« agosto 2006 | Entrada | outubro 2006 »

setembro 30, 2006

Susto

Ontem de manhã fui tomar um café a uma pastelaria e deixei lá a minha máquina fotográfica. Mal dei pela dela, ao inicio da tarde, voltei ao café sem grandes esperanças de a encontrar.

...mas estava lá!

Publicado por amnésia às 09:48 PM | Comentários (6)

setembro 28, 2006

Manga Curta

whitespot.jpg

Manga Curta é site que promove um concurso de design de t-shirts. As melhores t-shirts são impressas e estarão disponíveis para venda. Perece-me uma óptima ideia e o site esta mesmo muito bem estruturado.

Esta é a minha proposta a concurso, vão ao Manga Curta e votem (se quiserem claro!), porque até agora as votações na minha t-shirt foram miseráveis :-)

Publicado por amnésia às 09:41 AM | Comentários (4)

setembro 27, 2006

... e para acabar a minha resposta

logo_ecocasa.gif

de seguida deixo a minha resposta à Quercus.

"Caros (...)

Antes de voltar ao tema ecofamílias gostava que ficasse bem claro um ponto, identifico-me com uma boa parte das causas que a Quercus defende e vejo o vosso trabalho como muito meritório. Parece-me que tal como eu a Quercus não acredita em sociedades de "yes men" e espero que receberam as minhas críticas de uma maneira construtiva.

Quando alguém se oferece como voluntário espera dar, muito mais que receber. Mas há deveres mínimos de por parte de que se propõe fazer um estudo. Informar sobre as alterações do programa ou justificar quando há atrasos são mínimos que se solucionavam com um envio de um simples email.

Não há justificação a dar quando num programa de 1 ano se está 5 meses sem dizer nada (de Abril a Setembro) como aconteceu comigo ou como no casa da familia 11L que esteve 9 meses (Dezembro a Setembro) sem visitas e onde nem os contadores foram vistos. Tudo isto dá que pensar e não pondo em causa a veracidade dos dados que recolheram fico, no entanto, com muitas dúvidas sobre a utilidade deste programa enquanto estudo. O ponto 8 do vosso relatório é um bom exemplo disso.

A fase de recomendações começou, como confirmam no vosso email, em Setembro, porquê falar em 3 meses (dados do relatório) quando já sabiam à partida que nem dois meses ía durar? Esta é fase do projecto que mais interesse desperta junto das famílias voluntárias, o acompanhamento de 6 meses que estava previsto inicialmente passa de um momento para o outro para menos de 2 meses. Quando falei em encobrir os atrasos continuo perfeitamente convencido que é demasiada coincidência que todas as famílias que conheço tenham começado a fase de recomendações 2 dias antes da apresentação pública do relatório.

Parece-me que internamente deveriam fazer uma reflexão sobre o modo que está a decorrer este programa para evitarem cair nos mesmos erros em programas futuros, da minha parte vou publicar um post no meu blog com o vosso comentário e a minha resposta que será muito semelhante a esta.

Com os melhores cumprimentos,

João Tito Basto"

Publicado por amnésia às 03:29 PM | Comentários (0)

Resposta da Quercus ao post "Ecofamilias - O Que Esconde um Relatório"

logo_ecocasa.gif

E porque neste blog há direito de resposta, aqui fica o comentário da Quercus sobre o post "Ecofamilias - o que esconde um relatório"

"Caro membro de EcoFamília,
A apresentação do passado dia 15 de Setembro teve como o objectivo apresentar o relatório de progresso do programa EcoFamílias. Este programa é apoiado financeiramente pelos parceiros do projecto EcoCasa. Esta apresentação destinava-se a dar a conhecer a estes o progresso do programa e, teria de ser realizada em horário laboral.
Este programa sofreu vários atrasos e ajustes. Nunca foi intenção da Quercus esconder os aspectos menos positivos deste programa, nem sobrevalorizar os aspectos positivos e isso está bem patente no relatório. A passagem dos 6 para os 9 meses da fase de diagnóstico prende-se com os aspectos menos positivos já referidos, especialmente a análise dos dados, que devido à sua quantidade e complexidade levou muito mais tempo do que o previsto. Concordamos que este ajuste deverá ser referido, o que será feito agora no relatório final. O número de visitas conseguidas a cada família foi variável, tal como é indicado, e dependeu da disponibilidade das diferentes familias conjugando com a disponibilidade do técnico. Se a família em que não tinha sido possível fazer visitas, recebeu agora a visita do técnico do programa é sinal que estamos a tentar recuperar o tempo perdido e que até ao final deste programa serão realizadas medições para conseguir juntar os dados desta família aos outros já obtidos.
A fase de recomendações começou em Setembro, portanto muitas das famílias que participam no programa tiveram a primeira visita desta nova fase antes de dia 15 de Setembro. Umas uns dias antes outras, uma semana antes.
Novembro de 2005 surge como mês de início por não ter sido possível visitar todas as famílias em Outubro. Como em Novembro todas as famílias tinham já sido visitadas decidiu-se que este seria considerado o mês de arranque. Este facto é referido no relatório.

