« A IRONIA | Entrada | POR DETRÁS DOS SLOGANS TELEVISIVOS... »

julho 21, 2004

OS NOSSOS PROGRAMAS INFANTIS

Ainda na linha "muito leve, muito fresco". O Rogério recorda-nos o excelente desenho animado Conan, o Rapaz do Futuro. Gostei, sem dúvida, mas os programas infantis que mais me marcaram foram o Tom Sawyer, o Sítio do Picapau Amarelo e o Era uma Vez o Espaço.
Ao contrário do Conan (legendado), o Tom Sawyer era dobrado. Ainda hoje quando ouço a Ermelinda Duarte lembro-me da voz do Tom. (A voz do Huck era a também inconfundível Irene Cruz.) Gostei da série de tal modo que tive de ler o livro. Que foi um dos livros que marcaram a minha infância.
Graças ao Tom Sawyer, tornei-me curioso pela América. Graças ao Sítio do Picapau Amarelo, passei a gostar de telenovelas brasileiras e, sem o saber, de Gilberto Gil, Dorival Caymmi e Chico Buarque (quando, muitos anos mais tarde, ouvi o Passaredo, a música do Pedrinho na versão da altura, fiquei com um nó na garganta). E graças ao magnífico Era uma vez o Espaço, interessei-me pela Física.

Publicado por Filipe Moura às julho 21, 2004 12:01 PM

Comentários

O «Era uma vez o Homem» e o «Era uma vez o Corpo» também foram séries fabulosas.

Publicado por: José Mário Silva em julho 21, 2004 12:04 PM

O que só vem provar que se pode, com propriedade, dizer a um miúdo: "diz-me que desenhos animados vês, dir-te-ei quem serás". Todas as séries que referes também me marcaram bastante, sim.

Publicado por: Rogério da Costa Pereira em julho 21, 2004 12:42 PM

quem não se lembra do "verão azul"?
"o dartacão"(não me lembro como se escreve)?
...
memórias...

Publicado por: Onun em julho 21, 2004 01:47 PM

Está tudo muito bem, mas nada de compara ao "Bel e Sebastião".

Publicado por: kafka em julho 21, 2004 02:22 PM

O "Sítio do Pica Pau Amarelo" para além de tudo o mais, era profundamente didáctico. De um modo super-leve punha os miúdos em contacto com aspectos culturais, de que outra forma nem de longe vinham a conhecer. Devia ser passado nas escolas. ( mas se calhar assim começavam a tomá-lo de ponto...) No outro sentido ( menos cultura clássica) também o "era uma vez o Espaço" era, não só didáctico, como - tal como diz o Filipe - "espevitador" de interesses científicos. E penso que se voltassem a passar ainda interessavam os miúdos.

Publicado por: Emiéle em julho 21, 2004 02:29 PM

ó kafka,

tb choravas com o "bel e sebastião"?
aquilo era mt triste, pá...

Publicado por: domingos em julho 21, 2004 02:30 PM

Mas... mas... o que era bom no Conan era mesmo ser em japonês! Ainda agora ao rever os dvds só consigo na versão japonesa que é bem mais onírica e transporta-nos naquela poesia dos vôos das gaivotas e dos dias a passar... E qual didático qual quê meus, a malta curtia era o Conan agarrado à asa de um avião segurado nos dedos dos pés! Isso é que era. ..

Publicado por: Daniel em julho 21, 2004 03:17 PM

Concordo a 100% com o Daniel. Tb não consigo ver aquilo em português. Ontem tentei e arrepiei-me.
Agora o uso que ele dava aos pés é de fazer inveja ao Daniel Day-Lewis.

Publicado por: Rogério da Costa Pereira em julho 21, 2004 03:28 PM

Eu, pessoalmente, não gostava muito do Sítio do Picapau Amarelo. Só comecei a gostar mais tarde. Era, no entanto, doido pelos "Era uma vez...".

Gostava também bastante dos Looney Tunes e do Tom&Jerry. Eram mais curtos mas perdia-me com eles. Também gostava de alguns da Hanna Barbera.

Alguém me sabe dizer o nome de uns que eram qualquer coisa com "...as cidades do ouro" e que se passavam com os Incas, Maias e/ou Aztecas?

