abril 30, 2004

Reencontro

Sendo habitante das lezírias, a opção académica mais natural seria a de migração para Lisboa, mas a confusão dos manuais de candidatura e o absoluto desconhecimento das realidades, fez-me ponderar a hipótese Coimbra.

Aí chegado fui descobrindo os prazeres da Lusa Atenas, das tradições académicas e daquela que é a tradição coimbrã mais valiosa e que está em vias de extinção: a tradição de juntar numa mesma polis estudantes vindos de diversas partes do país.

Esta partilha de conhecimentos e experiências foi sem dúvida o mais enriquecedor na minha (longa) carreira académica. Depois ao longo da vida vão-se reencontrando amigos e recordando os belos momentos passados.

Pela blogosfera reencontrei João André, camarada de lutas académicas, apesar de termos visões políticas muito divergentes. Na altura, as Juventudes partidárias não eram tão fortes e era possível unir numa lista elementos que iam desde o BE ao PP... Bons tempos em que se esqueciam os "clubes" por um objectivo comum.

Um grande abraço meu amigo, e a ver se agora não te volto a perder.

Publicado por cparis em 11:56 AM | Comentários (3)

abril 28, 2004

Selecção

Hoje a Selecção joga em Coimbra.... 20 € o lugar mais barato e 35€ para ver o jogo na bancada lateral. O estádio não vai encher (apesar das manobras que a Câmara está a fazer comprando bilhetes e oferecendo-os às escolas).

Muita gente gostaria de ir ver este jogo. O estádio não encher não significa desinteresse. Significa tão somente que não há dinheiro.

Publicado por cparis em 03:42 PM | Comentários (0)

abril 26, 2004

Espanhois mortos no Iraque

Foram mortos 3 soldados espanhóis no Iraque. Esta morte não ficará na consciência de Zapatero, mas prova a inutilidade do seu acto.

Publicado por cparis em 05:39 PM | Comentários (1)

abril 23, 2004

Ainda o 25 de Abril

Ouvir o José Mário dizer que foi uma "a revolução mais pacífica da Europa", é um atentado. Muitos portugueses morreram, em território português.

Em Abril, ao ouvir os discursos e mentiras oficiais, lembro-me sempre melhor porque sou de direita.

Publicado por cparis em 12:09 PM | Comentários (8)

Bola

Andam todos os sociólogos e comentadores televisivos a falar do porquê das ligações entre política e futebol... Não será óbvio? Quando se colocam batalhões de jornalistas para ouvir um advogado dizer banalidades e se transmite isso na abertura dos telejornais, não se está a dar mais importância do que o merecido?
O país cá continua, com os seus problemas e dificuldades... Os media esses continuam no seu mundo, criando a sua realidade... Eu cá vejo cada vez menos as notícias e leio menos jornais... Um semanário é mais do que suficiente.

Publicado por cparis em 12:02 PM | Comentários (1)

abril 15, 2004

Clarividência à esquerda

Os Mostrengos chamaram-me a atenção para este artigo no Público de António Barreto. Reproduzo aqui a parte final:

Sou de esquerda, detesto viver na desigualdade, abomino os privilégios de condição e desejo que as sociedades evoluam no sentido do aumento do poder dos que o não têm e da diminuição ou da contenção dos que o têm em excesso. Não tenho muito respeito pela direita portuguesa, que tão pouco contribuiu, no século XX, para a liberdade dos portugueses. Nem qualquer fascínio pelos ricos e poderosos nacionais, em cujos patéticos exemplos de sofreguidão, subserviência e autismo não é possível fundar um esforço de desenvolvimento. Mas não me reconheço nas políticas ditas de esquerda em vigor no meu país. Não partilho a sua agressividade boçal, nem a sua arrogância própria dos "moralmente superiores" e dos "intelectualmente dotados". Não me revejo na sua dúplice atitude ou na sua complacência criminosa diante da violência e do terrorismo. Não aceito a sua permanente vontade de gastar o que não se produz e distribuir o que não se poupou e lamento a sua confrangedora irresponsabilidade. Não me identifico com a sua viciosa propensão a recompensar a facilidade, a mediocridade e a aldrabice. Nem adopto a facilidade com que despreza o mérito ou é capaz de deixar entre parêntesis os direitos individuais. O que não me transforma em homem de direita.

Publicado por cparis em 02:36 PM | Comentários (5)

abril 14, 2004

Revolução, evolução

Não consigo perceber esta polémica a respeito da questão da revolução ou evolução do 25 de Abril. Depois de ler o artigo do Miguel, fico na dúvida sobre qual o verdadeiro objectivo em defender o "R".

Para mim é claro que após este tempo, se pode efectivamente falar de evolução. Algo que não foi possível fazer (por uma tacanhez de esquerda) nos anos imediatamente a seguir.

Inclusive acho muito mais elogioso o termo evolução. Uma revolução é um momento de mudança que pode regredir. Uma evolução não.

