« O MEU CICLISTA PREFERIDO | Entrada | OS BURACOS NEGROS TÊM CABELO »

julho 19, 2004

NÃO TENHAM MEDO. ESTAMOS AQUI PARA VOS SALVAR!

O "New England Journal of Medicine" está preocupado com a saúde mental dos soldados que regressam do Iraque e do Afeganistão. O stress pós-traumático é tramado. Digo isto sem ironia: sei que grande parte dos soldados que por lá penam não pediram tal destino. No entanto, permito-me desviar a minha atenção por uns minutos da periclitante sanidade dos guerreiros made in USA.
O que gostaria de destacar neste relatório é mesmo um pormenor de somenos. Uma minudência quase esquecida num canto pouco iluminado.
Numa elucidativa tabela, vemos que 14% dos inquiridos - militares do Exército americano que regressaram do Iraque - se atribuem culpas pela morte de um "não-combatente". Quanto aos bravos Marines, a percentagem dispara para os 28%.
("Não-combatente" é o nome mais asséptico que hoje se dá aos civis, sobretudo quando morrem.)
Agora, pensem nos milhares e milhares de soldados americanos que andam pelo Iraque neste preciso momento. Para calcular o risco que as populações civis em seu redor correm, façam as contas.

Publicado por Luis Rainha às julho 19, 2004 05:14 PM

Comentários

Confundes o direito à liberdade de expressão e crítica com o comentário irresponsável e a graça parva. Desejas criticar, mas não queres ser criticado, o que te destrói. Queres poder atacar a coberto de qualquer ataque. É por isso que jogas na sombra

Verdade Suprema

Publicado por: Verdade Suprema em julho 19, 2004 05:33 PM

"sei que grande parte dos soldados que por lá penam não pediram tal destino" , creio que são na sua grande maioria voluntarios, por isso disponiveis para ir para qualquer destino.

Estranho nunca se falar dos civis que sobrevivem, seria interessante estudar os danos psicologicos que ficaram em milhares e milhares de adultos e crianças.

Publicado por: cachucho em julho 19, 2004 05:39 PM

Olha que anda por lá muito reservista, muito National Guard e muita outra miudagem que só se alistou para fugir ao desemprego ou para ter possibilidade de estudar.
Mesmo o marine mais sanguinário pode bem estar a sentir-se enganado por o terem enfiado nesta guerra absurda...

Publicado por: Luis Rainha em julho 19, 2004 06:29 PM

Nesta e na da Libertação da Europa. O que vale é que estas novas gerações europeias são muito solidárias. O povo Iraquiano que se lixasse, porque não lhes dizia respeito. Se esse pensamento tivesse sido igual ao dos tempos dos nossos pais, Hitler ainda Governava a Europa, com os franceses a ajudarem, como o fizeram. Talvez fosse melhor, não tinhamos de estar a aturar estes Comunas!

Publicado por: Tulipa em julho 19, 2004 06:39 PM

bem, como ainda não tenho direito a um link aqui (deve ser por conseguir pensar), ponho eu próprio o meu link aqui... (hã... como é que se faz isso?)

Publicado por: Jack em julho 19, 2004 07:43 PM

É mesmo tipico do bloco de esquerda, criticar e depois fugir às responsabilidades.
Lá dizia o velho ditado : trotskista feliz é trotskista na oposição.

Publicado por: Acolito Espirita em julho 19, 2004 08:01 PM

Ó Acolito Espirita. É BLOG de ESQUERDA. não é BLOCO DE ESQUERDA.

Publicado por: cachucho em julho 19, 2004 08:59 PM

Julgo que a linda flor de nome tulipa tem de rever os cadernos de história. O Hitler ocupou grande parte do território europeu. Talvez eu me engane, mas parece-me que os afegãos e os iraquianos não ocuparam nenhuma parte da Europa nem dos Estados Unidos da América.
Ou será que aviões americanos pilotados por árabes contam?