O Dartacão e o Verão Azul (aproveitem e visitem Berja, onde foi filmada a série, fica perto de Málaga e é óptima para as férias) também eram imprescindíveis. Muitas das séries foram vistas com o velhinho "Agora Escolha" na altura em que se telefonava a escolher a série a passar.

Mas, para cima disso tudo e séries que tentarei por todos os meios mostrar aos meus filhos (quando os tiver) vão ser mesmo os Marretas e os Fraggles (quem se lembra destes últimos?).

Ai recordações recordações.

Publicado por: João André em julho 21, 2004 03:28 PM

Alguém se lembra daquela série das marionetes que se passava numa opera?
Via sempre isso "religioasamente" mas não me consigo lembrar do nome.

Publicado por: cachucho em julho 21, 2004 03:31 PM

E a SIC radical?

Com aquelas animações japonesas às 2 da Manhã.

Isso foi o que mais me marcou.

Publicado por: todo-boneco em julho 21, 2004 03:31 PM

João André:

Chamava-se "as misteriosas cidades de ouro", e podes encontrar as séries completas em DVD mas... sem legendas em português... É fácil encontrar referências no google ou na fnac francesa.

Já comprei o CONAN (a caixa 1. acho que ainda não saiu a 2), o Bana e Flapi, e a próxima aquisição é o Tom Sawyer...

Publicado por: Nuno SS em julho 21, 2004 03:48 PM

Para além do Conan, do Marco, do Tom Sawyer e do Dartacão, uma série que não esqueço era o "Jacky, o urso de Tallac"...e também havia o "Rui, o pequeno Cid" (como eu gostei de ter uma série com o meu nome ;) ). Foi uma infância feliz...

...e muito mais aqui: http://www.nipponanimation.com

Publicado por: grim em julho 21, 2004 04:54 PM

Antes desses existiram:
- HEIDI (creio que foi a primeira série de desenhos animados japoneses a ser dobrada em portugues)
- MARCO (o miudo que ia até à Argentina à procura da Mãe)
...e antes desses:
- TINTIM (que passava no chamado "2º Programa" da RTP)
... e muito antes:
O CARROSSEL MAGICO (A Anita, o Franjinhas e o Saltitão...) Esta série já reapareceu no canal Panda!

Publicado por: Marco em julho 21, 2004 05:05 PM

Emiéle

O "Sítio do Pica Pau Amarelo" é onde havia 1 preto com uma perna? Para crianças? Tenha paciência. O que eu gostava eram os desenhos que refere o senhor Todo Boneco.

Publicado por: Canzoada em julho 21, 2004 05:23 PM

és doente, caniche, és doente.

Publicado por: Rogério da Costa Pereira em julho 21, 2004 05:57 PM

Eu não gostava do "sítio do pica-pau amarelo" por causa da Cuca, a bruxa crocodilinea! Fartava-me de chorar... E aqueles desenhos animados que tinham dois duendes que se transformaram em árvores no último episódio e "Trolls", lembram-se? já não me lembro do nome...

Publicado por: Francisco Curate em julho 21, 2004 06:00 PM

ora bolas e ninguém fala nas "Cités d'Or"?? Os incas, os olmeques e a tecnologia? Esteban e Zia?? Uma série insuperável para quem cresceu com a animação dos 80's

Publicado por: Pedro Vieira em julho 21, 2004 06:18 PM

oops, o João André já tinha falado. Para compensar relembro aqui o Yakari e o Bana e Flappy

Publicado por: Pedro Vieira em julho 21, 2004 06:24 PM

A Heidi e a Pipi-das-Meias-Altas era do mais fixe que deu na RTP. E quem (não) se lembra dos "Pequenos Vagabundos" ? Os desenho animados actuais é só heróis que parecem monstros ou desenhos malfeitos. Salva-se uma ou outra coisa que vem do Japão (Samurai X; Evangelion) e algumas séries em CGI.

Publicado por: Viva a Heidi em julho 21, 2004 07:14 PM

E o Conan Vargas? Era um fã.

