maio 30, 2005

E depois do "Non"

Confesso que ainda não decidi muito bem qual vai ser a minha posição relativamente ao Tratado. Não o conheço, nem conheço minimamente as suas implicações. Olhando para as reacções de quem já estudou fico na mesma. Do lado do NÃO estão pessoas e sentimentos tão díspares como Pacheco Pereira e Francisco Louçã. Do lado do SIM, ninguém expressa uma única ideia, uma única vantagem, limitando-se a dizer "Porque SIM".

Foi por isso que segui com alguma atenção o referendo francês. Onde vi o Presidente de todos os franceses tomar activamente partido por um dos lados da barricada e perder. Resistirá ele ao cartão vermelho que Lhe deram? E nós por cá?

A prudência aconselhava a parar o processo. Neste momento, com a queda da primeira peça, o dómino ameaça seguir. Eu pelo menos já me decidi: não vale a pena perder tempo com algo que já todos sabem que não avançará nestes moldes. E o Governo? E a Assembleia? Parece-me que vão todos assobiar para o ar e não vai haver a coragem de se fazer o que se deve: parar o processo.

Publicado por cparis em 10:27 PM | Comentários (1)

maio 27, 2005

Gastar $$$

O Estado, com a sua famosa medida de abrir "uma empresa num dia", vai gastar mais uma pequena fortuna quando actualmente já se consegue abrir uma empresa em 5 dias. Qual a vantagem?

No jornal Independente vinha que Pedro Burmester ia levar para casa 105 mil euros por ter sido afastado da casa da Música.

Sócrates foi corajoso a dizer onde "cortar dinheiro". Mas convinha dizer onde o vai aplicar, porque até ao momento a única coisa que vemos são "gastanços" de $$$.. E isso todos nós sabemos fazer.

Publicado por cparis em 02:55 PM | Comentários (0)

Aumento do ISP

O Governo socialista acha que quem deve pagar as SCUTs são as pessoas que andam de Transporte Público, ou quem nem sequer têm carro... Sim, porque o aumento do ISP afecta tudo e todos... porque qualquer bem de consumo precisa de ser transportado.

Não faria mais sentido, na situação em que o País está, manter o conecito de utilizador-pagador alargando-o até mais do que o previsto. É que os principais argumentos para não por portagens nas SCUTS são de quem em Lisboa e Porto há acessos de igual importância em que não se paga nada. Ok, fazia-se a vontade e pagavam todas....

Agora aumentar ISP e IVA, da maneira que se está a fazer é a garantia que se se vai voltar aos bons velhos tempos do contrabando.

Algarve no Verão? Nem pensar... España me encanta.

Publicado por cparis em 02:48 PM | Comentários (0)

maio 25, 2005

Aumento do IVA

Disparate, disparate, disparate.... é só o que me apetece dizer sobre este aumento do IVA. Será que estes senhores não percebem, que quanto mais altos forem os impostos, maior a tendência para fugir? E que tal começar a fiscalizar primeiro e aumentar depois....

Por exemplo, aumentar o IVA dos restaurantes dizendo que se pretende aumentar a receita é estupidez... Se querem MESMO aumentar receita, façam uma lei tão simples como isto:
"Sempre que um cliente pedir a conta, deve-Lhe ser facultada a factura de imediato. Caso isso não seja feito, coima de 2.000 €".

E pronto. Aumenta-se a receita porque toda a gente que vá a um restaurante vê perfeitamente que ali é tudo por baixo da mesa.... Desde a compra dos produtos, passando pelos salários, etc... tudo economia paralela.

A anterior subida da taxa do IVA, nos tempos da ministra Ferreira Leite foi exemplar: a um aumento de dois por cento da taxa correspondeu uma
diminuição da receita
. Paradigmático. Alguém duvida que agora vai ser o mesmo?