Publicado por: daniela em julho 19, 2004 09:10 PM

pois sim, mas a tulipa ouviu essa boca da "salvação" lá na estufa e foi isso que lhe ficou gravado na cassette dos jogos florais

Publicado por: tchernignobyl em julho 19, 2004 09:25 PM

Que eu saiba o território europeu não fazia parte dos EUA. E foi só parte da Europa! Os americanos não tinham nada a ver com isso. Os europeus que lixassem.
Na Jugoslávia ninguém ocupou ninguém! Estavam só em guerra civil. Que resolvessem os problemas deles.
E no Kosovo ninguém ocupou ninguém!
É só quando vos interessa.

Publicado por: Tulipa em julho 19, 2004 10:13 PM

Mito de Sísifo

Condenado pelo Olimpo a empurrar para toda a eternidade uma rocha pela montanha acima, vê-la descer e empurrá-la de novo.

É este o Destino dos Comunas!

Publicado por: Jorge Monhé em julho 19, 2004 10:33 PM

A mafia, graças à contribuição do famoso gangster Lucky Luciano deu a sua contribuição na invasão da Sicília pelo aliados.
Deveremos ficar eternamente gratos à mafia?
Nunca mais sairemos desta estaca zero da discussão?
há sessenta anos era uma realidade, hoje é outra.
os israelitas exigem que seja reconhecido o direito deles torturarem e perseguirem outros vampirizando a memória do holocausto, os pró-americanos inventaram essa da dívida de gratidão para situações que nada têem que ver com o passado.

Publicado por: tchernignobyl em julho 19, 2004 10:41 PM

aquentem-se,vamos vencer!-eu acho que é como,o ultimo a chegar é burro! Cortar o pescoço a quem gritou só ficaria bem,o respeito a ele é deixado! Não quando toca numa mulher,isso de buscar uma nova,cabe na minha mão,não deixar apodrecer,que tenho a receber?!

Publicado por: triciclo em julho 20, 2004 12:18 AM

Rui Silva,
Se não percebes, eu explico-te. Julgas saber que "o facto de haver mais baixas civis só tem a ver com o facto do grosso da resistência se encontrar nas cidades o que aumenta o risco para os civis". Este é o teu ponto de vista enquanto analista militar. Pena é que estejas errado: o problema, já http://www.hrw.org/press/2003/10/iraq102103.htm ">amplamente denunciado, tem a ver com as famosas rules of engagement, que colocam acima de qualquer outra preocupação a segurança dos soldados americanos. As incessantes acusações aos marines de uso desproporcionado da força radicam-se aqui.
Se te parece normal que 28% dos militares verdadeiramente profissionais que estão no Iraque . achares que todos, incluindo reservistas, guardas nacionais e integrantes de companhias técnicas, também o são... é uma anedota . tenham morto um civil, então é natural que não tenhas percebido grande coisa.

Publicado por: Luis Rainha em julho 20, 2004 12:59 AM

Lendo este post concluo que o autor está apenas a chamar a atenção para o resultado de um cálculo matemático (n.º de soldados / percentagem dos que matam "não-combatentes"). Nada mais. Nada menos. Apenas algo extremamente relevante e que dá que pensar. Quando se vive em paz, é difícil equacionar o sofrimento de quem vive cada dia sem saber se chegará a ver o sol nascer outra vez. No contexto desta "guerra" no Iraque, um "não-combatente" morto é demais. No contexto desta "guerra" no Iraque, não admito danos colaterais.

Publicado por: The Bird @ frangosparafora.blogspot.com em julho 20, 2004 09:01 AM

BRAVISSIMOS E CERTEIROS OS RAIDS AMERICANOS,NAS CRIANÇAS, NAS MULHERES NOS VELHOS NOS CIVIS, MAS COMO SÃO IRAQUIANOS NÃO INTERESSA,AGORA SE FÕSSEM AMERICANOS A HISTORIA SERIA OUTRA.IMAGINEM NOVA YORK A SER BOMBARDEADA ,ISSO SERIA UM ATAQUE TERRORISTA.NÃO FOI O QUE ACONTECEU NO 11 DE SETEMBRO?MAS OS BOMBARDEAMENTOS DIARIOS NO IRAQUE NÃO SÃO,ATAQUES TERRORISTAS DOS SOLDADOS DO SR BUSH, SÃO DANOS COLATERAIS...