Publicado por: Ratinho Blanco em julho 21, 2004 09:35 PM

O D´Artacão é um ito. Estava a vê-lo quando me deram a minha primeira bicicleta. O Tom Sawer é um clássico de Domingo de manhã, como os Marretas ou aquele urso chamado Mishka. Mas os meus favoritos eram mesmo as já referidas "Citées D ´Or" (não falaram do Tao, o 3º elemento).
Francisco, a série dos anões que se transformavam em árvore chamava-se salvo erro "David, o Gnomo".A Cuca assustava-me no ínício, mas na 2ª série até me fazia rir.
Canzoada, o preto de uma perna é uma figura da mitologia brasileira a que dão o nome de Saci Péréré,e não é um exclusivo do "Sítio".

Publicado por: João Pedro em julho 21, 2004 11:25 PM

Em primeiro depreendo que o Filipe Moura é de um geração um pouco anterior à minha. Já o Zé Mário parece inserir-se na minha geração, porquê? Porque se o Filipe Moura gostou da série .Era uma vez o espaço. seguramente também iria gostar do série .Era uma vez o homem., e daquela lindíssima música do genérico que, pelo menos, era inspirada na .Toccata & Fugue. do João Sebastião Bach. Alguém me pode ajudar nesta parte? Confirmem ou desmintam por favor.

Das séries faladas as minhas preferidas foram, .Conan, o rapaz do futuro., .Era uma vez o espaço., .Era uma vez o homem., .Misha., .D.Artacão., e .Tom & Jerry..

«Depois ainda haviam uns exercícios de masoquismo de alguns autores de animação, exemplo disso eram as séries: .Marco., e os ursinhos .Jacky &Jill.. Em ambas as séries os protagonistas centrais perderam a mãe, e era em torno deste facto que a acção se desenvolvia. Estão a ver o que isto representava para putos como nós de 7, 8, 9, e 10 anos. Porra, tenham lá santa paciência!!»

Publicado por: Major Alvega em julho 22, 2004 12:54 AM

«(...)uns exercícios de masoquismo de (...)» desculpem queriam mesmo dizer "sadismo" e não "masoquismo". Masoquistas talvez fossemos nós.

Publicado por: Major Alvega em julho 22, 2004 01:18 AM


Joáo Pedro, tal como o saci também a Cuca é uma figura do folclore brasileiro.
Francisco, a Cuca assustava-te? Eu adorava-a, e mais a música do Caymmi: "Cuidado com a Cuca/ Que a Cuca te pega/Te pega daqui/Te pega de lá (bis)/A Cuca é malvada/E se fica irritada/E se fica irritada/A Cuca é malvada/A Cuca é malvada/E se fica irritada/A Cuca é malvada/Cuidado com ela!"
Era um gozo completo.
Já agora, não era crocodilínea, era "a jacaroa" mesmo, no dizer da Emília.
Major, eu sou quase três anos mais novo do que o Zé Mário. Deixei foi de ver desenhos animados assim que fui para o ciclo preparatório, pois achei que já era muito crescido. Achava ridículo ver desenhos animados e ter colegas que fumavam.
Tom Sawyer sempre!

Publicado por: Filipe Moura em julho 22, 2004 02:01 AM

Já agora, João André, eu nunca vi o "Verão Azul" porque a personagem ridícula era um gordinho e eu era gordinho na altura. Esquece!
Finalmente admira-me como ninguém falou no clássico dos clássicos que era a Abelha Maia (e o Calimero, claro). Se bem que isto já era mais para adultos.

Publicado por: Filipe Moura em julho 22, 2004 02:08 AM

É triste ver que só uma pessoa falou de Evangelion... muito triste... afinal de contas na Europa quase não existe animação de qualidade, temos de a importar do estrnageiro...
Viva o Anime... pelo menos tem tudo o que deve ter: qualidade gráfica e profundidade!

Publicado por: Prometeu em julho 22, 2004 03:45 AM

Filipe:
A Maia e o Calimero caíram em desgraça depois de o mundo saber o que se passou entre eles. Um pinto e uma abelha, não está certo...

Publicado por: Rogério da Costa Pereira em julho 22, 2004 10:48 AM

E o Conan Vargas? E as "Aventuras do Capitão Porão"? Isso é que eram Desenhos Animados de qualidade.

Publicado por: Ratinho Blanco em julho 22, 2004 11:02 AM

Entao e ninguem se lembra dos Desenhos Animados do Leste apresentados pelo Vasco Granja, eram uma grande seca...

