agosto 22, 2011

Oracle VM 3 launch

A notícia é fresca: o lançamento do Oracle VM 3 é já no dia 23 de Agosto (de 2011!), e a mensagem não podia ser mais forte: Oracle VM is 4 times more scalable, VMWare is 4 times more expensive.
Ainda não foi apresentada a lista de funcionalidades, mas se estiver perto do Virtual Iron...

O evento está anunciado na Oracle, e se alguém estiver perto do Oracle Conference Center pode-se inscrever (ou, para os que estão do lado de cá do Atlântico, está disponível um webcast).

Publicado por scorpio às 08:40 PM | Comentários (1) | TrackBack

julho 29, 2011

Google prepara golpe nas CDN

Anteontem, a Google anunciou um serviço, ainda em fase de testes, para acelerar consideravelmente o desempenho dos portais Web. O Page Speed consiste em optimizar conteúdos (css, comprimir imagens, políticas de caching, etc) puxados do servidor web original, e servi-los devidamente optimizados.

Uma parte importante do trabalho de uma CDN é precisamente optimizar e escalar um serviço, para que possa ser acedido por muitos utilizadores, e desde todo o mundo. Será que as CDN (Akamai e cia.) são o alvo a abater?

Publicado por scorpio às 12:02 PM | Comentários (0) | TrackBack

julho 26, 2011

Ksplice adquirido pela Oracle

A Ksplice, que comercializa tecnologia para o Kernel Linux, foi adquirida pela Oracle. Esta empresa é conhecida por permitir que sejam aplicadas actualizações ao Kernel Linux sem que seja necessário efectuar reboots.

Numa apresentação estratégica, a Oracle informa que esta aquisição reforçará o Oracle Linux, integrando o seu Oracle Unbreakable Linux.

Publicado por scorpio às 10:21 AM | Comentários (0) | TrackBack

junho 21, 2011

Oracle VM 2.2

Ainda que longe da esperada versão 3, foi lançada ontem a nova versão do Oracle VM, a 2.2. De acordo com a Oracle, as alterações principais são o suporte do Oracle Linux 6 e Oracle Solaris Express 11; o lançamento de ferramentas de diagnóstico para o cluster e actualizações a vários pacotes de software (ocfs2, dhcp, etc).

Foram ainda disponibilizadas instruções para efectuar o upgrade para Oracle VM. O Oracle VM Manager não sofre qualquer alteração.

Publicado por scorpio às 07:59 PM | Comentários (0) | TrackBack

junho 17, 2011

Oracle VM for SPARC

Na semana passada, foi lançada uma actualização da plataforma de virtualização para SPARC da Oracle (versão 2.1). Esta solução, que anteriormente se chamava Sun Logical Domains, é a continuação da estratégia da Oracle, uma vez que passa a dispor de um produto que suporta plataformas x86 e passa a suportar Oracle Solaris em SPARC.

O grande diferenciador em termos de funcionalidades é claramente a possibilidade de efectuar live migrate - mais informações no local oficial.

Publicado por scorpio às 09:50 AM | Comentários (0) | TrackBack

maio 31, 2011

Service Provider Automation Pack by Citrix

Na semana passada, a Citrix lançou um conjunto de mecanismos (scripts powershell) que ajudam a automatizar as tarefas de um provider de DaaS (Desktop as a Service).

As principais áreas são: Windows 7 Desktop Experience; Desktop and Multi-tenant Lock down and Security e Farm Deployment. Mais informações estão no anúncio da Citrix

Publicado por scorpio às 11:56 AM | Comentários (0) | TrackBack

maio 25, 2011

Apache Libcloud deixa a incubação

A plataforma Libcloud deixou de ser umprojecto em incubação, e passou a ser um projecto estratégico para a Apache Software Foundation. Este projecto consiste numa interface neutra para acesso às API de vários cloud providers.

A versão actual já é compatível com um enorme número de soluções de cloud, nomeadamente a Amazon EC2, IBM Cloud, Rackspace, OpenNebula, OpenStack e Eucalyptus, entre outros. A vantagem da utilização desta interface é a independência de infra-estrutura com a compatibilidade entre diferentes plataformas de cloud. Mais dados sobre esta plataforma podem ser encontrados aqui: Libcloud.

Publicado por scorpio às 02:08 PM | Comentários (0) | TrackBack

abril 17, 2011

Oracle VM 3: espreitar as funcionalidades

Foi publicada recentemente pelo Roddy Rodstein (era até Fevereiro um Principal Sales Consultant na Oracle) uma matriz de comparação de funcionalidades entre o actual Oracle VM e o muito-badalado, futuro, Oracle VM 3.
Contactos internos na Oracle EUA confidenciaram-me, não-oficialmente, que a nova versão estará preparada algures no Verão de 2011, sendo grande a expectativa, o que está alinhado com o artigo do Roddy.

No artigo do Roddy Rodstein sobre o Oracle VM 3, é apontada como muito possível a passagem do actual Xen 3.4.0 para a versão 4/4.1, o que por si só já é uma excelente notícia (verdadeira elevada disponibilidade com o Remus, suporte para 64vCPUs, CPU pools, etc). Por outro lado, são referidas como muito prováveis algumas das funcionalidades que vinham do Virtual Iron, e até mais (melhorias na administração; gestão energética; alocação dinâmica de recursos; gestão melhorada de rede, etc).

Almost there....

Publicado por scorpio às 10:14 PM | Comentários (0) | TrackBack

março 19, 2011

Amazon EC2 Vmware Import

A Amazon lançou recentemente um plugin para a consola de gestão do VMWare (vCenter), que permitem a importação de máquinas virtuais desde um ambiente VMWare para a cloud da Amazon.

Este conector permite a utilização de diferentes contas da AWS (alinhadas com diferentes utilizadores VMWare) para a migração de máquinas virtuais baseadas no Windows Server 2008 SP2 (32 e 64bits) que estejam desligadas, e que tenham um únido disco cujo tamanho não seja superior a 1TB.

Publicado por scorpio às 03:42 PM | Comentários (0) | TrackBack

março 05, 2011

Curso sobre VDI da Oracle

A Oracle criou um curso sobre VDI, disponibilizado com acesso exclusivamente online. Este curso está disponível Oracle University

Publicado por scorpio às 11:20 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 18, 2011

Oracle Database Smart Flash Cache: só no Oracle Linux

A funcionalidade Smart Flash Cache, que está incluída na Base de Dados Oracle desde a versão 11gr2, está disponível apenas nas plataformas Oracle Linux e Oracle Solaris.

Esta funcionalidade permite utilizar armazenamento em dispositivos flash para aumentar o tamanho do buffer de cache da Base de Dados, no qual serão guardados blocos de dados eliminados da SGA (onde está o primeiro nível de cache). Esta funcionalidade beneficia especialmente plataformas com workloads read-only ou read-mostly.
Mais informações no Blog Linux da Oracle ou, para pormenores mais técnicos, no documento técnico.

