dezembro 20, 2003

Cortam-nos as pernas...

imagem_proibido.gif

RCTS (rede do Estado) faz censura a blogs?
«Quando hoje, a partir de um pc da escola, tentei aceder ao site do blocodenotas apareceu uma mensagem intitulada "Serviço de Filtragem WEB", com a imagem que aqui se pode ver. Eu não queria acreditar...
Um pequeno texto informava:
"O acesso a esta página encontra-se vedado pelo Serviço de Filtragem Web devido ao seu conteúdo ser considerado ofensivo ou inapropriado no âmbitro das instituições RCTS".
Em nota de rodapé esclarece-se que este Serviço de Filtragem Web (mas que serviço!!!) é disponibilizado pela RCTS cuja adesão/activação é da inteira responsabilidade da instituição.
A RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade), entidade que superintende a Internet nas escolas, parece ter agora a atribuição de censora. O que é grave. Tanto mais que não se percebe qual o critério para censurar o acesso a alguns blogues e a algumas listas de blogues e a outros e a outras não...
É demais! Há que denunciar esta situação!»

Não tenho a certeza sobre a razão da(s) filtragem(ns) -- que eventualmente pode ser de algum bugzito técnico do género "se tem a palavra merda não é apropriado para escolas". Mas na dúvida decidi publicar o post de denúncia feito por Gonçalo Simões, professor e blogger que me enviou um mail de alerta.

Decidi assim porque:
a) se se tratar de um acto de censura, é grave e aqui fica o registo e o alerta: alguém nas nossas escolas acha que tem o poder de decidir a que conteúdos os nossos filhos têm acesso, sem que haja debate ou consulta pública sobre tal decisão -- e bloquear listagens de blogs não me parece saudável nem aceitável à luz de nenhuma pedagogia;
b)se é um problema pontual do sistema de filtragem, o weblog.com.pt aceitará as desculpas da RCTS ou das entidades que usam o filtro (algumas páginas daqui não passam no filtro deles) e devolvê-las-á à RCTS, engolindo este post.

Até a situação ser esclarecida aconselho a sua divulgação -- não vá a RCTS fazer ouvidos de mercador. Às vezes é preciso que uma multidão grite para uma voz de fazer ouvir.

In www.weblog.com.pt

A crescente expansão da blogosfera não pode ser ignorada; somos muitos, e somos fortes. Cada vez mais somos falados; incomodamos muita gente. Daí que não espantem atitudes como esta, que tentam denegrir a nossa imagem. Agora, são os senhores da RCTS que tentam cortar a nossa visibilidade ao mundo. Nas Universidades, talvez consigam, uma vez que são eles quem controla o que se pode e não pode ver. Mas há sempre os computadores caseiros, os Cybercafés, tanta coisa... Por mais que tentem, não conseguirão calar-nos; havemos sempre de encontrar uma alternativa.
Porque somos fortes. Porque somos muitos.
Mas, acima de tudo, porque somos unidos... E unidos, jamais seremos vencidos!!!

Publicado por aShBuRn em dezembro 20, 2003 04:51 PM
Comentários

Realmente não é normal proibirem o acesso aos blogs e no entanto no irc é só ver pessoal com ip's RCTS a entrar em canais de sexo e afins. . .whatever. . .

Afixado por: ^KooKa^ em dezembro 21, 2003 11:40 PM

Lá está a tal "dualidade de critérios" a funcionar; assim, não vamos a lado nenhum... Mas havemos de dar a volta por cima!

Afixado por: aShBuRn em dezembro 21, 2003 11:45 PM