« Terrorismo | Entrada | Constituição »

junho 18, 2004

Mais Bagão

A CGTP-IN considera muito graves e inaceitáveis as medidas propostas para o novo regime de reformas.
A proposta pretende destruir um princípio constitucional da Segurança Social: a universalidade, com a obrigação dos trabalhadores até aos 35 anos de idade, que ganhem mais de 10 salários mínimos, abandonem o sistema público de Segurança Social.
Esta reforma vai beneficiar o patronato, pois ficaria dispensado de descontar 23,75% sobre dois terços do salário do trabalhador, a partir de 10 salário mínimos.
A medida também iria também afectar os trabalhadores, uma vez que o sistema proposto «é de contribuição definida e não de prestação definida».
Isto é, enquanto actualmente o trabalhador sabe o valor dos descontos e das suas prestações no futuro, no novo sistema só vai saber quanto desconta, pois a prestação que vai receber dependerá dos investimentos feitos com o dinheiro pago pelos trabalhadores.

Mais regressão social!

Publicado por rpx às junho 18, 2004 10:11 PM

Comentários

Não sei onde isto irá parar!
Ninguém para esta gente?

Publicado por: canzoada às junho 18, 2004 10:28 PM

Nada disto surpreende, como não surpreenderam outras medidas já tomadas e ainda outras que até ao final do mandato se irão registar. O próximo governo que como espero seja de esquerda, no primeiro ano de mandato não vai poder fazer mais nada senão rever e nalguns casos pura e simplesmente revogar toda a legislação que este governo produziu e que ferem os direitos fundamentais dos trabalhadores, inclusivé aqueles que estão consagrados na Constituição.

Publicado por: congeminações às junho 19, 2004 12:11 PM