dezembro 02, 2004

Eleições

A decisão de Jorge Sampaio é de todo legítima... quanto a mim um erro, mas a culpa não será exclusivamente dele....

1. O nosso sistema é uma trampa.... Feito no rescaldo do 25 de Abril, na époica dos golpes e contra golpes funciona de uma maneira obstrusa... Olhemos para Espanha, Alemanha, França ou Inglaterra e saibamos beber dessas democracias bem mais estáveis que a nossa, seja com partidos de Esquerda ou de Direita.

2. Só os Governos de Direita foram mandados abaixo por um Presidente, nos últimos 20 anos... Curiosamente foram os Governos de Direita os mais estáveis e aqueles que se aguentaram mais tempo com aprovação popular.

3. Sampaio não mandou abaixo Guterres, achou estável um parlamento Limiano e dissolve a Assembleia da República que é nitidamente estável. A incoerência é gritante, mas o facto de ninguém achar isso só prova que todos acham unanimemente que a Assembleia da República é uma cambada de tachos e cuja opinião não interessa a ninguém (era bom que houvesse coragem e se diminuisse então as regalias aos deputados).

4. Dizer que o Governo está demitido e deixá-lo a funcionar mais uma semana, e em gestão mais dois meses, é uma demonstração gritante da inoperância de um Sistema político. Se o Governo está demitido hoje, daqui a um mês deveriam estar a existir eleições, e não daqui a 55 dias no mínimo (culpa dos partidos na Assembleia)....

Publicado por cparis em dezembro 2, 2004 04:07 PM
Comentários

Não votei nele. Mas respeito a maioria dos portugueses que nele votaram. Se todos respeitassem a maioria eleita, PR incluído, o nosso país seria bem melhor; tudo uma questão de respeito (ou da falta dele).

Afixado por: Orlando em dezembro 3, 2004 01:03 PM

caro orlando,

em tese concordo consigo.... mas não podemos ter um sistema dependente de saber se um homem é respeitador ou não.... olhe para os US... bush sabe qe terá 4 anos mais. também têm mecanismos de substituição, mas não são tão manipulaveis como o nosso.

Afixado por: cparis em dezembro 3, 2004 02:04 PM

Cavaco era um dos maiores interessados na queda, dificilmente teria hipótese de ser eleito PR com um governo santanista. E agora, claro, votará Sócrates LOL

Afixado por: Boss em dezembro 3, 2004 05:36 PM

Concordo com a leitura. Aliás, é caso para perguntar: "Onde estava Sampaio de 1996 a 2002?" O que nos valeu foi Guterres ser um cobarde com vergonha e ter apresentado a demissão. Já agora, O Independente desta semana vai ainda mais longe quando afirma que Jorge Sampaio terá telefonado segunda-feira à noite a José Sócrates para lhe comunicar a decisão de dissolver a Assembleia. Se assim foi, Santana começa a ter algum espaço de manobra para fazer crer aos portugueses que "algo de muito estranho se passou" na dita noite!

Parabéns pelo blog! Quando tiver um tempo livre podia passar pelo meu para dar uma olhadela. WWW.VISOESMENDONCA.BLOGSPOT.COM

abraços

Afixado por: Mendonça em dezembro 5, 2004 02:31 AM