Publicado por scorpio às 09:13 AM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 16, 2011

As 50 empresas mais inovadoras de 2011

Um apanhado do que se acredita serem as 50 empresas mais inovadoras de 2011, alinhando a posição com as medidas mais expressivas. Não deixa de ser uma análise subjectiva, uma vez que em algumas situações se valoriza inovações e noutros se valoriza crescimento sustentado.

A não perder nesta análise!

Publicado por scorpio às 11:12 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 13, 2011

Google, links e pagerank: o que não fazer

Durante alguns meses, um número considerável de termos de pesquisa apontava para um mesmo site, através do mecanismo do Google. Uma análise efectuada a pedido do NYTIMES demonstrou que foi utilizado um mecanismo pouco ético (e reprovável do ponto de vista do Google) de forma a influenciar os resultados de pesquisa.

Para além de uma descrição detalhada da forma como este mecanismo foi criado, o artigo do NYTIMES apresenta reportagens com alguns experts na matéria.

Publicado por scorpio às 08:04 PM | Comentários (0) | TrackBack

novembro 14, 2010

Hyper-V R2 SP1

No TechEd Europe 2010, a Microsoft anunciou que a nova versão do Hyper-V iria conseguir aumentar a densidade de máquinas virtuais em 40%, especialmente em ambientes VDI.

Aparentemente, o aumento de densidade é largamente justificado pela nova funcionalidade de Dynamic Memory.

De forma simplificada, a funcionalidade - que a Microsoft garante ser única em termos de tecnologias de virtualização - distribui memória de forma dinâmica, ao nível do hypervisor, para as máquinas virtuais que dela necessitarem. As filosofias actuais da concorrência alocam memória de forma estática às máquinas virtuais, mesmo que depois seja possível atribuir mais memória com a execução de acções manuais ou semi-automáticas.

Se esta funcionalidade cumprir o que a Microsoft promete, estão criadas as condições para que os clientes considerem a solução VDI da Microsoft como muito atraente...

Publicado por scorpio às 09:34 PM | Comentários (0) | TrackBack

novembro 04, 2010

Oracle mexe no MySQL

De acordo com a tabela de preços oficial, o MySQL "tradicional" passa a chamar-se Classic e na sua vertente base deixa de existir suporte ao InnoDB.

Para os clientes que necessitarem (e quem não precisa, hoje em dia?) do InnoDB, será necessário passar para a Standard edition, com um custo de suporte a partir de $USD 2000.

O modelo de licenciamento tem em conta o número de servidores, em dois patamares: até 4 sockets, ou mais de 4 sockets.

Publicado por scorpio às 09:43 AM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 06, 2010

Wipro oferece DaaS com Citrix e Microsoft

A Wipro (NYSE:WIT) estabeleceu uma parceria com a Microsoft e com a Citrix para disponibilizar uma solução DaaS (Desktop as a Service) integrada e flexível. Com este serviço, é oferecida uma gama diversificada de possibilidades (cf. hosted, local, físico, virtual; PCs, MACs; thin clients; tablets e smartphones), sendo claramente uma aposta na ubiquidade.

A parceria foi apresentada no Citrix Synergy, e claramente é uma forte aposta do gigante Wipro.

Publicado por scorpio às 11:25 PM | Comentários (0) | TrackBack

setembro 01, 2010

Oracle VM demo

A Oracle publicou duas Demos animadas que têm como foco a estratégia tecnológica da Oracle, e as vantagens técnicas e operacionais do Oracle VM.

A primeira demo é relacionada exclusivamente com a estratégia e com as vantagens da virtualização da Oracle, muito para além da simples consolidação: Oracle VM demo

A segunda complementa a primeira, concretizando o que parece ser a estratégia da Oracle para oferecer aos seus clientes o suporte full-stack: por cima de um ambiente Oracle VM (construído preferencialmente à custa dos Oracle VM templates) e com o Oracle Virtual Assembly Builder, suportar as aplicações críticas de negócio. Parece-me que estão dados os primeiros passos para se perceber que esta estratégia pode fazer grande dano ao VMWare...

Publicado por scorpio às 08:03 PM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 23, 2010

Oracle bate VMWare?

Duas semanas antes do VMWorld 2010 (ou seja, Just in Time), a Oracle defende que o seu portfolio de soluções de virtualização é muito superior à solução única da VMWare.

O ênfase está na premissa de que as aplicações críticas não são tipicamente virtualizadas, pela falta de elevada disponibilidade e escalabilidade possíveis em ambientes não-virtuais. A estratégia da Oracle é alterar essa premissa, evoluindo as soluções de virtualização para soluções com suporte full-stack, desde o ambiente de virtualização até à aplicação virtualizada.

É óbvio que mais nenhum player na área da virtualização tem um portfolio a duas dimensões (tanto horizontal, nas soluções de virtualização, como na vertical - até às aplicações) da dimensão da Oracle, e que de facto o suporte full-stack é extremamente importante - mais ainda para aplicações críticas.

A capacidade de execução da Oracle nunca esteve em causa, mesmo com alguns soluços pelo caminho (aquisição da Virtual Iron), e de facto neste momento têm todas as peças na mão para se tornarem um grande player nesta área.

Fornecer ao mercado uma solução completa (hardware, virtualização, SO, middleware e aplicações), principalmente em termos de suporte, será um diferenciador que nenhum outro player tem (excepto a Microsoft, que... não é claramente líder de mercado nesta área).

Publicado por scorpio às 08:27 AM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 19, 2010

Google e virtualização: KVM + Ganeti?

A posição da Google relativamente à virtualização sempre foi conhecida: não, não e não. Mas aparentemente algo estará a mudar dentro do grande irmão, uma vez que o projecto Ganetti (apresentado pelo Guido Trotter, um Administrador de Sistemas na Google) no KVM Forum tem uma importante contribuição da Google.

Este projecto é essencialmente uma ferramenta de gestão de ambientes virtuais (suportando KVM ou Xen) e utiliza funcionalidades conhecidas e disponíveis para storage (DRBD, LVM, ou ficheiros) e rede (iproute2, etc). Ainda não são suportadas soluções com shared storage, mas está no roadmap desenvolver esse suporte.

Mais informações disponíveis na apresentação do Ganeti no KVM World 2010

Publicado por scorpio às 10:03 AM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 10, 2010

fim de vida para ESXi

Com o lançamento do vSphere 4.1, a VMWare já tinha anunciado que esta seria a última versão a suportar as duas arquitecturas (ESX e ESXi), sendo que agora foi feita a comunicação oficial.

Assim, em versões futuras será apenas possível instalar o vSphere com o ESXi, sendo que a VMWare aconselha os seus clientes a começar desde já a migração. Para tal, deve-se substituir todas as dependências da Service Console (COS) pelas correspondenres ferramentas / APIs:

Publicado por scorpio às 09:01 AM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 09, 2010

Cloud computing como estratégia para testes de segurança

Na Defcon 2010, dois profissionais de segurança demonstraram como se pode utilizar o paradigma de cloud computing (com a facilidade de aquisição de poder computacional e de capacidade de transporte) para efectuar ataques a infra-estruturas remotas.