Publicado por cparis em 03:28 PM | Comentários (3)

abril 13, 2004

A razão de ser

Agora o FCPorto não quer os seus jogadores convocados para a selecção... Depois de terem barafustado contra a não convocação de Maniche e Vítor Baía e a pouca utilização de Ricardo Carvalho, vêm agora pedir para o seleccionador poupar jogadores do Porto. Daqui posso tirar uma de duas conclusões possíveis:

1a. Na altura das críticas, nunca passou pela cabeça dos líderes do FCPorto que iriam passar o Lyon.

2a. As críticas na altura tiveram como único propósito colocar uma parede atrás do seleccionador que vê agora chegada a espada.

Eu não sei se ganha o Scolari ou o FCPorto.... Sei quem perde: a selecção.

Publicado por cparis em 03:35 PM | Comentários (1)

abril 12, 2004

Manipulações eleitorais

A minha formação matemática faz-me ter autênticas sessões de vómitos ao ver as manipulações que se fazem dos números em épocas eleitorais.

1º A abstenção.
Importa referir que Portugal, país de 10 milhões de habitantes tem mais de 8 milhões de eleitores.... ou seja menos de 2 milhões de jovens até 18 anos, o que é impossível de ser verdade... Ou seja, os cadernos eleitorais que foram limpos por Jorge Coelho continuam a albergar pseudo-eleitores.

2º As subidas e descidas nas percentagens.
Dizer que um partido desce de popularidade, porque de um mês para o outro baixou 0,5% numa sondagem com erro de 2,5% é gozar com as pessoas. Ver isso em abertura de Telejornal é um apelo à ignorância.

PS. Cara Assumida mente, espero ter respondido ao seu comentário.

Publicado por cparis em 12:54 PM | Comentários (5)

abril 07, 2004

A vedeta Saramago

O sempre inovador Carvalhas resolveu convidar Saramago para a lista das Europeias. Este que nunca recusa um almoço de borla lá aceitou e lança um livro dando uma de intelectual político...
A vergonha começa agora: Saramago recusou estar na apresentação da lista e anda pelas televisões a defender o voto em branco.
Força PCP.... Saramago é o Vosso futuro

Publicado por cparis em 02:42 PM | Comentários (5)

abril 02, 2004

Selecção azul e branca

O FCPorto diz que "os portugueses estão afastados da selecção". Confunde portistas com portugueses, porque a transmissão do jogo no Canal 1 foi lider de audiências. É verdade que o estádio estava vazio. Mas se fosse em Coimbra encheria... Ou Aveiro, ou Leiria....

André tem pena de Costinha. Devia olhar-se mais ao espelho para ver alguém de quem é preciso de ter pena. Faz lembrar um buldogue, daqueles pachorrento que só ladra quando o dono manda.... E se por um lado tem pena, por outro lado quer ver lá o Maniche.... Concluindo: André ou não gosta do Maniche, ou acha que o Costinha é uma florzinha que não se pode tocar.

Por último Pinto da Costa: "se fosse um treinador português, não teriam faltado as críticas"... É verdade, e com os brilhantes resultados do último Mundial. Com um treinador da escola do FCPorto, fomos humilhantemente afastados. Tenho a certeza que Scolari no mínimo fará igual. A ver se fará melhor.

Publicado por cparis em 10:37 AM | Comentários (2)

abril 01, 2004

Palermas

"O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) ameaça «envergonhar» o Governo durante o Euro 2004, com a distribuição de folhetos onde refere que há um milhão de analfabetos em Portugal e 40 mil docentes desempregados."

Genial.... Mário Nogueira ao seu melhor estilo.... Concretamente, tudo fica na mesma, mas ele ganha alguns minutos no Telejornal para ver se finalmente consegue ser deputado.... Quanto ao Governo ficar envergonhado, está redondamente enganado.... Quem nos visita nem sequer conhece o nosso Governo. Quem fica mal na fotografia é o País.... Mas o que interessa isso para quem não vê para além do umbigo?

Publicado por cparis em 07:30 PM | Comentários (3)

Onde páram os sindicatos??

Ouvi as notícias e não quis acreditar. Parece que nenhum sindicato se revoltou contra a mais recente discriminação a que estão sujeitos os funcionários públicos: a tolerância de ponto de quinta-feira à tarde.

Publicado por cparis em 07:15 PM | Comentários (1)

Final da Taça de Portugal em Coimbra

Já aqui tinha dito, que a não ser no Jamor a final da Taça apenas faria sentido em Aveiro, Coimbra ou Lisboa.
Segundo o jornal As Beiras parece que vai ser em Coimbra graças aos esforços de um jovem edil conimbricense que insiste em querer continuar a provar que a falta de idade não significa falta de competência. Coimbra merece. Esperemos que não seja mais uma notícia do dia 1 de Abril.

P.S. Afinal era mentira.... Estranha esta tendência dos jornalistas gostarem de "mentir" a fazer o seu trabalho... Imaginem que o mesmo se passava em outras profissões: médicos, professores .... Seria giro não era? Mas afinal quem pode levar a mal um jornalista? Afinal o que ele escreve parece não ser importante...

Publicado por cparis em 03:24 PM | Comentários (0)