« julho 2010 | Entrada | setembro 2010 »

agosto 23, 2010

Oracle bate VMWare?

Duas semanas antes do VMWorld 2010 (ou seja, Just in Time), a Oracle defende que o seu portfolio de soluções de virtualização é muito superior à solução única da VMWare.

O ênfase está na premissa de que as aplicações críticas não são tipicamente virtualizadas, pela falta de elevada disponibilidade e escalabilidade possíveis em ambientes não-virtuais. A estratégia da Oracle é alterar essa premissa, evoluindo as soluções de virtualização para soluções com suporte full-stack, desde o ambiente de virtualização até à aplicação virtualizada.

É óbvio que mais nenhum player na área da virtualização tem um portfolio a duas dimensões (tanto horizontal, nas soluções de virtualização, como na vertical - até às aplicações) da dimensão da Oracle, e que de facto o suporte full-stack é extremamente importante - mais ainda para aplicações críticas.

A capacidade de execução da Oracle nunca esteve em causa, mesmo com alguns soluços pelo caminho (aquisição da Virtual Iron), e de facto neste momento têm todas as peças na mão para se tornarem um grande player nesta área.

Fornecer ao mercado uma solução completa (hardware, virtualização, SO, middleware e aplicações), principalmente em termos de suporte, será um diferenciador que nenhum outro player tem (excepto a Microsoft, que... não é claramente líder de mercado nesta área).

Publicado por scorpio às 08:27 AM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 19, 2010

Google e virtualização: KVM + Ganeti?

A posição da Google relativamente à virtualização sempre foi conhecida: não, não e não. Mas aparentemente algo estará a mudar dentro do grande irmão, uma vez que o projecto Ganetti (apresentado pelo Guido Trotter, um Administrador de Sistemas na Google) no KVM Forum tem uma importante contribuição da Google.

Este projecto é essencialmente uma ferramenta de gestão de ambientes virtuais (suportando KVM ou Xen) e utiliza funcionalidades conhecidas e disponíveis para storage (DRBD, LVM, ou ficheiros) e rede (iproute2, etc). Ainda não são suportadas soluções com shared storage, mas está no roadmap desenvolver esse suporte.

Mais informações disponíveis na apresentação do Ganeti no KVM World 2010

Publicado por scorpio às 10:03 AM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 10, 2010

fim de vida para ESXi

Com o lançamento do vSphere 4.1, a VMWare já tinha anunciado que esta seria a última versão a suportar as duas arquitecturas (ESX e ESXi), sendo que agora foi feita a comunicação oficial.

Assim, em versões futuras será apenas possível instalar o vSphere com o ESXi, sendo que a VMWare aconselha os seus clientes a começar desde já a migração. Para tal, deve-se substituir todas as dependências da Service Console (COS) pelas correspondenres ferramentas / APIs:

Publicado por scorpio às 09:01 AM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 09, 2010

Cloud computing como estratégia para testes de segurança

Na Defcon 2010, dois profissionais de segurança demonstraram como se pode utilizar o paradigma de cloud computing (com a facilidade de aquisição de poder computacional e de capacidade de transporte) para efectuar ataques a infra-estruturas remotas.

A primeira questão tem a ver com a distribuição geográfica (e de rede) das infra-estruturas de cloud computing, permitindo ataques distribuídos, com capacidade elástica: começaram com três servidores, e aumentaram a capacidade para dez servidores (por um total de $USD6) até que a rede alvo ficasse completamente inoperacional.

É importante salientar que actualmente as grandes nuvens não implementam filtros que permitam bloquear este tipo de ataques (pelo menos se efectuados de forma sustentada), nem limites de largura de banda para comportamentos suspeitos.

Não é a cloud que é mais ou menos permissiva a este tipo de utilizações; é apenas mais fácil conseguir acesso rápido, escalável e com muito baixo custo.

Publicado por scorpio às 11:27 AM | Comentários (0) | TrackBack

agosto 03, 2010

Acordo Oracle+HP/Dell fortalece Oracle VM

Um acordo efectuado entre a Oracle e os dois gigantes HP e Dell permitirá que a solução de virtualização (bem como o Solaris x86 e Enterprise Linux) seja vendida e certificada por ambos, em conjunto com as suas plataformas.

Esta é sem dúvida uma jogada de mercado que vai fortalecer sobremaneira a quota de mercado do Oracle VM, uma vez que as soluções compostas pelo hardware HP/Dell e a solução de virtualização serão suportadas na totalidade da stack, dando inclusivamente acesso ao suporte Premier da Oracle.

Independentemente da quota de mercado actual, o Oracle VM torna-se assim o quarto hypervisor disponível out-of-the-box em servidores standard, lado a lado com VMWare ESX, Hyper-V da Microsoft e o Citrix XenServer.

Publicado por scorpio às 11:32 AM | Comentários (0) | TrackBack