Em todo o relatório é sempre referido qual a totalidade dos dados recolhidos e pela análise do mesmo é possível saber quais as famílias de onde se obteve os dados. A credibilidade dos mesmos não nos parece em causa.
Reforçamos a questão de quem em nenhum momento foi intenção nossa "encobrir" qualquer falha deste programa. É a primeira vez que se desenvolve um programa com estas características em Portugal. Estamos a aprender com os erros e a ganhar ânimo com o que de positivo o programa tem. As expectativas são altas para todos nós e o empenho da equipa tem sido total para que sejam atingidas, com a elevada exigência técnica com que gostamos de trabalhar. Tal como foi referido no relatório, este primeiro programa foi encarado como ano zero. Estamos agora plenamente conscientes da complexidade operacional de uma iniciativa como esta, e estamos a colmatar as dificuldades sentidas até à data.
Agradecemos a disponibilidade da sua e de todas as famílias que participam neste projecto e pedimos desculpas pelos aspectos menos positivos destes 9 meses de programas que obviamente estamos a tentar melhorar.
Ficamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir,

Francisco Ferreira."

Publicado por amnésia às 12:50 PM | Comentários (0)

setembro 25, 2006

Retrato

2006-09-23-@10-16-11.jpg

Os outros retratos estão aqui

Publicado por amnésia às 12:42 PM | Comentários (2)

Lisboa ás Postas 118

2006-09-23-@10-15-58.jpg

Publicado por amnésia às 12:39 PM | Comentários (0)

Colagem 91

2006-09-23-@10-15-47.jpg

Publicado por amnésia às 12:35 PM | Comentários (1)

setembro 22, 2006

Colagem 90

2006-09-05-@17-20-08.jpg

Publicado por amnésia às 06:10 PM | Comentários (3)

setembro 21, 2006

EcoFamílias – o que esconde um relatório

logo_ecocasa.gif

Neste blog assumi o compromisso de informar sobre o desenvolvimento do programa Ecofamílias, criei uma nova categoria no menu do lado direito de modo a compilar todos os posts que fosse escrevendo sobre o assunto. Entrei neste projecto com um grande entusiasmo e era minha ideia transmitir os progressos e conselhos que me fossem facultados pela Quercus, infelizmente ao longo destes 12 meses pouco houve de positivo ou útil para escrever.

A Quercus apresentou na passada 6ª feira à comunicação social o Relatório de Progresso (R.P.) dos primeiros seis meses do programa Ecofamílias. Como família participante fui convidado para a conferência de imprensa, infelizmente não pude comparecer porque estava a trabalhar, presumo que não tenham aparecido muitas famílias, é que dez e meia da manhã pode ser uma boa hora para jornalistas, mas não é seguramente para quem tem outro tipo de trabalho. Não sei como foi a apresentação, o que foi discutido, que perguntas foram feitas ou quais as respostas dadas, como família participante (que curiosamente conhece outras duas famílias envolvidas) vou limitar-me, por isso, a escrever sobre o que estava previsto ser feito e o que foi feito , sobre as expectativas das famílias envolvidas e sobre o relatório apresentado.

Estavam previstas visitas quinzenais nos primeiros 4 meses que passariam a mensais nos meses seguintes, isto quer dizer que nos primeiros 6 meses (já contando com 30 famílias em vez das 32 inicialmente previstas) deveriam ter sido feitas 300 visitas mas foram só feitas 155 . Independentemente das questões relacionadas com a fiabilidade de recolha de dados, existe uma expectativa de quem se ofereceu como voluntário para este estudo, o mínimo que a Quercus deveria ter feito seria informar os participantes das mudanças que estavam a ocorrer e dar uma justificação sempre que se passavam períodos de 3 e 4 meses sem qualquer tipo de contacto ou visita. Há uma família (que não é uma família de controlo) que recebeu duas visitas iniciais e que só voltou a ser visitada 2 dias antes da conferência de imprensa da semana passada. Neste caso pura e simplesmente NÃO houve dados credíveis para apresentar.