Publicado por cparis em 06:37 PM | Comentários (0)

maio 24, 2005

Primeira vitória de Freitas

Ao conseguir que António Guterres tenha sido escolhido para Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Freitas do Amaral conseguiu uma importante vitória pessoal. Não pelo cargo em si propriamente, mas porque nenhum cargo destes é atribuido sem uma intensa luta diplomática. E se é verdade que Guterres por si só, contribui para esse trabalho de bastidores, não é menos verdade que para a obtenção do mesmo deve ter contribuído sobremaneira o actual MNE.

Publicado por cparis em 05:36 PM | Comentários (2)

maio 23, 2005

Governador do Banco de Portugal

O Exmo. Sr. Governador do Banco de Portugal está a prestar-se a um mau exercício.... Tem de dizer qual vai ser o défice deste ano, e numa lógica politiqueira atribuir um responsável....

Espero que já tenha incluido no seu famoso oráculo, o facto de o Benfica ter sido campeão....

Publicado por cparis em 05:18 PM | Comentários (0)

maio 20, 2005

Triste realidade

Depois de dois primeiro ministros terem abandonado o País - um ainda se encontra desempregado à procura de emprego na ONU e o outro está temporariamente como Pres. de CE - chegaram dois políticos que faziam análise na televisão.
Do primeiro nem o deixaram aquecer o lugar. E agora em que estado é que estamos? Bem, é difícil responder, mas vejamos:

  • O actual ministro da Finanças falou da subida de impostos, mas José Sócrates desautorizou-o.

  • O ministro da Saúde disse que não havia hospital no Algarve, mas José Sócrates desautorizou-o.

  • Esta semana, o secretário de Estado dos Transportes falou na cobrança de portagens em algumas Scut mas foi desautorizado pelo seu ministro.

Enfim... não sei que mais possa pensar....

Publicado por cparis em 12:18 PM | Comentários (1)

maio 19, 2005

Estou muito surpreendido

"A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 7,5% no primeiro trimestre deste ano, avançando para o valor mais elevado dos últimos nove anos, devido ao aumento de 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado. "

Do Governo parece não haver reacção. Os silêncios começam a ser preocupantes uma vez que indiciam falta de ideias e falta de energia. De Sócrates so a famosa declaração de "estou muito surpreendido" com o défice que o Governador do Banco de Portugal deixa especular que possa estar perto dos 7%.

De facto, houve uma mudança radical de estilo. Dantes Durão dizia-nos que estavamos de tanga, Sócrates agora diz que está muito surpreendido com a situação... Querem ver que agora já nem de tanga andamos?

PS. Uma nota positiva para a colocação dos professores. Parece que finalmente se faz alguma coisa bem neste domínio. Obviamente que aqui os louros serão reinvindicados por todos.... Mas que se lixe... parece mesmo que aquilo está a andar.

Publicado por cparis em 12:54 PM | Comentários (1)

maio 12, 2005

Tráfico de Influências

O caso agora dado à estampa permite-me três reflexões:

1. Que país de m**** é este onde existe uma lei chamada Tráfico de Influências, que NUNCA foi aplicada com sucesso. Foi tentado uma vez e nada. Há alguém que saiba fazer leis neste país?

2. Não fora o CDS-PP ter escolhido Ribeiro e Castro, e lá tínhamos mais um líder partidário a demitir-se sem ser acusado de nada....

3. O caso da pedofilia está a correr... e agora não se ouve nada... Ou seja, em Portugal o que interessa são as especulações, não os factos. Deste modo, é expectável que nos próximos dias haja muitas especulações e no final uma pífea acusação....

Veremos o que este caso vai dar..... daqui a 4 anos.....

Publicado por cparis em 11:42 AM | Comentários (1)

maio 11, 2005

Manuel Alegre

Confesso que estranhei a escolha de José Sócrates para as próximas presidenciais. Acho que Manuel Alegre será uma óptima escolha para o País, mas tenho dúvidas que o seja para (todo) o PS.

Sócrates soube gerir com mestria os seus opositores internos. Sintra e Bélem foram os rebuçados que os ocuparão até ao final do ano. Isso juntando-se a toda a prole de jornalistas à espera de tacho irá garantir-lhe um final de ano em beleza....