Publicado por: Asterix em julho 22, 2004 12:07 PM

Filipe, talvez não tenhas percebido, mas quando constatei que deverias ser de uma geração diferente não qualquer intuito provocação, estava mesmo a tentar confirmar a minha suspeita. Embora eu pertença à geração de .ouro. não existe qualquer tipo de sobranceria desta geração para com qualquer outra.
No entanto, e só para concluir 3 anos naquela idade pode significar muito. Pode significar, só conhecer a série .Era uma vez o espaço. ou conhecer ambas as séries (Homem/Espaço), já viste a perda que é? Filipe, tem calma, este é um assunto ameno : - ))))

Publicado por: Major Alvega em julho 22, 2004 12:42 PM

E o sport Billy? «Os Strunffes»? O iman, claro e outros que referiram Heidi , Dartanhã, O cão o Bell, outro que não se lembra o nome mas era a Joca acho que eram castores.........

Publicado por: FOSSIL em julho 23, 2004 10:11 AM

Fiquei muito feliz por ver uma referência ao desenho Sport Billy. Era um dos meus favoritos, principalmente porque cada objeto que ele retirava da bosa mágica tinha um nome ligado a um Deus grego. Entretanto não consigo lembrar do vilão, e se não me engano havia um cachorro engraçado também na trama e uma menininha; mas o enredo não me lembro bem. Também gostaria de fazer menção ao desenho Calvin e o Coronel, que era muito engraçado, mas pouco lembrado pela maioria.

Publicado por: Márcio Henrique Vieira Amaro em setembro 6, 2004 01:05 AM

Tal como todos vós também eu pertenço a essa geração de ouro que assistiu às melhores séries de desenhos animados, e não só, de sempre.
Gostaria de saber onde posso adquirir a série "Verão Azul", uma vez q foi uma das que mais gostei.

Publicado por: isabel em janeiro 19, 2005 01:49 PM

Olá a todos!

Que bom que foi "ler-vos" a todos, fiquei a sentir-me menos mal (e mais normal) porque afinal vcs tb vibram com estas coisas e SIM tb foram marcantes pra vcs!!! ALiás, é um óptimo "desbloqueador" de conversas, todos ficam sp mt animados com este tema (experimentem...).

Suponho q somos tds da mm geração (nascidos cerca de 1977), porque me recordo dessas séries todas, e concordo com vcs, inclusivé, que algumas despertam o gosto por várias áreas (ficção científica, saúde, tecnologias, seja o que for).

Adorei as Cités D'Or, achei genial, tal como o Conan, o Rapaz do Futuro, os Era Uma Vez, etc etc.. Mas tb é verdade que os japoneses por vezes exageravam nas´séries ULTRA dramáticas, com mães desaparecidas, mt a puxar à faca e alguidar (e tb concordo que isso pra uma criança n é lá mt didáctico), mas pronto, isso é mesmo cultural (eles são, de facto, um mundo à parte).

Alguém falou em castores: lembro-me do Joca.. isso ou era o Bana & Flappy, ou as Fábulas (histórias?) da Floresta Verde. E do Yakari (esse n gostei mto, e levava-nos ao The Loooone Ranger, que pessoalmente detestava..). E também me lembro SIM dessas marionetas que acho que "viviam" nos bastidores de uma sala de Ópera (n sei o nome, mas lembro.me que a má da fita era a Lotte). Falta só o Nils Olgersson...alguém se lembra?

E também faltam as séries portuguesas: quem não se lembra da Árvore dos Patafúrdios, e Os Amigos do Gaspar (o inesquecível Guarda Serôdio, e o "ó-tóio-sóio-tóio"?)? com música do Sérgio Godinho (na altura detestava-o, hj sou fã!).

Ah, e eu gostava dos desenhos animados de Leste do Vasco Granja :)

Beijos

Publicado por: Clau Lea em janeiro 20, 2005 07:23 PM

olá a todos
sou fã de desenhos animados desde pequena, ando à procura de imagens do carrosel Mágico. Precisa mesmo.
Gostaria de saber se alguém me pode ajudar a encontrar.
Por favor.
Please.
joana

Publicado por: joana em fevereiro 1, 2005 11:08 PM