A primeira questão tem a ver com a distribuição geográfica (e de rede) das infra-estruturas de cloud computing, permitindo ataques distribuídos, com capacidade elástica: começaram com três servidores, e aumentaram a capacidade para dez servidores (por um total de $USD6) até que a rede alvo ficasse completamente inoperacional.

É importante salientar que actualmente as grandes nuvens não implementam filtros que permitam bloquear este tipo de ataques (pelo menos se efectuados de forma sustentada), nem limites de largura de banda para comportamentos suspeitos.

Não é a cloud que é mais ou menos permissiva a este tipo de utilizações; é apenas mais fácil conseguir acesso rápido, escalável e com muito baixo custo.

Publicado por scorpio às 11:27 AM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 03, 2010

Acordo Oracle+HP/Dell fortalece Oracle VM

Um acordo efectuado entre a Oracle e os dois gigantes HP e Dell permitirá que a solução de virtualização (bem como o Solaris x86 e Enterprise Linux) seja vendida e certificada por ambos, em conjunto com as suas plataformas.

Esta é sem dúvida uma jogada de mercado que vai fortalecer sobremaneira a quota de mercado do Oracle VM, uma vez que as soluções compostas pelo hardware HP/Dell e a solução de virtualização serão suportadas na totalidade da stack, dando inclusivamente acesso ao suporte Premier da Oracle.

Independentemente da quota de mercado actual, o Oracle VM torna-se assim o quarto hypervisor disponível out-of-the-box em servidores standard, lado a lado com VMWare ESX, Hyper-V da Microsoft e o Citrix XenServer.

Publicado por scorpio às 11:32 AM | Comentários (0) | TrackBack

julho 02, 2010

RHEV aponta baterias ao VmWare

Depois do aparecimento da versão 2.2 da sua solução de virtualização (RHEV, baseada no KVM), o CEO da Red Hat aponta baterias à VmWare, afirmando que tal como a Red Hat ultrapassou o Solaris na SPARC, o RHEV ultrapassará o VmWare.

Numa afirmação mais próxima da realidade actual, o CEO (Jim Whitehurst) afirmou que actualmente o RHEV já ultrapassa o VmWare vsphere em escalabilidade e desempenho, embora assumidamente esteja bastante atrasado em termos das funcionalidades de gestão.

Ajuda também ao optimismo da Red Hat o facto de terem estabelecido uma parceria com a Cisco, integrando a tecnologia Cisco-VN-Link e o RHEV para atingirem objectivos de maior controle e consistência sem sacrificar o desempenho.

Publicado por scorpio às 11:05 AM | Comentários (0) | TrackBack

junho 15, 2010

VMWare e Novell

A VMWare e a Novell anunciaram uma parceria que pode influenciar consideravelmente o panorama de sistemas operativos Linux (licenciados) em ambiente virtual.

O resultado desta parceria concretiza-se com o licenciamento de plataformas Suse Linux incluída de base com o licenciamento VMWare.

Na prática, por cada licença VMWare, o cliente receberá uma subscrição de SuSE, incluindo a possibilidade de receber actualizações. A oferta é válida apenas para novas aquisições de VMWare vSphere 4 ou 4.1, e não é válida para a instalação do sistema operativo em máquinas físicas ou noutras tecnologias de virtualização.
O suporte técnico das plataformas SuSE não está incluído, e deverá ser adquirido separadamente.
Será interessante acompanhar a evolução da quota de mercado da SuSE nos próximos seis meses...

Publicado por scorpio às 09:29 AM | Comentários (0) | TrackBack

junho 07, 2010

Oracle VM Virtual Box 3.2.4

Demonstrando uma vitalidade superior à do seu irmão Oracle VM, saiu recentemente uma actualização para o Oracle VM VirtualBox (a gama de entrada de virtualização, sem certificação de toda a stack até à componente aplicacional). As alterações estão no changelog

Publicado por scorpio às 04:25 PM | Comentários (0) | TrackBack

março 26, 2010

Red Hat 5.5 pre-launch

Numa altura em que é muito importante mostrar actividade, a Red Hat anunciou o lançamento da versão Red Hat 5.5 beta, com um número importante de melhorias relativamente à versão 5.4.

A Red Hat tem apostado ultimamente na componente de virtualização (com a introdução do KVM), e sei de fonte segura que estão a tentar reescrever a componente de gestão do RHEV (que funciona em plataformas Microsoft!....) para ambiente aberto. Ainda nesta importante camada, estratégica para a Red Hat, foram efectuadas optimizações (por exemplo) para alocação dinâmica de recursos das plataformas virtuais a quente.

Para além disso, verifica-se a actividade típica de novas releases, que inclui novos drivers para dispositivos, optimização de outros, inclusão de suporte para novos chipsets, etc.

Publicado por scorpio às 12:10 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 09, 2010

XenServer da Citrix, agora open source

Numa jogada que promete dar que pensar à Oracle e à Novell, o XenServer foi aberto para a comunidade, sendo agora software aberto.
Apenas demorou alguns meses, desde que a decisão foi tomada (Setembro de 2009) até que se concretizasse, sendo importante perceber que não está incluído o XenCenter nem a componente que permite implementar uma solução de elevada disponibilidade.

Publicado por scorpio às 10:21 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 05, 2010

apache 1.3.42 is out

Saiu a versão 1.3.42 do Apache, que teria a mesma importância de tantas outras, não fosse o facto de ser a última versão do ramo 1.3 a sair, em definitivo.
Doze anos depois de se iniciar este ramo, fecha-se a página da história mais importante para a Web, na qual este servidor teve sem dúvida um papel fundamental.

Publicado por scorpio às 02:08 PM | Comentários (0) | TrackBack

janeiro 31, 2010

Oracle VM: planos para o VM 3

Aos poucos, a Oracle vai tornando públicos os planos relativos ao Oracle VM 3 (que sairá algures no Q3), para além de demonstrar uma estratégia para as tecnologias de virtualização que tem em mãos.

De acordo com este artigo no virtualization.info, a estratégia passa por utilizar o virtualbox como plataforma de desenvolvimento/testes de criação de máquinas virtuais, sendo o Oracle VM o produto que assegura depois a passagem a produção dos serviços criados.

Esta estratégia assemelha-se à da Microsoft, uma vez que a Oracle tem em mãos a tecnologia de virtualização, e pode impor restrições importantes na utilização das tecnologias de desenvolvimento (ou desencorajar, com suporte inferior, a utilização de outras tecnologias) ou dos serviços: Oracle DB, Java... et al.

Publicado por scorpio às 03:17 PM | Comentários (0) | TrackBack

janeiro 12, 2010

apache pode eliminar ramos de desenvolvimento 1.3 e 2.0

Numa mensagem enviada para a lista de desenvolvimento deste servidor web, um dos membros da ASF planeou a morte dos dois ramos mais maduros do servidor web (1.3 e 2.0). A notícia gerou consenso, principalmente porque as alterações têm sido insignificantes, e para além disso faz sentido que se faça a migração para a versão 2.2, já mais do que madura e muito mais feature-rich.