Publicado por cparis em 05:27 PM | Comentários (0)

João Lagos

João Lagos conseguiu que o mítico rali de Dakar saísse de Portugal. Magnífico. Este homem, sozinho e sem grandes parangonas conseguiu trazer mais um evento de grande prestígio ao nosso país, e conseguiu que a cidade de Lisboa ficasse associada ao melor rally do Mundo.

Sei também que o evento em si, não irá trazer muito mais valias a todo o País. Mas é salutar ver que há privados em Portugal que lutam por objectivos e que os conseguem conquistar. João Lagos conseguiu colocar o Estoril Open de volta no ténis e agora isto.... Não se Lhe poderia dar também o autódromo do Estoril? É que para essas bandas andam há anos a prometer e o facto é que Portugal nunca mais entrou no circuito de F1....

Publicado por cparis em 03:41 PM | Comentários (0)

maio 10, 2005

Exemplos europeus

O Governo inglês no dia a seguir às eleições apresentou o seu novo Governo. No dia a seguir. A isso chama-se eficiência. Em Portugal, até Cavaco ao ser reeleito, só pode apresentar Governo 2 ou 3 semanas depois.

Leio também que na Estónia, se investe no Ensino de maneira exemplar. Procura-se o mérito e é destacado. Leiam este pequeno excerto do Ponte Europa:
No sistema de ensino, encontramos escolas públicas especiais para as crianças que revelem maiores capacidades de aprendizagem.
Cá nem se sabe quais as crianças que existem. Não se faz um único teste de QI, de aptidões ouo que quer que seja. É a socialização do Ensino, onde se foge de procurar elites, com medo que estas não sejam da família.

Publicado por cparis em 12:59 PM | Comentários (1)

maio 06, 2005

A gaffe de Carrilho

Fora Santana Lopes a usar uma fotografia manipulada (i.e. falsa) e não teriam chovido acusações de trapalhada, aldrabice, manipulação, falta de verdade. Mas foi Carrilho, e como tal a desculpa que era para ficar melhor acolheu simpatia da imprensa.

De facto, a imprensa portuguesa tem esta característica. Mais do que ser de esquerda ou de direita, é de estilos....

Tirando este fait divers que revela o estilo do personagem - vale tudo para ganhar até mentir na fotografia que se usa- falemos do importante. Que se propõe fazer Carrilho por Lisboa.... Nada. A única proposta que Carrilho anunciou foi abortar o projecto do Parque Mayer. Ou seja, não fazer nada e deixar tudo como está.

Depois de o ouvir até percebo a escolha de Sá Fernandes para candidato... Pelos vistos o que Lisboa quer é que não se faça obra. Nenhuma. Deste modo ninguém pode dizer mal....

Publicado por cparis em 04:34 PM | Comentários (2)

Blair ganhou


Desta famosa fotografia, Aznar já saiu e Durão ganhou mais poder(pessoal) tendo Portugal saltado fora, andando o nosso MNE a pedir para ser convidado pela Secretária de Estado americana.

De facto, historicamente, Portugal e Espanha foram sempre uma m**** no que diz respeito a alianças internacionais.

Quando é que este ódio anti-americano acaba? Esta permanente subalternização aos interesses franceses já enjoa. A ver vamos.....

Publicado por cparis em 03:06 PM | Comentários (1)

maio 05, 2005

Onde param eles?

Aqui há uns tempos, era ouvir diários lamentos sobre o tempo de antena que era dado à escoha do novo Papa, sobre o desperdício de dinheiro que foi o Falcon , etc... etc...

Ontem nas notícias, voltei a ser massacrado com aquele tipo que se armou em parvo e fumou uma ganza no Dubai.... Fiquei sem saber qual era o drama e porque motivo aquilo era notícia... Aliás, porque motivo me estavam a chatear de novo com aquilo.... E mais parvo fiquei ao saber que "estavam a ser envidados esforços diplomáticos para o rapazinho regressar"....

