporte) ainda me ocorreu que levassem a estrutura toda. Já acredito em tudo.

Publicado por: Emiéle em julho 24, 2004 10:37 AM

Este governo vai tomar"medidas" avulsas e inconsequentes para entreter as oposiçoes e os media. Santana Lopes nao esta a brincar!

Publicado por: Jose Manuel Faria em julho 24, 2004 10:42 AM


Este 1º Ministro vai surpreender, vai governar bem e vai ganhar as Eleições de 2006.
Tem todo o meu apoio.

Publicado por: Fernando Guilherme Fernandes em julho 24, 2004 12:29 PM

eu diria mais caro fernando, já está a surpreender, vai-se governar bem e vai ganhar que contar em 2006

Publicado por: tchernignobyl em julho 24, 2004 12:56 PM

Eu que sou de Evora estou bem preocupada porque esta dos bens culturais não me augura nada de bom.Imaginem que os desatam a vender...Lá vai Èvora inteira...A.B.

Publicado por: A.B. em julho 24, 2004 01:43 PM

Pior a emenda que o soneto

Há insatisfação no Governo, gerada pela deportação de seis secretários de Estado para fora de Lisboa, destino que os próprios desconheciam quando aceitaram o cargo.
«Fonte próxima de Santana Lopes esclareceu o DN que, .na medida do possível., houve o .cuidado. de transferir secretários de Estado para junto de zonas de onde são naturais ou onde até possuem residência» - lê-se no Diário de Notícias de hoje.

Um Governo formado à medida do domicílio dos fregueses é a primeira vez que acontece.

Publicado por: Carlos Esperança em julho 25, 2004 01:57 PM

Luís ranhoso:
No teu sábio entender e se mandasses o que é que deslocalizavas para o Intendente?

Publicado por: fazdeconta em julho 25, 2004 05:47 PM

A tua mãezinha?

Publicado por: Troll em julho 25, 2004 06:34 PM