« SOPA DE LETRAS | Entrada | ORGULHO SELECTIVO »

julho 12, 2004

É SÓ MUDAR AS DATAS

Guiava eu hoje à tarde por uma estrada do Alentejo quando no alto de um cerro vi uma pequena multidão.
Aproximei-me vi que admiravam um fogo que lá em baixo, numa extensa zona plana a cerca de sete quilómetros, se estendia por uma frente de dois ou três quilómetros através de uma zona densamente arborizada lançando para o céu uma enorme núvem de fumo que se elevava para Nascente, descrevia um arco à medida que subia e dirigia-se finalmente para o mar quando atingia uma altitude de umas centenas de metros.
Não se via um único helicóptero, apenas tractores a caminho do local para ajudarem os bombeiros a combaterem o fogo.
O Verão que se aproxima bem pode ter amornado no plano político com a decisão do Presidente mas no capítulo dos fogos, embora seja dificilmente concebível que se atinjam os recordes do ano passado parece que vamos tê-lo novamente escaldante.
Ainda mal a "estação" começou e já as labaredas irrompem de Norte a Sul.
Felizmente vale-nos o Livro Branco elaborado no fim do Verão passado pela Eminência Ministerial Lopes, Figueiredo, destinado a ilibá-lo e ao Governo do descalabro e a .propôr medidas. de prevenção e combate .
Como o conteúdo deste ano vai ser praticamente igual ao do anterior, no fim do Verão é só mandar editar as páginas com a data actualizada e teremos um novo Livro Branco prontinho em tempo recorde (poupança, eficiência...) a desculpabilizar mais uma vez o Governo.
Como ainda por cima o Governo deste ano só agora entrará em funções e não tem nada a ver com o que se passou nos anos anteriores está rigorosamente inocente.
Mais uma razão pois, para re-editar o Livro Branco.
Com um bocadinho de sorte até que talvez ainda esteja actualizado e legível para o próximo ano.

Publicado por tchernignobyl às julho 12, 2004 08:58 PM

Comentários

Segundo o Público, este ano já ardeu mais área que em igual período do ano passado.

Ah, "nuvem" e "propor" não são acentuadas.

Publicado por: curioso em julho 13, 2004 05:22 PM