Publicado por: antonietapaulo em julho 20, 2004 10:11 AM

Deixemos a ideologia de fora e deixemos os factos falarem por si: 28% é uma percentagem muito elevada.

Publicado por: Francisco Curate em julho 20, 2004 11:43 AM

Num ano no Iraque só morreram 900 soldados. Em Portugal num ano foram assassinadas nas estradas portuguesas 1550 pessoas. Afinal, onde está a guerra?

Publicado por: Narciso em julho 20, 2004 01:17 PM

E do Kosovo, ninguém responde, ou querem esquecer o assunto? Era um problema interno da Sérvia. E se alguém tivesse que ir lá, que fossem os Europeus. Mas os franceses até tiveram de alugar barcos para levarem as tropas!
E a Jugoslávia? Porque é que se foram lá meter?

A História repete-se: tal como Hitler, que de início não tinha força nenhuma, Saddam iria lançar, mais tarde ou mais cedo, bombas nucleares, quando conseguisse deitar-lhes a mão. Graças aos americanos isso não aconteceu. A Europa está em paz por causa dos americanos.

Publicado por: Tulipa em julho 20, 2004 01:22 PM

Isso (as mortes civis) é de facto o mais importante, mas não o único. Quantos homens, mulheres e crianças e soldad@s iraquian@s estarão na mesma situação desses americanos? Será preciso dizer tudo para que esta gente reconheça simplesmente quando se está a chamar a atenção para algo que podia e deveria ser de maneira diferente? Pensem um bocado antes de comentar.

Publicado por: filinto em julho 20, 2004 04:59 PM

Valha-nos José Vilhena, se em menos de 50 anos não sobrar um sabujo direitalha, por efeito da arrogância galopante e accção da pílula.

Publicado por: charles em julho 20, 2004 05:11 PM

Acabaram-se os argumentos aos camaradas, porque eles têm medo de responder às perguntas que incomodam:

- e no Kosovo? Aquilo era unicamente um problema da Sérvia. Agora está ocupada pela UE.

- e a Jugoslávia? Era somente uma guerra civil, igual a tantas outras.

- e a UE o que faz pela Somália?

Aqui fica um poema para esses troca-tintas, que só dizem mal dos americanos porque sabem que a Europa está protegida por eles de qualquer ataque.

.O Medo vai ter tudo
Quase tudo
E cada um por seu caminho
Havemos todos de chegar
Quase todos
A ratos
Sim
A ratos.

Publicado por: Tulipa em julho 20, 2004 05:39 PM

O ranhoso do árabe está a rir-se!
Só vos engana a vocês. Eu se tivesse lá punha-lhe uma granada entre os dentes. Eram dois coelhos de uma só vez!

Publicado por: Fascista em julho 20, 2004 05:40 PM

O que vale é que os fascista só têm comentários deste tipo. Ou seja, merdosos.

Publicado por: cachucho em julho 20, 2004 06:12 PM

Felizmente que a história nunca se repete.

Publicado por: daniela em julho 20, 2004 08:08 PM

A História repete-se sempre:

A Alemanha foi cúmplice do desmembramento da Jugoslávia, apoiando a fascista Croácia.

O Vaticano apoiou a Alemanha, sendo cúmplice do desmembramento da Jugoslávia.

A França deixou tudo acontecer, como fez com o Hitler.

E, no fim, quem veio repôr a ordem foram as tropas americanas, porque a UE nada conseguiu.

A Espanha não é um país, mas um conjunto de regiões, que mais tarde ou mais cedo vão alcançar a independência.

A ETA agora é um bando de terroristas, mas em 1975 os Comunas invadiram e roubaram a embaixada Espanhola em Lisboa, porque Franco mandara fusilar alguns membros da ETA, que esses mesmos comunas apelidavam de heróis.

É o Eterno Retorno!

