November 13, 2006

Ribeira Escura

3rd Pitch

Domingo, ao fim de mais de um ano, voltei à Ribeira Escura. O plano do P. Guedes seria escalar algo, mostrar este local de clássica ao Roxo e Daniela e equipar algumas reuniões numa via em construção. Há chegada juntaram-se o Araújo e a Mónica e acabamos por ter 3 cordadas a escalar em vias lado a lado.

Eu e o Guedes lá fomos puxando; desmultiplicando; jumando a máquina e acessórios num saco à parte. Acho que comecei a perceber que isto de puxar sacos tem o que se lhe diga. Tal como os escaladores os sacos tem uma certa dificuldade em transpor tetos.

Depois de 3 lanços, em que no último o saco já foi às costas, vimos que era demasiado tarde para equipar os rápeis planeados e optámos por descer penosamente a encosta que permite a saída a pé do cume. Não se recomenda: Cascalheira com musgo e peso nas costas são uma má combinação. No fim senti que tinhamos verdadeiramente encarnado o mito de Sisifo, mas o saldo positivo foi uma noite bem dormida.

November 06, 2006

Frades

Hidro Fun

No início de Outubro estivemos no troço intermédio de Rio de Frades. Não faltava água e por isso, pelo menos a mim, faltou alguma coragem para tentar fazer todo o troço. Ficámos por alguns rapeis com possibilidade de regresso e completou-se a parte de baixo.

October 15, 2006

Micro Psyco Block

Micro Psyco Block

Apenas agora acabei de colocar o conjunto de fotos das férias no flickr. A relevante para este blog é este Psyco Block, em formato ligeiro, onde me entretive no Carvoeiro com o Jorge Martins.

September 24, 2006

Verão

Este Verão foi mais pacato na escalada, apesar de se ter passado nalguns locais propícios.

August 01, 2006

Mãos Leves

Anchor

Como seria de esperar, devido à facilidade e acesso, o Cabrum é bastante frequentado e nem sempre da melhor maneira. Pelos vistos roubaram a plaquete e rosca que tinha deixado num parabolt de 10mm do rapel a seguir ao suspenso e alguns maions de outras pessoas pelo rio fora.

Não percebo a mediocridade de roubar material que é importante para a segurança do percurso e a boa proteção e recuperação das cordas. Enfim, tenham bom proveito ...

Junto abaixo um excerto de um mail do Pedro Queirós:

"Voltei lá este fim de semana. A água está limpíssima!! a plaquete que colocaste desapareceu, bem como alguns maillons pelas reuniões fora. Levei 3 maillons (1 médio e 2 pequenos) e usei-os todos: 1 médio na reunião que roubaram a plaquete, 1 pequeno no rappel da cascata (na plaquete do desvio para apanhar com a água) e um pequeno num dos primeiros, pois só tinha maillon numa das plaquetes..."

July 30, 2006

Salto

6c+

Depois de várias semanas sem escalar, fui hoje ao Salto às vias do Cardinal ter com o Jorge Martins e Companhia. Depois de aquecer num 5, fui tentar o 6c+ que o Jorge andava a trabalhar. Acho que já percebi os passos mas ainda falta um bocado para tentar encadear, pelo menos já parece possível.
Depois fui a um 6b+, feito bem à medida de escaladores longos, pena ter perdido a stamina logo depois de acabar de encadear o cruxis. Tive de perder a vergonha e pedir ao Jorge para acabar a via.
Para acabar este fim de tarde relâmpago desci com a Catarina às vias de baixo e ainda deu para fazer mais uma.

July 24, 2006

Âncora

Neste fim de semana estivemos a ver os pontos de entrada e saida no Âncora. A água parece boa e um dia destes faremos o canyoning.