A primeira fase do projecto ou fase de diagnóstico era foi de 6 meses, nunca até ao surgimento deste relatório se tinha falado em 9 meses. Estou convicto que esta mudança aconteceu pelo atraso com que foi implementada a segunda fase do projecto ou fase de recomendações. No meu caso a fase de recomendações começou na véspera da conferência de imprensa, ou seja 2 meses depois da nova calendarização apresentada no R.P e 6 meses depois do que estava previsto inicialmente . Duas outras famílias começaram a fase de recomendações 2 dias antes da Conferência de Imprensa.

Outro dado estranho deste relatório é o início do estudo, a primeira visita que recebi da Quercus foi na primeira semana de Outubro de 2005, neste relatório Novembro surge como o mês de arranque do Programa Ecofamílias. Não encontro outra explicação que não seja a de encobrir o atraso da implementação da fase de recomendações. Terminando o estudo um mês mais tarde sempre é possível cumprir (a saca rolhas, claro) a última fase do estudo e concluir finalmente o programa Ecofamílias.


O Relatório está estruturado com inteligência e tem um a quantidade enorme de informação genérica relevante. Não questiono a utilidade e mérito deste documento, mas fico com grandes dúvidas sobre a credibilidade dos dados recolhidos junto das famílias e a relevância da sua participação. Sobre o trabalho desenvolvido pela Quercus neste programa a desilusão é total. Provavelmente as minhas expectativas eram elevadas, mas que exige, e bem, tanto dos outros deveria ter para si os mesmos padrões de exigência. Sinceramente tenho pena que assim seja.

Publicado por amnésia às 03:48 PM | Comentários (3)

setembro 19, 2006

Já Anda!

2006-09-18-@17-38-37.jpg

Um ano cinco meses e cinco dias depois de ter nascido o Miguel começou (finalmente) a andar!

Publicado por amnésia às 12:22 PM | Comentários (8)

setembro 18, 2006

Wedding Day

2006-09-16-@22-39-42b.jpg

Saiu bem a foto, ainda não a mostrei aos protagonistas.

Publicado por amnésia às 10:17 AM | Comentários (4)

setembro 15, 2006

Rumo a Vila Real

Este fim de semana eu e a r. vamos a Vila Real, o Miguel e a Matilde ficam por cá. Vai ser bom rever a família e ir para longe, mesmo que seja só por dois dias.

Publicado por amnésia às 02:01 PM | Comentários (1)

setembro 14, 2006

Luz

2006-09-12-@17-34-48.jpg

Publicado por amnésia às 10:19 AM | Comentários (5)

setembro 13, 2006

Lisboa às Postas 117

2006-09-12-@17-36-57.jpg

Publicado por amnésia às 03:30 PM | Comentários (0)

Colagem 87 (versão doméstica)

2006-09-13-@13-18-37.jpg

A fotografia é esta mas em papel é outra coisa, fiquei bastante contente com o resultado.

Publicado por amnésia às 02:47 PM | Comentários (1)

setembro 12, 2006

Fim do Dia

2006-09-08-@19-01-44.jpg

Na 6ª feira passada a familia foi ver o pôr do sol e comemorar o anos da minha irmã para a Praia do Guincho, esta foto foi tirada lá.

Publicado por amnésia às 03:52 PM | Comentários (4)

Colagem 89

2006-09-05-@17-15-03.jpg

Publicado por amnésia às 02:43 PM | Comentários (0)

setembro 11, 2006

Guincho

2006-09-10-@10-35-11.jpg


Publicado por amnésia às 07:39 PM | Comentários (1)

ainda na Praia

2006-09-10-@10-31-07.jpg

Tal como as tartarugas recém nascidas, o Miguel gatinha sempre em direcção ao mar.

Publicado por amnésia às 03:44 PM | Comentários (3)

Praia do Guincho

2006-09-10-@10-27-18.jpg


Publicado por amnésia às 03:32 PM | Comentários (1)

Domingo

2006-09-10-@10-29-47.jpg

O Domingo começou com o melhor dia de praia que apanhei este ano, pouca gente, sem vento, maré baixa e o calor não era exagerado, é pena que a praia do Guincho não seja sempre assim. Durante a tarde foi à FNAC comprar um livro para uma amiga da Matilde e estava lá o LLoyd Cole a tocar!!! fiquei a ouvi-lo uns 45 minutos até a Matilde se fartar, que belo dia !