Publicado por: Tulipa em julho 20, 2004 09:36 PM

A tua conversa é uma sucessão de contradições, só te interessa a conclusão, "os "camaradas" sem argumentos, os EUA é que são bons ( desde que bombardeiem qualquer coisa) .
Para não me estar a chatear com muita treta, digo só que foi muito bem invadida a embaixada.
A ETA na época lutava contra o terrorismo fascista, fazia resitência.
Aceita isso como um caso flagrante de "ingerência" activa se quiseres se não te quiseres também é indiferente.

by the way, os americanos "repuseram" a ordem onde?
Por terem arrasado a sérvia (Kosovo e arredores) com bombardeamentos aéreos destinados a destruir todo o tipo de infra-estruturas, beliscando minimamente o exército sérvio?
No meio disto tudo o Milosevic até foi um sujeito sensato por se ter rendido.
Um qualquer lider ditatorial "normal" enquanto tivesse o exército operacional estar-se-ia a borrifar para os civis.
O resultado: o que é para ti a "normalidade" do Kosovo?
Substituir um poder pelo outro?

Publicado por: tchernignobyl em julho 20, 2004 09:49 PM

Eu creio que ninguem liberta ninguem,tudo é uma convergencia d'interéses apolipticos,Sharon mais que pessoa o faz ver,antes que o diga ja os judeus Argentinos o tinham feito:o probelema é que um numero d'pessoas heteroclicas o façam sem verdadeiramente estarem seguros d'eles mesmo..e servem-se do holocausto para se convencerem-se! Mas quem sâo os Americanos para terem um grande orgulho?? Isso mesmo,sâo indeviduos que vieram de todas as partes do Planeta procurando uma vida melhor,depois aqueles que souberam se servir da sua capacidade d'orador fiséram o resto. Os judeus que estavam espalhados em todo mundo e sabendo-se perseguidos para eles foi uma verdadeira terra prometida.. um verdadeiro sonho,que Sharon com o que vem de diser,para que a França ja nâo presta para os judeus fez um fim abrupto,e de que maneira.Sabendo como os Americanos sâo faceis a adoptar uma outra religiâo ,e sabendo como os judeus sâo arrogantes,basta aparecer um prégador que diga que a falta é a eles,o sonho transforma-se mais uma vez em pesadelo.Eu pessoalmente,nâo acredito em raças,e os melhores cientistas no Mundo ja o provaram,por contra ,as religiôes sâo uma verdadeira epedimia,sâo elas que mantem o tribalismo.É éssa a razâo que a palavra democracia nâo tem senso..e o mundo é orgulhoso em votar por alguem,que tudo o que diz é do bla bla.Tambem nâo acredito em deus,outra historia para os incrédulos,porque se houvesse nâo podia admetir tanto horror:é impensavel..que num mundo tâo vasto num planeta tâo minusculo se comentam tantas barbaridades,a injustiça cérca-nos como uma nuvem carregada de sofrenças.Vivo num pais de trinta e oito milhôes d'habitantes,como um dos melhores do mundo,quatro mil pessoas se suicidan-se por ano 500 sâo pessoas idosas..e penso logo de seguida no Sudâo:que sofrenças

Publicado por: calhordus em julho 20, 2004 11:42 PM

Eh, eh, mas que é isto ?

Uma invasão de ratazanas bushistas ? De colaboracionistas da camonada neo-con ? De traidores à Europa ? De "enculés" dos BuSSho-ssharonescos ?

Essa escória está a precisar de uma limpeza exemplar. Uma deportação em massa para o Midwest da Coboilândia... Bestas como o Tulipa que esquecem que os europeus derrotaram sozinhos o nazismo e que a camonada só teve 100.000 baixas na Europa (300 vezes menos que os Europeus !!!). Pudera ! Essas amélias só chegaram em força à Europa CINCO ANOS depois da guerra começar, 10 meses antes do fim e quando a Alemanha já estava moribunda !!! Para mais só 15% das forças nazis lutavam na frente ocidental (70%, e as melhores, lutavam na verdadeira frente, a de leste) !!!

O que dizer de "europeus" que se põem de cócoras e abaixam as calças aos chicken-hawks acoboiados, ignorando que valentes europeus escorraçaram a besta nazi até ao bunker da Potsdamerplatz tendo, só os russos, 20 milhões de baixas !!!