Entretanto, a análise mensal da netcraft demonstra que o Apache voltou a subir para 53% na análise de Janeiro de 2010

Publicado por scorpio às 08:10 PM | Comentários (0) | TrackBack

dezembro 06, 2009

bing down...

Com a guerra dos motores de pesquisa a aquecer, a Microsoft sofreu um ligeiro revés com a recente indisponibilidade do motor.

Aparentemente, o problema foi provocado por alterações de configuração, o que levou a que fosse despoletado o procedimento de rollback; infelizmente, esta operação demorou cerca de 30 minutos. Cheira-me mais a processos mal definidos do que problemas com a tecnologia; ainda assim... vai correr alguma tinta. Meantime...

Publicado por scorpio às 06:12 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 14, 2009

Oracle VM 2.2 is out

Foi lançada ontem a versão 2.2 do Oracle VM, correspondendo ao que a Oracle comunicou aos ex-clientes Virtual Iron. Essencialmente, este lançamento actualiza o hypervisor para o Xen 3.4, bem como suportanto hardware recente, como por exemplo os Six-Core da AMD.

Publicado por scorpio às 12:41 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 13, 2009

Microsoft e Red Hat aproximam-se

Numa jogada dupla, a Microsoft certifica o RHEL na tecnologia Hyper-V, e a Red Hat valida a tecnologia da Microsoft na virtualização KVM. Finalmente, as infra-estruturas suportadas por ambientes mistos (Linux e Microsoft) têm uma escolha válida (depois de o Virtual Iron ter sido aniquilado pela Oracle...), embora a tecnologia da Red Hat esteja ainda em fase de maturação.

Entretanto, falta o sumo: a solução de gestão integrada que a Red Hat anda a prometer...

Publicado por scorpio às 10:30 PM | Comentários (0) | TrackBack

setembro 15, 2009

Workshop CNSA-LAP (Combate ao SPAM)

A ANACOM vai realizar, de 7 a 9 de Outubro, uma workshop (em conjunto com o CNSA-LAP) relacionada com o combate ao SPAM. A inscrição é livre, e todas as informações podem ser consultadas na página do evento CNSA-LAP "Combate ao SPAM).

Publicado por scorpio às 09:01 AM | Comentários (0) | TrackBack

setembro 02, 2009

Red Hat Enterprise Linux 5.4 is available

Finalmente está disponível a versão 5.4 do RHEL, com o suporte a virtualização baseada em KVM. A versão advanced suporta as funcionalidades de virtualização que são já o standard; no entanto, ainda não encontrei a referência a suporte a plataformas Microsoft...

Adenda: Lista de plataformas suportadas.

Publicado por scorpio às 09:28 PM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 31, 2009

vmworld 2009

Para quem não pode estar no VMWorld 2009, com queixas sobre as conferências que ficaram sobrelotadas e não são repetidas; fica o link para acompanhar as novidades. Estou a aguardar ansiosamente as novidades da Red Hat; entretanto, eWeek estragou a surpresa de amanhã, anunciando o Go.
Este será uma ferramenta de gestão grátis para gerir, via web, os ambientes ESXi..

Publicado por scorpio às 11:04 PM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 27, 2009

Red Hat: só mais um esforço... até 1 de setembro

Já começam a ser conhecidos alguns pormenores sobre a solução de virtualização da Red Hat, estando previsto o lançamento oficial no dia 1 (durante e no VMware World).

O facto de ser realmente leve (100MB) e de suportar arranque por PXE ou SAN (para além de discos locais ou flash) e de suportar logo à partida máquinas virtuais com 256GB de RAM e 16 cpus virtuais posiciona esta solução bem acima de concorrentes menores, demonstrando vontade para se fazer chegar ao líder de mercado. A tecnologia, baseada em KVM, é também responsável pela melhoria de desempenho relativamente ao Xen: até 98% de desempenho da máquina física!

Publicado por scorpio às 05:05 PM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 20, 2009

cartões no more

Tem a carteira recheada de cartões que raramente usa, e quando deles necessita nunca se lembra onde estão? A solução foi criada por uma empresa Portuguesa, e o projecto chama-se Card Mobili.

Publicado por scorpio às 08:39 PM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 01, 2009

Microsoft e Yahoo vs. Google

Finalmente, alguma concorrência à liderança indiscutível do Google (63% contra 6% + 3% do Yahoo e Microsoft, respectivamente), que poderá trazer desenvolvimentos interessantes. Actualmente, vê-se um esforço enorme da Microsoft para fazer chegar o bling às massas (já se apressaram a criar as ferramentas para quem tem sites), o que implica que os efeitos só se sentirão dentro de alguns meses.

Ainda assim, vai ser interessante ver a reacção do Google (mais do que a parceria Yahoo+Microsoft) a estas movimentações.

Publicado por scorpio às 02:48 PM | Comentários (0) | TrackBack

julho 27, 2009

Virtualização da Red Hat: a tempo de matar o ex-Virtual Iron?

Provavelmente em Setembro (mais atraso menos atraso...) sairá a nova solução de virtualização da Red Hat, baseada em KVM. Olhando para a lista de funcionalidades previstas, teremos (mais um...) sério concorrente a fazer mossa ao líder de mercado.
Tendo em conta que o posicionamento é por baixo (agarrado ao tradicional SO), é provável que faça mossa aos outros concorrentes, nomeadamente o Oracle VM + ex-Virtual Iron, que tardam em estar com posicionamento full-featured no mercado.

Tendo em conta que os clientes do Virtual Iron não podem fazer crescer os seus ambientes (não é possível adquirir mais licenciamento do Virtual Iron), é natural que estejam à procura de alternativas viáveis, de preferência dentro do mesmo price range. Setembro/Outubro devem ser os meses quentes para quem tem decisões a tomar...

Publicado por scorpio às 10:10 PM | Comentários (0) | TrackBack

julho 22, 2009

Virtual Iron está morto, Oracle VM... a crescer

Na webcast de ontem, destinada aos ex-clientes Virtual Iron, a Oracle explicou como é que vai tentar ter um produto integrado Oracle VM + funcionalidades Virtual Iron (sem se comprometer com datas) até meio de 2010. Na prática, foram definidas mais concretamente as próximas acções (versão Oracle VM 2.2 com compatibilidade de formato VHD para facilitar migração desde VI) e criação de ambientes paralelos, para migração dos ambientes; infelizmente, não existirá um mecanismo de upgrade que transforme um ambiente no outro.

Publicado por scorpio às 12:43 PM | Comentários (0) | TrackBack

julho 13, 2009

Oracle: Virtual Iron no more

A Oracle descontinuou o Virtual Iron , deixando de parte os clientes actuais (embora aparentemente alguns clientes possam ainda adquirir licenças para ambientes que já existam) e colocando-se em posição de dificilmente conseguir garantir a mudança para o Oracle VM, que no futuro poderá ter as funcionalidades do Virtual iron embebidas.
Ainda que os números da Virtual Iron não sejam mais do que migalhas em comparação com a Oracle, não deixa de ser curioso como se avança para a compra de uma empresa (e tecnologia), se garante o suporte (porque foi mantida a equipa técnica), e não se quer receber dinheiro de novas licenças, que poderiam aguentar os clientes até que o Oracle VM estivesse em pé de igualdade...

