« agosto 2007 | Entrada | fevereiro 2008 »

novembro 18, 2007

Oracle baralha com virtualização

Depois do anúncio da Oracle sobre o lançamento do Oracle VM na passada semana, o mapa estratégico dos fabricantes de software alterou-se a vários níveis. Em primeiro lugar, pelo facto de o produto da Oracle se basear no modelo Xen (o que demonstra que as escolhas da Virtual Iron e da Microsoft foram acertadas), o que fortalece consideravelmente a aquisição da Citrix e potencia o crescimento do hypervisor Xen como a futura base de facto para a virtualização; por outro lado, demonstra que a Oracle está cada vez mais a tentar abrir-se ao mercado em vez de se manter focalizada no que foi a galinha dos ovos de ouro.

Uma das implicações desta movimentação é a comoditização da virtualização (mais do que a consolidação), que inevitavelmente levará a uma baixa dos custos de licenciamento que, principalmente, vão obrigar a líder de mercado VMware a rever o seu licenciamento.

No limite, parece-me provável que a médio prazo a própria VMware altere o seu produto de forma a basear-se no hypervisor da Xen, eliminando assim os elevados custos de desenvolvimento do seu hypervisor...

Publicado por scorpio às 03:00 PM | Comentários (0) | TrackBack