Serão patriotas europeus ? Claro que não ! São traidores e colaboracionistas ! Panascada política penetrada pelo busho-ssharonismo ! Corram com essa escória ! São um insulto à verdadeira direita, a patriótica e europeísta !

Pelo paleio, cheiram a Pum-puns recauchutados de neo-cons, como o Burrão, O JPP e o Zé Labrego ! Desenfestem o forum dessas ratazanas mal-cheirosas...

Publicado por: euroliberal em julho 21, 2004 12:46 AM

Eu e os meus camaradas da RIAPA, vimos o Homem a ir à Lua em directo às 3 da Manhã de 20 de Julho de 1969, o que nós queríamos ver agora
era mandarem para a Lua, o Ressabiado Louçã, o Ressabiado Carválha-se, e o Ressabiado..,..hum,...hum,....bem, acho que do PS podiam ir todos!

Publicado por: guelas em julho 21, 2004 01:16 AM

Quero só fazer uma sugestão:

Se não conseguem eliminar a peste respondendo-lhe, o melhor é deixá-los estar. Só conseguiriam eliminá-los pela argumentação se eles a percebessem... a discussão política é um exercício de inteligência.

Os coitados têm idade de ter visto o Homem chegar à Lua e ainda não conseguem perceber as diferenças entre um genocídio e uma lutazinha lá em casa (que é crime público, por acaso); não entendem por exemplo que o que já andava a matar os iraquianos em grande escala antes da invasão, além do Saddam, era o embargo americano (esse sim, fruto de uma luta caseira entre velhos amigos); claro que matando a população à fome teriam que esperar muito mais tempo até poderem tomar conta do petróleo: umas bombas e uns danos colaterais são bem mais rápidos, até porque "às sobras" podem começar a vender outros produtos, acaba o embargo, e assim até lucram as petroleiras e as outras!

Mas pessoal, temos que admitir que há pessoas que simplesmente não conseguem perceber. Um dia fartam-se de falar para o boneco e acabam por ir lá para os blogs deles, que eu não sei quais são, não quero saber e não costumo simpatizar com quem sabe...

Helena

Publicado por: Helena em julho 21, 2004 03:51 AM

NEM SEI QUE DIGA, O MELHOR É NÃO DIZER NADA.

A VOSSA SORTE E ESTAR AQUI NO CANTINHO ,SOSSEGADOS PORQUE NÃO TEMOS PETRÓLEO, OS AMERICANOS, NÃO NOS VÊM CÁ CHATEAR,NÃO BOMBARDEIAM AS ESCOLAS DOS NOSSOS FILHOS POR ENGANO ,NÃO TEMOS QUE SER TERRORISTAS AGORA PORQUE FELIZMENTE OS NOSSOS ANTEPASSADOS JÁ FORAM
SENÃO OS FILIPES DE ESPANHA AINDA CÁ ESTAVAM, NÃO TINHA SIDO SÓ 60 ANOS.

DEVE SER MUITO BOM TER O PAÍS OCUPADO E TRANSFORMAR-SE EM HOMEM BOMBA A VER SE O MUNDO ACORDA E VÊ QUEM COMEÇOU REALMENTE O TERRORISMO.

E AGORA VOU CHORAR POR CAUSA DE VOCÊS QUE NÃO ENTENDEM, PELOS QUE SOFREM SEM NUNCA TEREM FEITO MAL A NINGUEM , PELA GANÂNCIA DO PETRÓLEO, PELAS CRIANÇAS DE ÁFRICA QUE MORREM DE FOME E SIDA, PORQUE OS GOVERNANTES CONSTROEM FORTUNAS COM O DINHEIRO QUE É ENVIADO PELA AJUDA HUMANITÁRIA,
POR ESTE MUNDO E POR MIM QUE QUERIA FAZER ALGUMA COISA PARA MUDAR ESTE MUNDO E NÃO ME DEIXAM.

Publicado por: antonietapaulo em julho 21, 2004 10:03 AM