Compreende-se o pouco esforço, até agora, de posicionar o Oracle VM no mercado; afinal de contas, não tem custos (a não ser o suporte), e só servia o propósito de assentar uma base estável em termos de hardware para o suporte da Oracle, mas com esta aquisição as estratégias poderiam ter-se invertido. Afinal de contas, com a compra da Sun e da Virtual Iron, poderia criar-se um colosso nesta área - não é a área por excelência da Oracle, mas hoje em dia, e com as aquisições.... pode perfeitamente tornar-se uma interessante fonte de receitas.

Do outro lado da barricada não estão a dormir...

Publicado por scorpio às 02:46 PM | Comentários (0) | TrackBack

março 26, 2009

WebHostingDay 2009

Tive a oportunidade de estar presente no WebHostingDay 2009 que se realizou em Colónia, na Alemanha. Este é um dos eventos europeus de renome, com mais de 2000 profissionais inscritos (duplicando a capacidade do ano anterior) e com mais de 50 parceiros.

Tive a oportunidade de participar em várias conferências, que desde os fabricantes de chips (Intel, AMD) até às plataformas e soluções/serviços (Microsoft; cPanel; Scalix; OpenXchange; Parallels e vários outros) foi extremamente representativa dos vários tipos de interessados na área.

Sem dúvida que o que mais me interessou foi o programa paralelo (Cloudcamp), que reúne a indústria que durante todo o ano desenvolve negócio à volta das famosas clouds, SaaS e afins, e com o qual me apercebi que o que nos falta (em termos de oferta da empresa) é o aperfeiçoamento da automatização e contabilização + billing.
Apercebi-me ainda de alguns modelos de negócio inovadores, não pela tecnologia mas pela lógica de prestação de serviços que podemos tentar aplicar à realidade nacional.

Sem dúvida, um evento a seguir, não só pela renovação tecnológica mas principalmente pela representatividade da indústria, tendências e, obviamente, pelo sempre importante networking.

Publicado por scorpio às 10:30 PM | Comentários (0) | TrackBack

março 05, 2009

Disaster Recovery in-a-box

A PlateSpin, uma "Novell company", conhecida pelas suas soluções integradas com ambientes virtuais (P2V, V2V, etc) e workload protection, lançou recentemente uma solução integrada para implementação de cenários de Disaster Recovery, que complementa a anterior oferta do Platespin workload Protection.

Esta solução é direccionada para o mercado SMB, uma vez que não exige a duplicação de ambientes (storage e servidores), mas tem já um nível de sofisticação e integração elevado. Essencialmente, a solução é composta por uma appliance que se liga à rede e na qual se configuram as cargas de trabalho a proteger (ainda só são suportadas plataformas Microsoft), sendo possível gerir todo o sistema através de um interface intuitivo.

Existem quatro configurações, relacionadas com o número de cargas de trabalho protegidas e a possibilidade de utilização de storage local ou de ligação a uma storage existente.

Mais informação sobre o produto: PlateSpin Forge,

Publicado por scorpio às 02:12 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 12, 2009

está aí a ApacheCon Europe 2009

... e eu não vou poder lá estar, novamente. Durante uma semana, os participantes vão ser bombardeados com tudo o que é open source relacionado com a ASF, como podem ver no programa das festas.

Felizmente, este ano existe a hipótese de acompanhar as apresentações através da transmissão via internet, neste streaming.

Publicado por scorpio às 02:19 PM | Comentários (0) | TrackBack

junho 14, 2008

Apache 2.2.9

Saiu a versão 2.2.9 do apache (ramo 2.2), que essencialmente corrige problemas de segurança. Aconselha-se vivamente a actualização para esta nova versão a todos os utilizadores das versões 2.2.x.

As alterações estão aqui

Publicado por scorpio às 05:53 PM | Comentários (0) | TrackBack

novembro 18, 2007

Oracle baralha com virtualização

Depois do anúncio da Oracle sobre o lançamento do Oracle VM na passada semana, o mapa estratégico dos fabricantes de software alterou-se a vários níveis. Em primeiro lugar, pelo facto de o produto da Oracle se basear no modelo Xen (o que demonstra que as escolhas da Virtual Iron e da Microsoft foram acertadas), o que fortalece consideravelmente a aquisição da Citrix e potencia o crescimento do hypervisor Xen como a futura base de facto para a virtualização; por outro lado, demonstra que a Oracle está cada vez mais a tentar abrir-se ao mercado em vez de se manter focalizada no que foi a galinha dos ovos de ouro.

Uma das implicações desta movimentação é a comoditização da virtualização (mais do que a consolidação), que inevitavelmente levará a uma baixa dos custos de licenciamento que, principalmente, vão obrigar a líder de mercado VMware a rever o seu licenciamento.

No limite, parece-me provável que a médio prazo a própria VMware altere o seu produto de forma a basear-se no hypervisor da Xen, eliminando assim os elevados custos de desenvolvimento do seu hypervisor...

Publicado por scorpio às 03:00 PM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 14, 2007

virtualização - as opções

Por questões profissionais, tenho-me aproximado ultimamente das tecnologias de virtualização, mais especificamente das diferenças entre as tecnologias actuais, bem como as funcionalidades *que interessam*. O objectivo dos projectos em que estou envolvido não é apenas a consolidação de serviços/servidores (que poderia ser resolvida praticamente sem custos), mas principalmente a criação de um ambiente de muito elevada disponibilidade e, ao mesmo tempo, extremamente flexível e com baixos custos directos de gestão.

Os players são, basicamente, três, embora dois deles utilizem a mesma solução open-source para o hypervisor: a VMware (produto comercial, baseado em plataformas Linux mas com tecnologia proprietária), a XenSource (hypervisor Xen open-source, criada na Universidade de Cambridge) e a Virtual Iron (hypervisor Xen, camada de gestão e afins proprietária). É importante fazer uma distinção clara entre o Xen (hypervisor), que permite correr várias máquinas virtuais numa só máquina física, e o XenEnterprise, que utiliza o hypervisor Xen e lhe adiciona a camada de gestão que permite fazer as magias descritas mais abaixo.

Na prática, à medida que os fabricantes de processadores vão fazendo evoluir a tecnologia de virtualização dentro do silício, a importância da hypervisor vai diminuindo, porque grande parte do seu trabalho passa a ser assegurado pelos processadores (o que ainda vai demorar algum tempo); a camada de gestão que permite fazer as magias é que acaba por ser importante (bem como o suporte a tecnologias de shared storage e transferências de estado, etc) e é, afinal de contas, o que se paga (bem caro!) no mundo da virtualização.
Naturalmente que as diferenças entre as várias tecnologias ainda existem, principalmente no que diz respeito a suporte (plataformas 64 bits, suporte a multi-processador/multi-core para guests, drivers para I/O rede e discos, etc) e a funcionalidades, embora num curto espaço de tempo (3 a 6 meses) a situação tenha tendência a ser uniforme.