Publicado por amnésia às 11:53 AM | Comentários (2)

setembro 10, 2006

3 anos

É incrível como tanta coisa pode mudar em três anos, a minha vida sofreu uma verdadeira revolução, neste curto espaço de tempo mudei de casa, a Matilde deixou de ser bebé e nasceu o Miguel, profissionalmente nem vale a pena falar tantas foram as mudanças.
Em termos de Blogosfera é uma verdadeiramente eternidade, com 3 anos este blog foi dos primeiros (talvez 300 ou 400 primeiros) em Portugal, hoje o blog Amnésia é provavelmente um dos 50 ou 60 blogs mais antigos ainda no activo.
Não estou farto e continuo a tirar um prazer enorme em mostrar as minhas fotos, falar dos meus filhos ou de outro tema qualquer, parte do gozo, claro, passa por ter comentários, por saber que há alguém do outro lado que volta, não volta passa por aqui.

Este blog é também, sem dúvida, uma parte importante destes 3 anos da minha vida.

Publicado por amnésia às 06:56 PM | Comentários (11)

setembro 08, 2006

Colagem 88

2006-09-05-@17-18-30.jpg

O Bairro Alto é um verdadeiro paraíso para fotografar as "minhas" (des)colagens.

Publicado por amnésia às 11:16 AM | Comentários (4)

setembro 06, 2006

Colagem 87

2006-09-05-@17-13-56.jpg

Outras colagens aqui aqui.

Este é o milésimo post deste blog!

Publicado por amnésia às 11:34 AM | Comentários (3)

setembro 05, 2006

Pugsley Buzzard

e142.jpg

Dia 30 de Agosto tive o privilégio de ouvir o australiano Pugsley Buzzard nas Catacumbas no Bairro Alto, foi um show bem intimista onde uma voz bem forte a lembrar Tom Waits e um piano, encheram completamente a sala. Dia 9 de Setembro vai valer a pena passar pelo Maxim's e assistir ao último gig de Pugsley em Portugal.

Nota:
Segundo li hoje no DN (penso que era o DN) o Maxime's está fechado depois de uma queixa por excesso de ruido, por isso não vai haver concerto lá. Mas recebi um mail de uma amigacom o seguinte conteúdo:

"para quem ainda nao viu, ou para quem quer ver mais uma vez... tem mais
2 concertos de pugsley buzzard na agenda!

hoje (07/09) as 23h no Catacumbas, Travessa da Água da Flor 43, Bairro
Alto (ao pe do mercado, rua da rosa...) e na proxima 3F (12/09) com
banda na Onda Jazz Onda Jazz, Arco de Jesus, 7 na Alfama (junto ao Campo das
Cebolas) também as 23h. "


Publicado por amnésia às 01:38 PM | Comentários (1)

Colagem 86

2006-09-05-@09-23-53.jpg

Publicado por amnésia às 11:56 AM | Comentários (2)

Na Praia

2006-08-17-@21-52-48.jpg

O maior gozo da Matilde no Porto Santo foi brincar na praia à noite.

Publicado por amnésia às 11:23 AM | Comentários (1)

setembro 04, 2006

À noite

2006-08-17-@21-23-58.jpg

num bar na praia, o fantasma azul é a Matilde a brincar.

Publicado por amnésia às 06:01 PM | Comentários (1)

Miguel

2006-08-13-@17-38-23.jpg

... no Porto Santo

Publicado por amnésia às 05:50 PM | Comentários (0)

Porto Santo X

2006-08-17-@18-02-11.jpg

Publicado por amnésia às 05:49 PM | Comentários (0)

setembro 01, 2006

Fim de Semana a Três

A r. vai estar três dias fora com os pais e eu fico por cá com o Miguel e a Matilde. Hoje não trabalhei, deixei o Miguel no infantário e fui com a Matilde e uma amiga dela tomar uma banhocas para a piscina, depois almoçamos numa pizzaria e comemos um gelado no Santini. Amanhã e Domingo, tirando a sesta quase obrigatória para o Miguel, espero passar bastante tempo fora de casa, é a melhor maneira de manter a Matilde bem disposta, ela está numa fase que se não sai de casa fica completamente insuportável.

Publicado por amnésia às 07:27 PM | Comentários (3)