Mas porquê? Acaso ele caiu nalguma cilada, ou pura e simplesmente, "à bom portuga" estava-se "a cagar para as leis"? E depois vão fazer o quê? Prende-lo?

E alguém conhece este tipo? Qual é a importância disto para mim, e para qualquer português? Não há coisas mais graves que se passam por esse mundo fora, com portugueses? Ou em Portugal? Onde param aqueles que tanto se preocupavam com a qualidade dos nossos telejornais?

Publicado por cparis em 06:36 PM | Comentários (1)

maio 04, 2005

Abortado o referendo

A primeira grande derrota do Bloco de Esquerda está aí, mas não vai ser obviamente reconhecida por eles. Por isso é bom apontar o dedo dizendo o que ninguém quer dizer. Louçã mentiu, porque prometeu o que não podia, e que era um novo referendo já este ano. Foi uma promessa eleitoral de Louçã, feita com aquele seu ar autoritário de quem nunca se engana e raramente tem dúvidas... Sim, esse ar que por ser de Esquerda é nobre, do mesmo modo que esta mentira por ser de esquerda tem perdão.

Mais do que uma vitória da direita, a decisão do Presidente da República é uma vitória do bom senso.... os argumentos do Bloco de Esquerda de que tem de se fazer um referendo porque a lei está a ser cumprida, são no mínimo risiveis.

PS. Continuo sem perceber porque é que ninguém de Esquerda mostra qual a diferença da nossa lei com a lei espanhola.... É exactamente igual, e ontem em debate no segundo canal, a única diferença apontada era que lá se fazia de uma maneira e cá de outra.... Mas a lei, uiiii que trabalheira dá ler a lei....

Publicado por cparis em 12:00 PM | Comentários (1)

maio 03, 2005

Schiavo - acreditar até ao fim

Brain damaged for 10 years, firefighter makes astounding recovery
----------------------------------------
ORCHARD PARK, New York (AP) -- Ten years after a firefighter was left brain-damaged and mostly mute during a 1995 roof collapse, he did something that shocked his family and doctors: He perked up.

"I want to talk to my wife," Donald Herbert said out of the blue Saturday. Staff members of the nursing home where he has lived for more than seven years raced to get Linda Herbert on the telephone.

It was the first of many conversations the 44-year-old patient had with his wife, four sons and other family and friends during a 14-hour stretch, Herbert's uncle, Simon Manka said.

"How long have I been away?" Herbert asked.

"We told him almost 10 years," the uncle said. "He thought it was only three months."

Herbert was fighting a house fire December 29, 1995, when the roof collapsed, burying him under debris. After going without air for several minutes, Herbert was comatose for 2 1/2 months and has undergone therapy ever since.

ler noticia completa - CNN

Creio que se fosse hoje Schiavo já não seria assassinada....

Publicado por cparis em 05:40 PM | Comentários (0)

Trapalhadas - Educação

A Ministra da Educação veio dizer que 75% das Escolas não iriam ter dificuldades em fazer horário alargado. Menos de uma semana depois, já só eram 50%..... Alguém pode ensinar a ministra a usar uma máquina de calcular?

Publicado por cparis em 05:17 PM | Comentários (0)

Troca tintas

João Gouveia, actual presidente do município de Soure, eleito pelo PSD, deverá ser o próximo candidato do PS à câmara local como independente.

Há várias coisas que eu não pecebo nestas mudanças de camisola.

1. Significa que o PS acha que João Gouveia foi bom Presidente? E que não há ninguém do PS que pudesse ter feito melhor?

2. Será que João Gouveia passou a perfilhar das ideologias de outro partido?


Se um actual Presidente de Câmara não quer concorrer pelo seu Partido, tudo bem..... Mas para isto não parecer um mercado de "passes" de jogadores, João Gouveia devia concorrer como independente.

[adenda] Parece que a mesma estratégia esteve a ser congeminada em Oeiras....

Publicado por cparis em 05:14 PM | Comentários (0)