As funcionalidades importantes para quem pretende mais do que a simples consolidação de servidores/serviços e tendo os requisitos-base disponíveis (storage partilhada entre todas as plataformas e um número mais ou menos elevado de servidores) são a migração a quente (ie., sem paragem) de uma máquina virtual de um servidor físico para outro; a detecção de falhas em plataformas e rápida migração / arranque das máquinas virtuais noutra plataforma física; contabilização da utilização de recursos e alocação dinâmica de acordo com regras pré-definidas (p. ex. mover uma máquina virtual que usa, durante mais de X minutos, mais de 80% dos recursos alocados para outra máquina física, onde existem mais recursos disponíveis), e a conjugação destas funcionalidades com outras, possibilitando cenários de Disaster Recovery ou Elevada Disponibilidade integrados do ambiente de virtualização (e consequentemente das plataformas/serviços).
Actualmente, as três tecnologias (que na realidade são duas) que oferecem estas funcionalidades são a VmWare (VMotion, e DRS); XenEnterprise (LiveMigrate, LiveRelocation,Resource Pools) e a Virtual Iron (Live Migrate, Live Maintenance, Live Capacity ), sendo que existem diferenças importantes entre as três (ainda que a XenExterprise e a Virtual Iron utilizem a hypervisor Xen) que vão para além do custo (é gritante a diferença entre a VmWare as outras duas, embora existam em algumas áreas claras vantagens do lado do gigante propriedade da EMC).


Para baralhar e voltar a partir, a Microsoft (que está a tentar entrar neste mercado) terá em 2008 uma solução de virtualização que tentará estar à altura das restantes, e ainda por cima estabeleceu parcerias formais com a XenSource no sentido de suportar a integração Xen/Windows e Windows/Xen...

Uma consequência da adopção alargada das tecnologias de virtualização será a mais que provável queda fortíssima nas percentagens de crescimento de venda de servidores x86 a partir de 2010, e ao mesmo tempo o aumento da procura de servidores (blades?) com cada vez mais capacidade. Imaginem: em meia dúzia de servidores, com 2 ou 4 processadores quad-core consegue-se albergar o que actualmente está em 40 ou 50 servidores físicos... começará a aparecer nas ofertas de emprego a descrição "virtual environment workload engineer" não tarda nada...

Publicado por scorpio às 10:51 AM | Comentários (0) | TrackBack

julho 17, 2007

Campus Party

Minho^WBatalha^WBragaCampusParty^U ?
Game over, insert next coin...

Publicado por scorpio às 01:37 PM | Comentários (0) | TrackBack

Braga Campus Party

Depois do Minho Campus Party até 2004 e de uma tentativa frustrada de realizar o Portugal Campus Party na Batalha por falta de participação, a organização conseguiu reunir apoios para realizar o Braga Campus Party, nas mesmas datas mas em Braga, com objectivos menos ambiciosos, na localização do último evento realizado (estádio municipal, agora estádio AXA).

Para além de ser necessário conseguir fazer em quatro dias o que se fazia entre duas a três semanas, é preciso montar uma estrutura para mobilização que só será possível com os recursos de alguns dos parceiros envolvidos. Na prática, isto quer dizer que o próximo fim-de-semana não existe, e que as horas (minutos?) de sono vão ser muuuuuuito poucas durante toda a próxima semana.

Publicado por scorpio às 10:08 AM | Comentários (0) | TrackBack

julho 04, 2007

a web 2.0 (ainda mais) à frente

No que é reconhecidamente uma situação misteriosa e intrigante, apareceram recentemente informações que demonstram que foram utilizadas as potencialidades da web2.0 (na Wikipedia) para que a informação na web estivesse várias horas adiantada em relação à informação disponível nos meios tradicionais.

A situação está relacionada com o assassínio dos familiares de um lutador de wrestling (Chris Benoit) e o suicídio do mesmo, que terá ocorrido ao longo de todo um fim-de-semana com contornos ainda não totalmente claros, sendo para já claro que alguém alterou a informação da Wikipedia relativa a este lutador profissional (informando que a esposa teria falecido) 14 horas ANTES de a polícia se ter apercebido do facto (deslocando-se à casa do lutador).

Em resumo, a web 2.0 utilizada para prever o futuro!

Publicado por scorpio às 02:09 PM | Comentários (0) | TrackBack

junho 26, 2007

aplicações web para estudantes

Nas deambulações pela web encontrei uma lista de aplicações destinadas a estudantes ou que, de alguma forma, fazem sentido na óptica de um estudante. Uma percentagem interessante destas aplicações está orientada para a web2.0, usufruindo em algumas situações de infra-estruturas de serviços de dimensão razoável e complexidade não negligenciável.
A lista original está neste artigo, de onde saliento a NoteMesh, EditGrid e o ZoHo Office Suite.

Publicado por scorpio às 11:00 AM | Comentários (0) | TrackBack

junho 01, 2007

ainda os registrars...

Num episódio que os ex-clientes da RegisterFly esperam seja o último, acabou de ser negociada com a ICANN a passagem de todos seus 850k domínios para a GoDaddy. Espera-se que nos próximos dias a transferência se efectue, permitindo aos clientes a gestão (e renovação!) dos seus domínios.

Com esta operação, a GoDaddy passará a controlar cerca de 20 milhões de domínios divididos por 4 milhões de clientes.

Publicado por scorpio às 12:03 AM | Comentários (0) | TrackBack

abril 29, 2007

ApacheCon Europe 2007: inscrições abertas

Depois de ter noticiado a abertura da submissão de apresentações, estão abertas as inscrições e está delineado o plano de apresentações que pode ser consultado na página do evento.

Publicado por scorpio às 09:35 PM | Comentários (0) | TrackBack

análise netcraft, abril de 2007

Na análise deste mês entrou um novo concorrente na guerra dos servidores web, o lighttpd (light httpd). Este servidor, que se especializa em ambientes de elevado número de ligações, foi adoptado por conhecidas plataformas web, como por exemplo Reddit, SourceForge, etc.

A percentagem actual deste servidor é superior a duas vezes a da taxa de penetração do Zeus, o que é um indício claro do crescimento deste serviço consequência das suas interessantes capacidades. Em notícias relacionadas, o Apache continua no topo da lista com 58.8% de share de mercado.

Publicado por scorpio às 04:07 PM | Comentários (0) | TrackBack

março 14, 2007

pesadelos com registrars

No seguimento de um episódio recente e próximo de problemas com registo de domínios efectuado por uma empresa nacional, apercebi-me de uma situação que é uma variante ainda mais preocupante e que está num nível superior da cadeia de potencial de criar problemas.

