« O FESTIVAL ESTÁ QUASE NO FIM | Entrada | Efeitos positivos do Santanismo (mais) »

julho 17, 2004

AMIGOS E ESTREANTES

«É um governo de amigos e estreantes, com poucos técnicos e muitos políticos, aquele que Pedro Santana Lopes apresentou ontem ao Presidente da República e à comissão política do PSD» (in Público)

Depois dos primeiros ases tirados do baralho (o assustador mas experiente Bagão Félix, transferido da Segurança Social para as Finanças, e o quase consensual diplomata António Monteiro, indigitado para os Negócios Estrangeiros), o governo de Santana Lopes só revela duques e ternos. É, de resto, um Executivo à imagem do seu líder: neófito, comprometido e desconfortável na sua nova pele. Alguém imagina Nobre Guedes a mergulhar nos complexos dossiês do Ambiente? E Telmo Correia, um cão-de-fila de Paulo Portas, a gerir os melindres da estratégia turística nacional?
Na sua maioria, os novos ministros dividem-se em quatro categorias: os óbvios erros de casting (como os supra-citados e as novas ministras da Cultura e da Educação), os que merecem o benefício da dúvida (Fernando Negrão na Segurança Social), os perigosos (Bagão nas Finanças; José Luís Arnaut no super-ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional, em ano de pré-autárquicas) e as incógnitas (Daniel Sanches; José Pedro Aguiar Branco e todas as outras escolhas que foram feitas apenas por motivos políticos, de forma a criar uma corte fiel a Santana no Conselho de Ministros).
Em suma, se o Governo de Durão Barroso já era bastante fraco, este consegue ser ainda mais débil e dependente da iniciativa, visão e capacidade política do seu líder. Um líder chamado Santana Lopes. Mais do que triste, o cenário que se desenha para os próximos meses de governo em Portugal é altamente preocupante.

Publicado por José Mário Silva às julho 17, 2004 12:32 PM

Comentários

E como classificar a ideia de levar o Negrão a ministro, depois daquela cena das fugas de informação a propósito do caso Moderna?

Publicado por: Luis Rainha em julho 19, 2004 06:35 PM

é um governo de fuga para a frente.

Publicado por: tchernignobyl em julho 19, 2004 08:38 PM