« SANTANETES E SANTANISMOS | Entrada | O FUTURO DE SHARON »

julho 19, 2004

DER PORTUGIESISCHE BERLUSCONI

"O dandy tem uma reputação muito versátil. É frequente encontrá-lo quer nas discotecas da capital, quer em recepções oficiais. Três vezes casado, com cinco filhos, verifica-se que as louras à sua volta mudam a uma grande velocidade desde o fim do seu último casamento. Da sua estadia na câmara da metrópole à beira do Tejo, resta uma herança medíocre: muitas promessas populistas, muito pouca acção. As despesas municipais aumentaram. A sua aparência exageradamente esmerada, o seu glamour, o futebol e o seu dom de lisongear as pessoas fazem com que se lhe atribua o título de Berlusconi português. Muitos ministros têm medo de que Santana Lopes governe da mesma maneira como foi presidente da câmara de Lisboa."

Quem o afirma não somos nós: é o Die Tageszeitung.

(A minha responsabilidade é pelo resumo de uma tradução francês-português. A tradução do original alemão para o francês é do meu amigo Joerg. Deixo a ligação para o original em alemão para quem o entender.)

Publicado por Filipe Moura às julho 19, 2004 01:08 AM

Comentários

a mim parece-me muito redutora a caracterização do personagem a partir da cena das "louras". Pode ser que funcione na Alemanha mas...
Interessa mais a parte da muita conversa e pouca acção... o que até em parte pode ser mais uma faceta positiva do santana, porque muita da acção que ele promete pode ter resultados muito perniciosos se levada à prática.
Enquanto perdia ao que parece irremediavelmente a cena de mocada na Suíça tive um raro momento de pachorra para o professor e pude assistir à forma sibilina como ele despachou algumas das "propostas" do lopes dando-lhe ao mesmo tempo as dicas para ele dar a volta às coisas, ou seja, deixando-as cair. Admito que foi um bom momento de televisão.

Publicado por: tchernignobyl em julho 19, 2004 01:14 AM

Claro, tchern. A mim também. Já voltamos ao Clinton, que podia ter os casos que quisesse mas foi um dos melhores presidente dos EUA.
Eu só quis com este texto mostrar um pouco da imagem internacional do Santana, sem comentários.

Publicado por: Filipe Moura em julho 19, 2004 01:20 AM

Tive a ler a notícia em alemão e percebo tudo menos o primeiro nome que aparece na notícia... Pedro Santana Lopes.:)

Publicado por: cachucho em julho 19, 2004 01:21 AM

Lembrei-me, finalmente, do que me lembra o penteado ridículo de PSL. É de "O Planeta dos Macacos"!

Publicado por: surpreendida em julho 19, 2004 02:05 AM

Pois... e em que medida é que faz a ponte de que Santana é igual a Bush???

Publicado por: Acácio em julho 19, 2004 10:42 AM

Deixem o PSL trabalhar que ele enterra-se por ele próprio.
O resto do folclore dele é conhaque, não é tropa

Publicado por: daniela em julho 19, 2004 11:58 AM

O problema de Santana não são as louras à volta dele (falar nisso pode até parecer inveja). O problema é que Santana é só fogo de artificio.Vazio de ideias,hiperprodução de idiotices (Parque Mayer,Tunel,Agricultura em Santarem,...)

Publicado por: fvaz em julho 19, 2004 03:37 PM