janeiro 21, 2004

Legalização de imigrantes brasileiros

Ouvi na TVI, que dos 30.000 imigrantes brasileiros que se tentaram legalizar, só 10.000 viram o seu caso apreciado e destes só 76, isso só 76, o conseguiram. Fiquei chocado.

Mas depois em conversa com MST, Manuela Moura Guedes explicou porquê. Parece que o Governo Português exige o cadastro, e o Governo Brasileiro só o dá presencialmente. Porque é que esta parte não veio na notícia?

Manuela Moura Guedes acusa o Governo Português de ser burocrático. Mas esquece-se de referir que quem é burocrático ao exigir a presença da pessoa é o Gov. Brasileiro. E MST diz que os Portugueses desconfiam dos imigrantes, mas quem não confia numa procuração que permita uma pessoa levantar o cadastro de outra é o Brasil.

Há que ser honesto. Neste caso o Governo Brasileiro é burocrático e desconfia dos seus cidadãos, ao ponto de não permitir uma simples procuração.

Por último, Portugal talvez não fosse tão paranóico com a segurança em relação aos brasileiros, se o Brasil não fosse uma paraíso para quem comete crimes em Portugal (padre frederico, felgueiras, o skinhead são apenas alguns dos casos).

Por isso, meus caros representantes das Associações de Imigrantes Brasileiros, antes de chamarem Hitler aos governantes portugueses, tentem olhar para o umbigo e vão protestar para a porta do consulado brasileiro que desconfia de vocês. Que acha que vocês os iriam enganar pedindo cadastros falsos. Quando tiverem a honestidade de fazer isso, eu ouvirei as Vossas críticas.

Publicado por cparis em janeiro 21, 2004 12:33 PM
Comentários

Porco... oinc...oinc...

Afixado por: em março 5, 2004 02:16 AM

os portugueses não querem nunca dar o braço a torcer de que são os racistas da europa.
Pensam que agindo assim serão europeus de primeira classe...ledo engano, estarão sempre no seu lugar de primo pobre e feio.

Afixado por: Cyberlander em julho 31, 2004 01:11 AM

o cadastro pode ser pedido por procuração. aliás foi isso que fizeram todos os que conseguiram obter o dito visto. mantenha-se informado mas confirme com quem trabalha no terreno.

parabéns pelo blog

Afixado por: em setembro 30, 2004 05:26 PM