« março 2009 | Entrada | agosto 2009 »

julho 27, 2009

Virtualização da Red Hat: a tempo de matar o ex-Virtual Iron?

Provavelmente em Setembro (mais atraso menos atraso...) sairá a nova solução de virtualização da Red Hat, baseada em KVM. Olhando para a lista de funcionalidades previstas, teremos (mais um...) sério concorrente a fazer mossa ao líder de mercado.
Tendo em conta que o posicionamento é por baixo (agarrado ao tradicional SO), é provável que faça mossa aos outros concorrentes, nomeadamente o Oracle VM + ex-Virtual Iron, que tardam em estar com posicionamento full-featured no mercado.

Tendo em conta que os clientes do Virtual Iron não podem fazer crescer os seus ambientes (não é possível adquirir mais licenciamento do Virtual Iron), é natural que estejam à procura de alternativas viáveis, de preferência dentro do mesmo price range. Setembro/Outubro devem ser os meses quentes para quem tem decisões a tomar...

Publicado por scorpio às 10:10 PM | Comentários (0) | TrackBack

julho 22, 2009

Virtual Iron está morto, Oracle VM... a crescer

Na webcast de ontem, destinada aos ex-clientes Virtual Iron, a Oracle explicou como é que vai tentar ter um produto integrado Oracle VM + funcionalidades Virtual Iron (sem se comprometer com datas) até meio de 2010. Na prática, foram definidas mais concretamente as próximas acções (versão Oracle VM 2.2 com compatibilidade de formato VHD para facilitar migração desde VI) e criação de ambientes paralelos, para migração dos ambientes; infelizmente, não existirá um mecanismo de upgrade que transforme um ambiente no outro.

Publicado por scorpio às 12:43 PM | Comentários (0) | TrackBack

julho 13, 2009

Oracle: Virtual Iron no more

A Oracle descontinuou o Virtual Iron , deixando de parte os clientes actuais (embora aparentemente alguns clientes possam ainda adquirir licenças para ambientes que já existam) e colocando-se em posição de dificilmente conseguir garantir a mudança para o Oracle VM, que no futuro poderá ter as funcionalidades do Virtual iron embebidas.
Ainda que os números da Virtual Iron não sejam mais do que migalhas em comparação com a Oracle, não deixa de ser curioso como se avança para a compra de uma empresa (e tecnologia), se garante o suporte (porque foi mantida a equipa técnica), e não se quer receber dinheiro de novas licenças, que poderiam aguentar os clientes até que o Oracle VM estivesse em pé de igualdade...

Compreende-se o pouco esforço, até agora, de posicionar o Oracle VM no mercado; afinal de contas, não tem custos (a não ser o suporte), e só servia o propósito de assentar uma base estável em termos de hardware para o suporte da Oracle, mas com esta aquisição as estratégias poderiam ter-se invertido. Afinal de contas, com a compra da Sun e da Virtual Iron, poderia criar-se um colosso nesta área - não é a área por excelência da Oracle, mas hoje em dia, e com as aquisições.... pode perfeitamente tornar-se uma interessante fonte de receitas.

Do outro lado da barricada não estão a dormir...

Publicado por scorpio às 02:46 PM | Comentários (0) | TrackBack