Esta situação está a acontecer com a RegisterFly, uma empresa cuja função é ser registrar, ou seja, aceitar registos de domínios efectuados por empresas ou individuais e interagir com a entidade que é responsável pela coordenação de atribuição de identificadores (nomes de domínio e endereçamento IP) a nível global. Há alguns dias que dois responsáveis da empresa entraram em litígio nos tribunais e criaram duas versões diferentes do site destinado aos clientes, que é absolutamente crítico para que os clientes possam solicitar alterações nos seus domínios (inclusivamente a própria informação de propriedade).

No decorrer do processo de litígio, o controle da empresa foi dado pelos tribunais a um e a outro responsável alternadamente, colocando os clientes numa posição de total impotência para efectuar alterações nos seus domínios ou até mesmo validar a sua propriedade e solicitar a transferência para outras empresas da mesma área.

A ICANN começou de imediato a agir no sentido de que sejam garantidos os serviços mínimos aos clientes, estando algumas medidas a ser accionadas nesse sentido.

Acaba por ser importante ter em consideração, na altura de registar um domínio, se os euros (ou dólares) a menos justificam a preocupação com este tipo de situação...

Publicado por scorpio às 02:52 PM | Comentários (0) | TrackBack

análise netcraft, março de 2007

Mantendo o potencial de crescimento evidenciado nos últimos meses, o número de websites detectados aumentou cerca de 1.64 milhões (ultrapassando a fasquia de 110 milhões), aumentando cerca de 10 milhões desde novembro de 2006.

Contrariando a tendência dos últimos meses, verifica-se um crescimento de 0.24% do servidor Apache e uma descida de 0.47% do servidor da Microsoft, sendo a quota actual de 58.58% do Apache e de 33.98% do Microsoft IIS. Esta situação foi bastante influenciada por alterações nos providers Go Daddy e Demand Media.

Publicado por scorpio às 02:41 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 22, 2007

Apache: novo servidor web

Estão a ser discutidas na mailing-list do projecto Apache as funcionalidades que faz sentido implementar numa futura versão do servidor web, tendo as hostilidades sido abertas pelo Paul Querna. Neste momento, a nova versão é conhecida pelo nome de código Amsterdam, ao que não deve ser alheio o facto da próxima ApacheCon ser precisamente nesta cidade.

Algumas das sugestões mais recorrentes são a alteração da configuração para modelos baseados em XML, criação de um motor assíncrono, utilização de linguagens de scripting em partes da configuração, etc. Considero que este é um momento importante, tendo em conta que é possível contribuir com sugestões válidas que vão afectar o novo projecto (e provavelmente a web) de forma significativa.
Precisamos de mais razões para ir a Amsterdão em Maio?

Publicado por scorpio às 06:43 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 11, 2007

Produtividade com web2.0

O directório Aviva elaborou um guia, onde estão listadas as 25 aplicações (powered by web2.0) com mais potencial para utilização por qualquer empreendedor que se preze. As aplicações estão divididas em várias categorias, incluindo gestão financeira/pagamentos, facturação, comunicação/colaboração, organização, networking, criação de conteúdos/officeware/produtividade e marketing/vendas/suporte.
A filosofia subjacente à criação desta lista está relacionada com a utilização de serviços para estas componentes de negócio em regime de outsourcing, em vez de criar competências e adquirir recursos internamente, libertando assim as empresas de preocupações e possibilitando-lhes focar-se no seu .

Curiosamente, na categoria relativa à organização está o Google Calendar, o "Remember the Milk" e o Neptune que tentam seguir a filosofia Getting Things Done, estando no entanto ausente o Nozbe (que já tive a oportunidade de testar).

Publicado por scorpio às 11:20 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 03, 2007

mod_defensible versão 1.2

O mod_defensible é um módulo para o Apache versão 2 cujo objectivo é impedir os spammers de acederem a um determinado servidor web, recorrendo à consulta de black-lists baseadas em DNS. Ainda que este módulo seja orientado para serviços de blogging, pode fazer sentido utilizá-lo para proteger componentes das aplicações web que são, por definição, mais susceptíveis a utilizações abusivas.

É importante ter em conta que a consulta síncrona de DNS tem implicações relevantes no desempenho, atrasando consideravelmente as respostas da componente web.

Publicado por scorpio às 07:31 PM | Comentários (0) | TrackBack

fevereiro 02, 2007

análise netcraft, fevereiro de 2007

Para além de um aumento de 1.93 milhões de sites em relação ao mês anterior, verifica-se pela primeira vez desde Setembro de 2002 que o Apache desceu abaixo de 60% de quota do mercado web, com uma queda de 1.47%.
Em oposição, o IIS ganha quase 1 milhão de sites e sobe para os 31.09%.
Será que estamos na iminência de uma nova alteração substancial na evolução, semelhante à que aconteceu entre Fevereiro - Julho de 2006?
A análise da Netcraft mostra que a vantagem do Apache é agora apenas de 27.7%...

Publicado por scorpio às 12:41 PM | Comentários (0) | TrackBack

janeiro 16, 2007

análise netcraft, janeiro de 2007

A análise da Netcraft de Janeiro de 2007 encontrou cerca de 106 milhões de sites activos (mais 1.6 milhões do que no mês anterior), sendo notória a subida dos servidores Microsoft (650000 sites só no serviço Live Space blogs).
A balança continua a estar muito mais pesada do lado dos servidores Apache com cerca de 60.64%, estando o histórico segundo (Microsoft) com 30.67%.
Foi também visível um forte crescimento do número de sites no Google e Go Daddy. A criação de blogs continua a ser um fortíssimo factor de crescimento de sites, tal como no último ano.

Publicado por scorpio às 10:34 AM | Comentários (0) | TrackBack

janeiro 09, 2007

Migrar do Microsoft IIS para Apache em Linux

No artigo (em Inglês) da Searchopensource podemos encontrar algumas ferramentas que podem ajudar na migração de um sitio em Microsoft IIS para Apache em Linux.

A migração poderá ser efectuada automaticamente utilizando ferramentas como o Versona Progression Web ou o LSP. No entanto estas ferramentas não migram aplicações web de plataformas Microsoft para Linux. Apenas os ficheiros e permissões são copiadas.

Publicado por overflow às 11:37 AM | Comentários (0) | TrackBack

janeiro 02, 2007

nova versão HAProxy

Está disponível a nova versão do HAProxy, um serviço de balanceamento TCP/HTTP utilizado tipicamente em serviços web.

Nesta nova versão passa a ser possível efectuar o balanceamento de pedidos com base em parâmetros do próprio pedido (partes do URI, hostname, etc) e garantir a persistência de sessões com base em cookies. A fiabilidade e desempenho das versões anteriores mantêm-se, e para além da estratégia de gerir ligações baseada no select() suporta também a estratégia epoll() que consegue gerir mais facilmente (e com melhor desempenho) um número elevado de ligações.

Publicado por scorpio às 07:46 PM | Comentários (0) | TrackBack

janeiro 01, 2007

Apache labs

Foi lançado há cerca de um ano o projecto Labs, onde podemos encontrar alguns subprojectos da ASF em estado embrionário.

