maio 07, 2004

Contas reais

O Luis Humberto Teixeira resolveu fazer contas para traduzir em euro-deputados o barómetro (até os autores têm vergonha de chamar sondagem) da MarkTest.

O Luís quer concluir que o PP sai beneficiado em 2 lugares. Caro Luis, as conclusões são suas, mas uma coisa Lhe digo: o PP sempre foi um partido com um discurso forte em termos europeus... olhando para as campanhas que existem acreditar que, podendo fazer campanha, o PP não conseguia ter mais de 7% é ser irrealista... Conseguiria os dois? Talvez não.... Mas quem perderia seria a coligação que entraria numa campanha uma contra a outra. Quanto ao resto, a esquerda sempre sonhou ver o PP com 2%. Foi assim nas últimas europeias, e foi assim nas últimas legislativas. O povo, que não vive nas redacções dos jornais tem demonstrado o contrário.

Publicado por cparis em maio 7, 2004 01:08 PM
Comentários

Eu não quero (no sentido de ser essa a minha vontade) concluir que o PP sai beneficiado em dois lugares.
Simplesmente, é nesse sentido que apontam os dados do Barómetro de Abril da Marktest, que me propus a converter em mandatos.
É uma mera interpretação das projecções existentes, projecções essas que, como todos sabemos, são falíveis.
Caso concorresse sozinho, o PP tanto poderia ter um resultado abaixo do indicado como acima. Tudo dependeria da vontade dos eleitores nas urnas.

Quanto ao facto da coligação existir para impedir que os partidos que a compõem se defrontem em campanha, isso tem vantagens e desvantagens.
Se é certo que uma coligação minimiza o desperdício de votos, também é evidente que esta coligação soa a falso, dadas as posições públicas de um e de outro partido em relação à Europa.
Partindo, agora sim, para a opinião, considero que o CDS-PP é o mais beneficiado por esta coligação, pois o slogan escolhido - "Força Portugal" - está, simbolicamente, mais próximo dos ideais nacionalistas do partido de Paulo Portas.

Afixado por: Luís Humberto Teixeira em maio 7, 2004 02:26 PM

Em termos desta eleição é verdade que o PP sai beneficiado. Aliás o facto de o seu segundo deputado estar em 9º e não em 10º significa que o próprio PP assegura que em caso de mau resultado da coligação ele (PP) terá sempre um óptimo resultado....
Mas por outro lado, o PSD seria o partido que mais teria a perder com o desfazer da coligação... Porque ainda não fez obra, porque são os seus ministros que vão fazendo asneiras e porque é o seu partido que tem elementos sob suspeita de corrupção...
É um acordo óbvio de dois partidos que têm pouco a ganhar (ainda para mais com Sousa Franco como opositor) e muito a perder....

Daqui a dois anos vão de novo a eleições...

Afixado por: cparis em maio 7, 2004 04:51 PM

As sondagens estão variadas!!!!!!!!!!!! O PND nem aparece!!!
CC

Afixado por: Maxou em maio 10, 2004 10:11 PM