« fevereiro 2009 | Entrada

março 24, 2009

CONFERÊNCIAS DA EXPOSIÇÃO: PIETRO CORSI

GBIG_0720080514114426.jpg


Professor Catedrático de Históra de Ciências na Universidade de Oxford, Pietro Corsi é dos maiores especialistas mundiais da história da Ciência e Tecnologia do séc.XVIII, e particularmente do período pré-Darwin. Entre dezenas de trabalhos académicos, Pietro Corsi foi também inovador na utilização da Internet como ferramenta de difusão dos documentos e legados históricos, tendo sido o autor e responsável científico pelos sites oficiais de biólogos eminentes desta época, mormente de Buffon (http://www.buffon.cnrs.fr/) ou de Lamarck (http://www.lamarck.cnrs.fr/). A questão da espécie foi determinante em toda a discussão científica do séc. XVIII e por ela passaram grande número de influências sociais e culturais pós-iluministas, nomeadamente a visão religiosa, a revolução francesa, etc.. Entre os seus créditos mais firmados, está a sua grande capacidade de comunicação e de tornar simples e interessantes para o grande públicos as questões históricas que estiveram por detrás de algumas dos mais importantes avanços científicos desta altura, mormente de toda a revolução darwinista do séc. XIX. Um ângulo novo para cientistas, uma grande conferência para historiadores, uma visão fascinante dos contextos históricos em que a Ciência nasce para o público em geral. A não perder.

O Professor Corsi falará em inglês, com tradução simultânea para português. Aos que não podem assistir a conferência em pessoa, a Gulbenkian oferece um webcast em directo do evento. (http://live.fccn.pt/fcg/)

Publicado por tentilhão às 02:30 PM | Comentários (0)

março 23, 2009

A EXPOSIÇÃO VISTA PELO PÚBLICO

unknown.jpg

Desenho deixado no livro de comentários da exposição "A Evolução de Darwin".

Publicado por tentilhão às 03:22 PM | Comentários (0)

março 21, 2009

AS ESTRELAS DA EXPOSIÇÃO

surismall.jpg
Foto: Bruno Buys

Momento de reflexão de duas suricatas. A colónia de onze suricatas que o Jardim Zoológico de Lisboa trouxe à exposição “A Evolução de Darwin” é uma das suas maiores atrações. Estes pequenos carnívoros são diurnos, e a melhor hora para observa-las em frenética actividade é pela manhã. Enquanto a maior parte cava sem parar, uma ou duas ficam sempre de serviço de sentinela, usando sua cauda como ponto de apoio para ficar de pé nas duas patas de trás. Naturais do Deserto do Kalahari na África do Sul, as Suricatas estão sempre alertas e olhando para o alto, não por aspiração religiosa, mas porque o maior perigo no seu ambiente nativo são as aves de rapina. Por isso frequentemente ignoram os grandes mamíferos que tentam chamar a sua atenção (também conhecidos como os visitantes da exposição) e olham fixamente para fora, na direcção dos jardins da Gulbenkian.

As suricatas gostam de comer pequenos insectos, pequenos vertebrados, ovos, e também gostam muito de fazer mais suricatas. Dado o seu fervor por esta última actividade, há uma grande chance de que a exposição seja o palco de um ou mais partos no seu habitat…

Publicado por tentilhão às 10:04 AM | Comentários (0)

março 17, 2009

ISTO VAI SER UM ELEFANTE

elephant embryo.jpg

E ESTE SITE VAI VOLTAR EM BREVE COM NOVIDADES. O BLOG ESTÁ EM GESTAÇÃO DUMA NOVA FASE E VOLTA ESTE FIM DE SEMANA.

Publicado por tentilhão às 03:47 PM | Comentários (0)

março 10, 2009

AMANHÃ NA FCG: OLIVIA JUDSON

olivia_judson[1].jpg

Amanhã, as 18 horas no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian (Praça da Espanha), temos uma conferência imperdível: a Dra Olivia Judson, bióloga do Imperial College de Londres, escritora e criadora de séries televisivas de grande sucesso no Reino Unido. A conferência tem o título “Glad to Have Evolved”. Seu livro “Consultório Sexual da Dra Tatiana para Toda a Criação” já foi editada em Portugal pela Quetzal- é uma divertida aula de Biologia e Evolução. A Dra Tatiana foi também a personagem que Judson encarnou em uma das séries para televisão:

A Dra Judson falará em inglês, com tradução simultânea para português. Aos que não podem assistir a conferência em pessoa, a Gulbenkian oferece um webcast em directo do evento.

- Thiago Carvalho

Publicado por tentilhão às 11:42 AM | Comentários (0)

março 03, 2009

Creation (II)

4571087b-i2.0.jpg

Dois trechos retirados da entrevista a “Nature” do actor Paul Bettany, que veremos em breve como Charles Darwin no filme “Creation”:

- As pessoas dizem que ele (Darwin) encarava as suas crianças como projetos*. Mas eu acho que isto era um sinal de enorme amor e respeito. A ciência era sua vida. Então é óbvio que envolveria a sua família nela. Para ele fazer ciência era um acto de amor, estudar era um acto de amor. Eu não acho que a ciência seja uma coisa seca, empoeirada só para cientistas.

- Darwin era socialmente um conservador, mas teve uma idéia revolucionária, o que foi muito difícil para ele. Não podia evitar de ver como a idéia se encaixava como uma luva naquilo que ele via ao seu redor, principalmente na crueldade indiferente da natureza. Quando a sua filha morreu**, ele voltou-se para a ciência e sua mulher Emma para a religião. E o objeto do seu trabalho potencialmente privaria a sua mulher do seu consolo. É uma situação muito comovente e dinâmica para um actor interpretar.

O blog já havia falado da produção do filme, especialmente do casting do papel de Emma Darwin.

* As crianças de Darwin participaram em vários dos seus projectos experimentais, o que não é uma surpresa já que Darwin utilizava sua casa e seu jardim em Down House como laboratório. Os miúdos Darwin aparecem muito no livro “A Expressão das Emoções no Homen e nos Animais”, recentemente editada em Portugal pela Relógio d’Água.

** Charles e Emma tiveram dez filhos, dos quais três morreram ainda jovens. Bettany refere aqui a morte de Anne Elizabeth Darwin. Annie era a favorita do pai, e sua morte aos dez anos de idade em 1851 foi um golpe terrível para Charles e Emma.

- Thiago Carvalho

Publicado por tentilhão às 09:54 AM | Comentários (0)

março 02, 2009

David Attenborough Fala de Darwin

Publicado por tentilhão às 06:44 PM | Comentários (0)