« A TUDO QUANTO EXISTE ME HEI-DE UNIR | Entrada | AINDA VALERÁ A PENA VOTAR NUM PRESIDENTE DA REPÚBLICA? (2) »

julho 03, 2004

AINDA VALERÁ A PENA VOTAR NUM PRESIDENTE DA REPÚBLICA? (1)

António Guterres apeou-se do cargo de primeiro-ministro na sequência de um resultado catastrófico em eleições autárquicas. Jorge Sampaio aceitou essa demissão e escolheu não convidar o PS a formar novo governo. Estava no seu direito.
Agora, o mesmíssimo Presidente prepara-se para recompensar a fuga de um outro primeiro-ministro . igualmente no rescaldo de eleições desastrosas para as suas cores . com a elevação às mais altas responsabilidades governativas de um cromo sem currículo nem tino suficientes para tal. Se calhar, continua no seu inteiro direito.
Eu, por acaso, até votei neste Presidente: Jorge Sampaio. E escolhi-o em oposição a um candidato de direita, crente que, quando o momento da verdade chegasse, o facto de termos um Supremo Magistrado de esquerda faria alguma diferença. Afinal, parece que me enganei.
Sim; já ouvi a cantilena do "Presidente de todos os portugueses". Mas o facto é que este PR vai ter de tomar, nos próximos dias, uma decisão que desagradará sempre a uma grande parte do eleitorado. Por muita urticária que lhe tal pensamento lhe cause.
Se o facto de ele ter sido eleito pelo "povo de esquerda" não vai ter qualquer peso nesta decisão, declaro-me aqui e agora arrependido de me ter dado ao incómodo de votar nas presidenciais. Se é indiferente estar lá Sampaio ou Cavaco Silva, talvez fosse mais económico e razoável deixarmos ao Tribunal Constitucional - ou a algum computador versado em leis - a resolução destas crises. Sempre poupávamos o pobre Jorge I, o Consensual, a semelhantes dores de cabeça.

Publicado por Luis Rainha às julho 3, 2004 10:41 AM

Comentários

Esse juízo pode ser algo precipitado porque suponha que a decisão dele, seja a de pedir ao PSD que indique um seu deputado sufragado nas últimas legislativas para ser indigitado 1º. ministro, o que pessoalmente não acredito que aconteça. Ou então que ele opte pura e simplesmente por eleições antecipadas. Sobretudo pelas declarações prestadas ontem por Durão Barroso, que o envolvem num compromisso para com ele de que não haveria eleições o que não acredito tenha existido tal, poderá contribuir ainda mais para que a resolução não lhe seja favorável.

Publicado por: congeminações em julho 3, 2004 11:11 AM

Eu espero mesmo que seja prematuro ter a certeza da concretização deste cenário. E nem me passa pela ideia que o tal "compromisso" tenha existido...

Publicado por: Luis Rainha em julho 3, 2004 11:24 AM

A NOSSA VEZ DE COBRAR
Eu não devo nada a Jorge Sampaio, além do respeito devido ao Presidente da República. Também não tenho o direito de lhe cobrar os dois votos que lhe dei, porque ainda acho que foram merecidos, e quem recebe o que merece, não fica devedor de ninguém.
Agora, não tenho dúvidas em lembrar ao presidente, a maioria de onde emana a sua legitimidade para decidir sobre o nosso futuro.
Que a maioria que o elegeu por duas vezes, e ainda recentemente foi capaz de se pronunciar nas urnas, não tem dúvidas e sabe o que quer para o país.
Lembrá-lo, que o poder, assenta sempre na vontade popular, e é preciso ouvi-la, e saber respeitá-la sempre.
Não se podem estabelecer compromissos com quem não faz ideia do que é cumprir promessas. Quem abandona o barco, não pode continuar a traçar a rota.
E Portugal não aceita Delfins.

Publicado por: A.Mello-Alter em julho 3, 2004 02:18 PM

Apelo aberto www.Riapa.no.sapo.weblog.pt:

Se apoias Santana Lopes mete uma Bandeira Nacional na janela de tua casa ou no teu carro!

Publicado por: Alhi em julho 3, 2004 02:25 PM

Triste a democracia onde o povo sente já nada ordenar .
E depois de 4 de Julho como vai ser o nosso mundo ?
Orgulhoso pela nossa Selecção mas não desatento a vós Senhores do Poder .

Publicado por: M Correia em julho 3, 2004 11:58 PM

O irónico desta situação é ficar a pensar que com Cavaco em Belém, difícilmente Santana Lopes seria alguma vez indigitado primeiro ministro ... e anda um gajo a votar num presidente de esquerda para isto ...

Publicado por: Tenente Blueberry em julho 4, 2004 02:25 AM

Viva o rei, sempre era mais simples e resultava melhor, ver países nordicos.

Publicado por: provocador em julho 7, 2004 09:04 AM