Este projecto tem o objectivo de permitir a candidatos a subprojectos iniciarem o seu ciclo de desenvolvimento dentro de um ambiente semelhante ao de um projecto oficial da ASF, pese embora o facto de as regras e os requisitos serem bastante mais leves. Uma das preocupações principais que levou à criação deste projecto foi o facto de, pelo peso associado à manutenção de um projecto oficial, ser difícil à ASF inovar e criar processos de forma rápida e responder, assim, mais rapidamente ao florescimento de ideias para novos projectos.

Publicado por scorpio às 09:47 PM | Comentários (0) | TrackBack

dezembro 27, 2006

registada vulnerabilidade número 7000 em 2006

A equipa de segurança da X-Force registou a vulnerabilidade número 7000, a cerca de duas semanas do final do ano. Tendo em conta que no ano passado foram registadas cerca de 5000, facilmente se conclui que ou o software é desenvolvido de forma menos segura e/ou os mecanismos que permitem encontrar / explorar vulnerabilidades se tornaram mais evoluídos.


A informação está no blog da ISS, e quando a notícia foi publicada ainda faltavam duas semanas para acabar o ano...

Publicado por scorpio às 08:31 PM | Comentários (0) | TrackBack

dezembro 21, 2006

SOAP API descontinuada

O Google descontinuou a SOAP API, uma das formas mais utilizadas ultimamente para executar pesquisas automatizadas no seu motor de pesquisa. Em sua substituição, foi disponibilizada uma API AJAX que permite executar as mesmas pesquisas, mas cuja utilização apresenta, para além dos resultados, a imagem (e eventualmente publicidade) do Google.

Este assunto está a ser discutido no slashdot.

Publicado por scorpio às 03:23 PM | Comentários (0) | TrackBack

dezembro 17, 2006

suhosin: protecção para instalações PHP

A tecnologia PHP tem sido reconhecida como tendo problemas em termos de segurança, fazendo até parte do top-10 de volnerabilidades na web nos últimos anos. Ainda que grande parte dos problemas sejam relativos a má configuração do motor de PHP, é verdade que a equipa que desenvolve esta tecnologia tem feito esforços no sentido de eliminar os problemas nesta área.

Paralelamente, existem vários projectos cujo objectivo é proteger o motor e as aplicações de problemas conhecidos e até de tentativas de explorar problemas desconhecidos. Um desses projectos, parte do Hardened-PHP Project, é o Suhosin.

Este projecto altera o código do PHP, de forma a permitir a definição de limites em várias áreas, protege as sessões, permite a cifragem automática de cookies, aumenta consideravelmente o nível de logging do comportamento do motor do PHP, etc.
Para além de todas as funcionalidades, existe ainda a possibilidade de funcionar apenas em modo de simulação, no qual não executa qualquer acção mas regista os potenciais ataques e a acção que tomaria para os impedir, possibilitando assim a análise do seu comportamento antes de ser activado.

Publicado por scorpio às 09:24 PM | Comentários (0) | TrackBack

dezembro 06, 2006

Lançada versão 2.1.7 do pound

Foi lançada uma nova versão do pound, um serviço de distribuição de pedidos com balanceamento com base em sessões para servidores web. Este serviço permite ainda fazer distribuição de pedidos para servidores de backend com base no URL, permitindo uma flexibilidade superior aos mecanismos tradicionais de balanceamento.

Publicado por scorpio às 10:33 PM | Comentários (0) | TrackBack

dezembro 05, 2006

vulnerabilidades da web no topo

De acordo com um report da mitre, as vulnerabilidades relacionadas com a web ultrapassaram as historicamente recorrentes vulnerabilidades de buffer overflow.
Esta informação acaba por confirmar que o crescimento exponencial da web potenciou a exposição das aplicações, serviços e tecnologias a utilizações indevidas, numa escala até então nunca vista.

De acordo com o report, as primeiras posições são constituídas por Cross-Site Scripting, SQL Injection, PHP includes (cerca de 45% no total) e apenas a seguir temos os buffer overflow, com 8%.

Publicado por scorpio às 11:46 PM | Comentários (0) | TrackBack

dezembro 03, 2006

conferência ApacheCon Europe 2007

Estão abertas as submissões para a ApacheCon Europe 2007 a realizar em Amsterdão, de 1 a 4 de Maio. As propostas devem ser enviadas via web, e podem versar sobre vários tópicos: projectos da Apache Software Foundation, linguagens de scripting (PHP, Java, Perl, Python, Ruby, etc), novas tecnologias (Web 2.0 e afins), segurança; elevada disponibilidade; balanceamento e segurança, comunidades e negócios relacionados.


Este evento será composto por um dia de tutoriais e três dias de conferências. Vemo-nos lá?

Publicado por scorpio às 10:16 PM | Comentários (0) | TrackBack

novembro 30, 2006

projecto maisbarcelos

Num evento realizado no final deste mês, a Câmara Municipal de Barcelos anunciou o início da terceira fase do projecto MaisBarcelos, cujos objectivos são fazer chegar a tecnologia às pessoas (escolas, juntas de freguesia, empresas, e instituições várias) do concelho.

Este projecto, que acompanhamos desde o seu nascimento, está suportado totalmente em tecnologias de software aberto para disponibilizar acesso Internet, email e espaço para publicação na web.

Os serviços web são garantidos pelo Apache (versão 2), em configuração específica para mass virtualhosting com o módulo mod_vhost_alias, o que facilita a integração com os serviços de gestão do projecto garantidos pelo Gabinete de Informática da Câmara Municipal de Barcelos.

Publicado por scorpio às 09:37 PM | Comentários (0) | TrackBack

novembro 24, 2006

A Web tem 100 milhões de sites

De acordo com a Netcraft, a Web ultrapassou a barreira dos 100 milhões de sites em Novembro de 2006.
Tendo em conta que a Web cresceu metade deste valor de 1997 até 2004 e que em apenas dois anos (2004 a 2006) repetiu esse crescimento, acreditamos que a verdadeira explosão da Web se está a verificar agora.

Com a utilização da Web como veículo dos negócios, é de prever que o crescimento continue ao mesmo ritmo nos próximos anos, e que esta tecnologia funcione como uma infra-estrutura básica na Internet para as empresas, como o são a electricidade e a água para as infra-estruturas físicas.

Publicado por rmonpf às 01:30 PM | Comentários (0) | TrackBack

novembro 06, 2006

Apache WebRing

Estamos no processo de adicionar este sitio ao Apache Software Webring, tal como se pode ver pelo atalho no final da página principal.

Cumprimentos,
Nuno Fernandes

Publicado por rmonpf às 05:25 PM | Comentários (0)

outubro 20, 2006

Primeiro Post

Este será um blog dedicado ao livro Apache - Instalação, Configuração e Gestão de Servidores Web. Aqui poderá encontrar a errata do livro bem como algumas sugestões e noticias relacionadas com o apache.

O livro será editado pela FCA e estará brevemente nas livrarias.
O endereço do livro no sitio na FCA é este.

Com votos de boas leituras,
Ricardo Oliveira e Nuno Fernandes

Publicado por rmonpf às 04:10 PM | Comentários (0)