fevereiro 21, 2005

Ilusões

"O Bloco de Esquerda teve uma vitória esmagadora"
Ana Drago - deputada eleita pelo BE em Lisboa

A afirmação além de ser desrespeitadora de quem tem opiniões diferentes (vencer eleições não pode nunca ser sinónimo de esmagar alguém ), demonstra uma certa ilusão em que vive esta gente. Afinal quem é que o Bloco esmagou? O PCTP/MRPP? O Bloco não continua a ser o partido com menor representação na Assembleia?

A outra questão é a de que "A esquerda ganhou"...

Pois não sei se será assim... Se é verdade que a direita sai derrotada, quem ganhou foi o PS, e quem ganhou o PS foi quem defendeu o centro e não quem defendia a esquerda (punho de Soares, "esquerda conservadora" de Alegre)...

O PS definiu-se como um partido do centro-esquerda (a terceira via de Guterres e Blair) e foi ao centro que ganhou, porque à esquerda perdeu deputados (que foram para CDU e BE).

Claro que só o futuro pode provar se ganhou a esquerda ou o centro. Sócrates tem agora a prova mais dificil da sua vida, mas também aquela que mais gosto dará travar... Tem quatro anos de estabilidade garantida que lhe pode permitir definir uma estratégia e colocá-la em prática...

É um facto que o País mudou... Não sei para onde vai, mas seria bom que fosse no caminho da Europa (onde BE e CDU não têm lugar).

Publicado por cparis em fevereiro 21, 2005 01:29 PM
Comentários

Ontem tentei comentar aqui, a ver se consigo hoje.

Há três partidos mais pequenos que o BE no parlamento: PEV (os verdes), MPT e PPM.

De resto tanto o BE como a CDU estão representados no Parlamento Europeu ;)

Afixado por: Boss em fevereiro 22, 2005 05:06 PM

boss,

nem o PEV, nem o PPM ou o MPT concorreram isolados às eleições, logo não são comparáveis... um pouco tipo Política XXI, ou PSR, percebes? juntaram-se em grupo e fica a dúvida se continuarão como partidos. Os do Bloco já assumiram que não, os outros se alguma vez tiverem lugar de direcção no partido maior talvez deixem de o ser.

quanto à europa, em que família europeia está o bloco? e a cdu? quantos deputados tem essa família?.. eles estarem representados estão. só que a europa progride apesar deles.

Afixado por: cparis em fevereiro 23, 2005 10:34 AM